Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




episcias-cupreata_41

O tapete-de-rainha é uma espécie herbácea, trepadeira e estolonífera, nativa de florestas tropicais da América do Sul muito difundida entre jardineiros e colecionadores de todo o mundo, por seu fácil cultivo, bela folhagem e floração.

Por possuir uma folhagem muito bonita e ainda ter flores delicadas é fácil de encontrar em vários lugares do mundo.

A planta apresenta ramagem prostrada, formando moitas arredondadas e atinge cerca de 15 cm de altura, embora os ramos possam se estender por 50 cm e subir sobre suportes. As folhas são ovaladas, suculentas, recobertas por uma fina penugem, que lhes confere uma textura interessante.

Pode ser usada como forração e se colocada em vasos mais altos suas folhas e flores ficam pendentes.

Suas flores dão tubulares, apresentam tons de vermelho com o centro amarelo e florescem o ano todo, sendo assim uma ótima opção para quem gosta de flores.

Há numerosas cultivares e híbridos produzidos, principalmente com Episcia reptans. Elas são encantadoras, com folhagens de cores e padrões diversos, além de flores róseas, brancas, amarelas ou liláses.

As folhas são ovaladas, possuem um toque aveludado, o que a torna ainda mais interessante. Elas podem ser verde-escuras a acobreadas, com nervuras verde-claras, muitas vezes com um belo reflexo metálico, de acordo com a variedade.

tapete de rainha

Como Cultivar
Para começar, separe um vaso grande e de boca larga, visto que ela se espalha facilmente. Ela fica ótima em jardineira também.

O substrato dever se rico em matéria orgânica e precisa estar sempre úmido. Pode-se utilizar misturas feitas com turfa, esfagno, casca de arroz carbonizada, perlita e terra vegetal, para que o substrato retenha a umidade sem encharcar. Certifique-se de que o vaso seja bem drenado.

Os substratos prontos próprios para violetas-africanas são ótimos para a planta-tapete também, assim como os fertilizantes. Jamais colocar sob sol direto nas horas mais quentes do dia, o que lhe provoca sérias queimaduras nas folhas.

Aprecia o substrato úmido, deixando secar superficialmente entre as regas. Reduza as regas no inverno. Ao irrigar, deve-se evitar  molhar as folhas. Caso as folhas comecem a apresentar bordas secas e os botões caiam antes de abrir, aumente a umidade ambiental.

Sua multiplicação é feita por separação dos estolões formados entorno da planta mãe, assim como por divisão das touceiras enraizadas. A mergulhia dos estolões facilita o pegamento das novas mudas.

Episcia-Cupreata-3

No paisagismo, a planta-tapete tem lugar como forração, principalmente em clima tropical e em local semi-sombreado e protegido dos ventos. Apesar do hábito trepador, tende a ser conduzida mais como uma espécie rasteira ou pendente, pelo pequeno porte.

Ela cria um belo tapete de folhagem e textura atrativos, pontuado com suas flores vermelhas. No entanto é mais frequente seu cultivo como planta de interior, em belos vasos de cerâmica, adornando diferentes espaços, desde que seja em local bem iluminado, seja por luz natural ou lâmpadas artificiais.

É excelente também em jardineiras, terrários e cestas suspensas, assim como em jardins verticais semi-sombreados, em varandas, pátios, jardins de inverno e sacadas, protegidos dos ventos.

pingosnas folhas