Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violetas

Fáceis de cuidar, elas se dão muito bem em ambientes internos, decorando a sua casa. Mas, alguns cuidados são necessários para que elas não peguem as temidas pragas e fiquem doentes.

As principais pragas que adoecem as violetas são os pulgões brancos, que atacam o dorso das folhas, e os fungos e cochonilhas, pequenos insetos parasitas.
Assim como outras plantas, as violetas, mesmo que resistentes, estão sujeitas a pegar estas pragas e desenvolver doenças. E se você não agir rápido, pode perder sua plantinha.

A melhor forma de prevenir sua plantinha de doenças é fazendo o cultivo correto dela. Portanto, confira a seguir as 5 dicas para evitar pragas nas violetas.
* Dica 1: a quantidade de rega para a sua violeta
As violetas são plantinhas que exigem pouca manutenção. Elas odeiam o solo encharcado de muitas regas. Isso, também, deixa o ambiente propício para o surgimento de fungos.
Além disso, jamais molhe as folhas e flores, pois pode apodrecê-las.

violetas_1-1

* Dica 2: a temperatura da água da rega
A água da rega deve ser de temperatura ambiente. Água em temperaturas mais baixas vão tornar o vaso um ambiente propício para o aparecimento do fungo Fusarium, que apodrece a planta.

* Dica 3: o local onde está sua violeta
A violeta precisa de locais bem iluminados, mas nunca diretamente na luz solar. Encontre um ambiente interno, com boa incidência de sol, mas que se mantenha uma temperatura constante.
Isso porque mudanças drásticas de temperatura também influenciam no aparecimento de pragas.

* Dica 4: a limpeza das folhas e flores
Para evitar pragas nas violetas, a remoção de folhas e flores secas e caídas é uma medida preventiva para o aparecimento e alastramento das doenças.
Portanto, mantenha a limpeza da sua violeta sempre em dia.

violetas5-min

* Dica 5: o tamanho do vaso
Como se sabe, as violetas são plantas de pequeno porte. Então, o vaso deve ser pequeno, também. Isso porque recipientes grandes demais vão se tornar grandes terrenos para que fungos e insetos se acumulem, destruindo as raízes e caules da sua violeta.

Saiba o que fazer se a violeta foi atacada por uma praga
Caso sua violeta fique doente, você pode comprar em floriculturas ou na internet o óleo de Neem, um composto natural que combate diversas pragas, e vai ajudar a controlar a doença e manter sua violeta saudável.

janelabuterflay10

copo-de-leite

O copo-de-leite é originário da África do Sul, mas normalmente é encontrado na beira de lagos e rios. A planta também é conhecida de Calla ou Lírio-do-Nilo.

Utilização e característica do copo-de-leite
O copo-de-leite pode ser utilizado de diversas maneiras, uma delas é como planta ornamental e também usada na produção de florais terapêuticos. Além disso, seu bulbo tem uso culinário e pode ser consumido se cozer adequadamente.

A planta tem como característica as flores brancas em formato de copo, além de ter caule comprido, ereto e rígido.

Essa planta pode medir cerca de  35 cm e pode alcançar 1,5 m de altura.O copo-de-leite pertence à Família Araceae, a mesma do Antúrio e do Comigo-ninguém-pode.

zantedeschia-aethiopica

Como plantar e cultivar o copo-de-leite?
Não é muito difícil se plantar um copo-de-leite, mas os seus cuidados devem ser mais intensos do que com outras plantas devido à uma substância tóxica que se encontra em seu pólen: o oxalato de cálcio. Se caso for plantar em vaso, ele deve ter um volume de 15 litros.

A melhor época para se plantar o copo-de-leite é no outono ou na primavera, ou seja, em períodos em que não exista possibilidade de chuvas intensas ou geadas.

Em relação ao solo, ele precisa estar bem adubado e úmido para que a planta possa florir e se desenvolver de maneira correta.

correnteza