Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




abacaxi roxo44

Versátil e resistente, o abacaxi-roxo é capaz de se adaptar e suportar às mais diversas condições de luz e água. Verde de um lado, roxa de outro, sua folhagem é ereta, de aspecto suculento e em formato de roseta.

Abraçadas em pequenas estruturas, suas flores brancas garantem a ela um nome popular: Moisés-no-berço.

Trata-se de uma excelente escolha para acrescentar mais vida e colorido à decoração de interiores, sem a exigência de um grande esforço quanto à sua manutenção.

O gênero botânico Tradescantia é relativamente pequeno, abrigando 75 espécies

Ainda que fique lindo em jardins, o abacaxi-roxo pode ser cultivado em interiores, desde que o vaso seja posicionado próximo a janelas com bastante luminosidade. Quando mantido em ambientes muito sombreados, o abacaxi-roxo tende a ficar mais pálido, com as folhas em uma tonalidade mais desbotada.

À medida que se desenvolve, o abacaxi-roxo vai se tornando mais alto, pescoçudo. As folhas mais próximas à base vão secando, revelando um caule fino e tortuoso. Novas ramificações surgem em abundância, a partir deste caule.

Para obtermos uma planta mais compacta, podemos realizar podas drásticas, similares à decapitação de suculentas. As ponteiras cortadas podem ser colocadas diretamente na terra, para que enraízem e produzam novas plantas.

A porção remanescente continuará a produzir novos brotos, de modo que a touceira do abacaxi-roxo fique mais baixa, densa e compacta.

abacaxi-rox

De modo geral, este procedimento de poda da Tradescantia spathacea é mais frequentemente realizado quando a planta é cultivada em interiores, dentro de vasos ou jardineiras. Em áreas externas, plantado diretamente no jardim, o abacaxi-roxo cresce e se multiplica rapidamente, requerendo pouca manutenção.

Além de ser versátil quanto à luminosidade, desenvolvendo-se bem em ambientes de sombra, meia sombra ou sol pleno, o abacaxi roxo também tolera diferentes tipos de solo.

A Tradescantia spathacea pode ser mantida em substratos mais arenosos, pobres em nutrientes, tipicamente utilizados no cultivo de cactos e suculentas. Por outro lado, existe a possibilidade de bons resultados com solos ricos em matéria orgânica.

Aquelas misturas que são vendidas prontas, em lojas especializadas e garden centers, próprias para a jardinagem amadora, são perfeitas para o cultivo da Tradescantia spathacea.

abacaxi-roxo-3

A adubação do abacaxi-roxo não precisa ser muito elaborada. Como suas flores têm pouca relevância ornamental, e dificilmente surgem em ambientes internos, não há a necessidade da aplicação daquelas formulações ricas em fósforo, destinadas à indução da floração.

Uma fórmula básica de manutenção, com valores equilibrados de NPK, é mais que suficiente para a manutenção do abacaxi-roxo, caso ele seja cultivado em vasos, dentro de casas e apartamentos.

Embora extremamente resistente, o abacaxi roxo pode ficar feio, se suas folhas forem mantidas úmidas por muito tempo.

O tecido vegetal apresenta uma natureza suculenta, de modo que o excesso de água pode propiciar o desenvolvimento de fungos, que causam manchas amarronzadas na superfície das folhas. Trata-se, no entanto, de um problema mais estético, sem maiores consequências.

As regas do abacaxi-roxo, em função de sua natureza mais suculenta, podem ser mais espaçadas, somente ocorrendo quando a terra já estiver suficientemente seca. No mais, trata-se de uma planta de fácil cultivo, bastante resistente e que se multiplica rapidamente.

florlago

tagete2

O Tagete não pode ser ausente em qualquer jardim ou pomar ecológico amigo da natureza. É uma flor muito rústica e não precisa de muito cuidado para parecer com suas cores amarelo, dourado e mogno. Suas flores são brilhantes e aveludadas.

Conhecida popularmente também como cravo-de-defunto ou flor-dos-mortos, o Tagete recebeu esse nome por ser tradicionalmente usado na popular festa dos mortos realizada no México no dia 2 de novembro.

Amarelo, laranja e castanho avermelhado são tons que podem dar um toque sofisticado aos nossos arranjos, ou colorindo o jardim de casa! Misturar as possibilidades de cores das Tagetes pode dar um charme todos especial à uma decoração. Elas são flores nativas das Américas, simbólicas e delicadas.

Existem muitas variedades para escolher. São flores muito importantes, servem para cobrir um terreno, repelentes de parasitas e uma fauna benéfica para o jardim. Eles brilham incansavelmente até as primeiras geadas nas bordas da cama ou entre tomates, couves ou batatas.

Tagetes

Cultivo / cuidado de tagetes
Os tagetes são plantas fáceis de cultivar , não precisam de muitos cuidados especiais.

São plantas cultivadas como anuais (também perenes), de modo que, no final da floração, no outono, a planta pode secar.

Eles querem o sol, portanto precisam ser transplantados ou preferencialmente localizados em áreas ensolaradas, protegidas das correntes e do vento, protegidas de uma parede, seria perfeito.

Não há necessidade de pagar no momento do plantio. Você deve ter em mente que é necessário usar solo não muito fértil, pois, de fato, um solo muito fértil favoreceria um maior desenvolvimento das partes verdes em detrimento das flores.

Exatamente como a planta da chagas. Ele também deve ter uma boa drenagem para que seque facilmente.

Como as peças secam ou estão danificadas, elas são cortadas, mantendo uma boa aparência e evitando possíveis doenças.

A estação de floração é geralmente do verão ao outono (julho a outubro). Eles brilham constantemente até as primeiras geadas (dependendo da variedade).

tagetes

Usos
Jardinagem
É usado como planta sazonal para canteiros, bordas e jardins ornamentais. Eles crescem como um belo tapete colorido (cobertura do solo), ou também pode ser uma flor bonita para cortar.

Planta auxiliar
O tagete é uma excelente planta auxiliar. Tem muitas propriedades que veremos agora.;

Nematicida
Os tagetes atuam em diferentes espécies de nematóides. Estes são vermes parasitas naturalmente presentes na terra. Eles podem afetar plantas mais sensíveis a eles, como tomate ou couve. É raro afetar uma horta orgânica se forem respeitados “bons padrões”, como rotação e compostagem regular.

Esta propriedade da planta é devida aos seus exsudatos radiculares (substâncias que secretam as raízes) que contêm derivados de butinil e alfa-tiertienil. Afeta várias espécies de nematóides Heterodera, anguina, Tylenchothynchus e Meloidogyne (a do tomate).

As propriedades do tagete não têm efeitos fitotóxicos. É conhecido por ser menos rápido e eficaz que os produtos químicos, mas é mais durável (pode durar até dois anos). Ele também contém outros benefícios no crescimento e no rendimento de suas plantas vizinhas que não são pesticidas.

É uma boa ideia inserir tagetes nas plantações de tomate, beringela, morango, couve, batata ou couve-flor.

Outra maneira de tirar proveito de suas virtudes é para plantar uma área inteira de Tagetes, como se fosse verde fertilizantes , e no ano seguinte para plantar espécies sensíveis, tais como morangos, cebola, feijão, cenouras, alcachofras, flor bulbosa. Ele está provado que no ano seguinte, há uma redução de nemátodes de 90-95%.

tagete

Repulsivo
Os tagetes têm propriedades repulsivas em muitos insetos. Mas deve-se dizer que é eficaz se o número desses insetos não for excessivo. Se eles estiverem instalados no jardim, teremos que recorrer a outras soluções. O tagete é mais uma solução baseada na prevenção.

O tagete ajuda a evitar a mariposa de alho-poró, o pulgão, a cochonilha …. Em estufas, repele moscas-brancas (como chagas).

Na América, o cravo das Índias mostrou que é capaz de repelir um coleóptero prejudicial ao feijão. Infelizmente, tem um efeito alelopático muito prejudicial para o feijão. No México, muitos campos de milho são cercados por tagetes para protegê-los de certos insetos e doenças.

Eles também dizem que é repulsivo para outras plantas, como o funcho. Eu acho que novamente por efeitos alelopáticos.

Planta auxiliar hospedeira de insetos
Os tagetes alimentam insetos auxiliares benéficos durante todo o período de floração (de junho até as primeiras geadas). De acordo com uma pesquisa de conservação Noé , é atraente para cerca de 28 espécies de borboletas.

tagete1

Plantio e multiplicação do tagete
Semeamos a partir de março, cobertos ou em uma cama quente, e em abril , eles precisam de uma temperatura em torno de 18ºC.

No momento de plantá-las, a distância das variedades baixas é de cerca de 15 cm e das variedades altas, de 15 a 90 cm.

Tagetes são facilmente transplantados. Se forem sementes que você obteve nas estações anteriores, você terá uma mistura multicolorida.

Portanto, uma dica muito útil é cultivar o tagete em vasos individuais até que sejam transplantados no vaso, pomar ou jardim.

tagete

A razão é que, quando a primeira flor aparecer, já podemos saber qual a cor dessa planta. A partir daqui, já tomamos a decisão de onde plantá-lo. A primeira flor sai individualmente e na parte apical da planta.

As sementes, a uma temperatura de cerca de 18 ºC, germinam após 10 ou 14 dias. Na semana seguinte, as primeiras folhas verdadeiras terão começado a sair e, um mês após a semeadura, as mudas estarão prontas para serem plantadas ou transplantadas.

No caso em que foi semeada diretamente em uma panela, você já a possui. Basta levá-los para um lugar mais ensolarado para se fortalecer.

As sementes são facilmente obtidas de uma estação para outra, basta aguardar a flor secar completamente. As sementes são pretas, alongadas e pontudas.

Como você viu uma planta interessante, e muito simples de ter e manter . Traz benefícios e também é muito bonito em qualquer lugar. Comece a plantá-lo em seu jardim ou pomar, será um companheiro indispensável que nenhuma outra estação vai perder.

marrevolto