Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lírio da paz1

Original de regiões tropicais da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Brasil), o Lírio da paz gosta de climas quentes e úmidos.

Capaz de encher qualquer ambiente de vida com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas de beleza única, o Lírio-da-paz é uma opção perfeita para quem quer trazer mais aconchego aos ambientes, mas não é exatamente um exímio cuidador de plantas.

Isso porque os cuidados com ela são bem básicos e qualquer pessoa pode conseguir ter um lindo vaso dessa espécie em casa.

Mas, mesmo com a fama de ser uma planta fácil de cuidar, o Lírio-da-paz exige uma atenção mínima. É preciso tomar alguns cuidados para que a planta tenha um ótimo desenvolvimento.

Muita gente deixa essa espécie no breu, mas ela gosta mesmo é de meia sombra e necessita de uma horinha de sol direto nas horas mais saudáveis do dia, que seria até umas 8h ou 9h da manhã ou após as 17h, 18h, dependendo da região.

Um exemplo bem comum de que há algo atípico com o desenvolvimento do Lírio-da-paz é a falta de flores. Isso acontece justamente quando a planta não recebe essa luminosidade adequada. Mas se a planta estiver habituada a sombra total, é preciso levá-la aos poucos para o sol, para que a mudança não seja tão brusca.

Esse processo, conhecido como rustificação, é uma espécie de preparação para que a planta não sofra com as mudanças de local de uma só vez e irá ajudá-la a se adaptar às novas condições de luminosidade, irrigação e umidade que decorrerão da mudança de local.

Esse processo, conhecido como rustificação, é uma espécie de preparação para que a planta não sofra com as mudanças de local de uma só vez e irá ajudá-la a se adaptar às novas condições de luminosidade, irrigação e umidade que decorrerão da mudança de local.

lírio

Umidade sempre em dia
Uma das principais dicas para manter o Lírio-da-paz sempre saudável é prestar bastante atenção nas regas, pois ele aprecia muito a umidade do solo.

Mesmo com o potencial de recuperação da planta, a especialista afirma que o ideal é que isso não aconteça com frequência, para não comprometer o seu desenvolvimento.

Além disso, o Lírio-da-paz não é tão tolerante ao vento e ao ar-condicionado, pois podem queimar suas folhas, isso também deve ser levado em conta na hora de escolher onde colocar o vaso

Bastante resistente às pragas e doenças, o Lírio-da-paz acaba ficando mais sujeito à podridão nas raízes, normalmente causada pelo acúmulo de água. Por isso é necessário um vaso com furo e boa drenagem. Além de adubar todos os meses com bokashi, o que também vai colaborar para seu desenvolvimento pleno.

lirio-da-paz

Onde deixar o vaso
Protegida do vento, a planta pode ficar em qualquer local da casa que tenha uma boa luminosidade. Perto de uma janela ou porta de vidro e no sol fraco da manhã. Se a planta tiver num local com muita sombra, as flores nascem verdes e isso é um sinal que precisa ajustar a luminosidade.

Com relação à escolha de material do vaso, o tipo ideal vai depender muito do tipo de clima da região onde a planta vai morar. Contudo, o Lírio-da-paz, por gostar de umidade, geralmente vai bem nesses vasos que vêm da floricultura, de plástico.

Quem quiser inovar e dar um toque mais interessante, pode usar cachepôs para “esconder” o vaso que vem com a planta.

Propagação
O lírio da paz se propaga por divisão de touceiras – retire as mudas que se formarem em torno da planta principal com cuidado para não danificar as raízes – ou sementes e floresce 2 vezes por ano, no verão e início da primavera, tendo um maior crescimento no verão.

Solo
A planta gosta de solo bem drenado, com uma mistura porosa, composto orgânico com húmus de minhoca e areia em partes iguais.

lirio-da-paz

Plante preferencialmente no outono ou inverno e na hora de plantar, escolha um vaso que seja bem maior que o torrão, para que a planta tenha espaço para crescer.

Coloque cascalho ou argila expandida no fundo para que ele drene bem. Regue bastante após plantar e só adube após uns 30 dias. Você pode colocar casca de pinus na superfície do vaso para manter a umidade.

Regas
Regue de forma a manter o solo úmido, mas não encharcado – encharcar pode apodrecer as raízes da planta. É só colocar a mão no solo e ver se está começando a secar. Prefira regar sem molhar as flores. Você vai perceber que enquanto ela estiver em crescimento vai precisar de mais água.

Como ela gosta de umidade no ar, evite que fique sempre em ambientes com ar-condicionado e borrife água nas folhas sempre que perceber que elas perderam seu brilho. Pode passar pano úmido também.

Adubo
Excesso de adubo pode fazer com que o Lírio da Paz produza menos flores e suas folhas apresentem pontos marrons. Adubar 3 vezes por ano é o bastante ou quando perceber que a planta não está dando mais flores. Use adubo orgânico para flores.

Luz
Como já disse, evite a luz direta do Sol. Ela é uma planta de meia sombra ou luz difusa (como embaixo de árvores).  Excesso de Sol amarela, queima e pode até matar a planta.

Com pouca luz suas folhas se alongam e ficam mais finas, além de diminuir a produção de flores.

Vento
As folhas do Lírio da paz são sensíveis ao vento. Proteja-o.

Podas
Faça podas de manutenção de 3 em 3 meses ou quando perceber que há muitas folhas secas, velhas ou amareladas.

Pragas
O Lírio da Paz é bastante resistente a pragas.

lírio da paz

O que pode dar errado
Falta ou excesso de água – Na falta você logo percebe: as folhas ficam caídas e murchas. É só colocar água que ela logo volta a ficar bonita. O excesso é mais perigoso, pois pode matar as raízes e ser menos visível, mas as folhas ficam amareladas e podem aparecer cochonilhas e pulgões, que adoram umidade.

Falta de flores – Assim a planta demonstra que está com falta de nutrientes. Faça uma boa adubação.

Raiz sem espaço para crescer – É bom trocar o vaso para um maior sempre que perceber que a planta está grande demais ou parou de crescer e começa a definhar.

Pontas queimadas ou marrons – Pode ser falta de nutrientes também ou falta de umidade no ambiente. Adube com composto orgânico e borrife água nas folhas.

Infelizmente, o Lírio-da-paz é considerado tóxico para crianças e animais, caso seja ingerido. Por isso é preciso prestar atenção sobre onde colocar o vaso.

luar_21