Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




gravatá-de-brinco

O gravatá-de-brinco, também conhecido como lágrimas-de-rainha, é uma bromélia nativa da América do Sul. É uma planta bastante resistente que possui flores coloridas e muito fácil de cultivar.

Como cuidar do Gravatá-de-brinco
Esta espécie de Bromélia também vive em árvores e até no chão da floresta, gosta de ambientes bastante úmidos e absorve a umidade e nutrientes por suas flores e folhas e não pela raiz.

Para plantar dentro de casa você precisa colocar em vaso com substrato próprio para bromélias ou orquídeas. Ela pode atingir 45 cm de altura.

A propagação pode ser feita removendo um broto da planta-mãe usando uma lâmina e plantando ela no vaso, corte um pedaço que tenha um terço do tamanho da planta-mãe. Em algumas semanas ela irá enraizar no vaso. Normalmente têm três anos de vida.

Prefere temperaturas mais quentes, no verão entre 18 e 27°C e no inverno entre 16 e 24°C, não gosta de temperaturas frias demais.

Além disso, no verão deixe-a em local meia-sombra, nas outras estações pode deixar em local com bastante luz mas indireta. Não deixe contato direto com a luz do sol, pois pode destruir as flores.

Billbergia-nutans-C-J

Conforme ela cresce poderá ser necessário o replantio para um vaso maior, com pelo menos, 15 cm maior.

Como regar o Gravatá-de-brinco
A rega no verão deve ser feita todos os dias para manter o solo da gravatá-de-brinco úmido, mas não deixe encharcar! Os “copos” da planta que estiverem para cima, podem ser enchidos com água e deixados em repouso, pois elas vivem assim nas florestas.

Mas atenção! Durante o outono, inverno e quando estiver mais frio na primavera, você deve usar um borrifador para borrifar a água na planta algumas vezes na semana mas não todos os dias, e regue apenas para manter o solo um pouco úmido, para que não fique completamente seco.

Quem quiser poderá utilizar fertilizante líquido diluído em água de 15 em 15 dias no verão, borrife junto da água quando for regar. Nas outras estações faça apenas uma vez por mês.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de Gravatá-de-brinco
Se as folhas estiverem marrom pode ser devido ao ar muito seco de onde você mora. Aumente a quantidade de vezes que borrifa água nas folhas e flores para aumentar a umidade.

gravatá

Se a planta não estiver florescendo existem duas dicas. Uma é colocar sal de fruta dissolvido no copo da planta para incentivar a produção de clorofila. A outra é embalar a planta dentro de um saco com uma fatia de maçã ou uma maçã inteira.

A maçã vai liberar gás etileno que ajuda a formar as flores. Deixe a gravatá-de-brinco dentro do saco por 10 dias e depois tire. As flores deverão aparecer depois de um mês ou dois.

Folhas-83708

opuntia

O cacto Opuntia, mais conhecido como Figo da Índia ou Pera-espinhosa, é uma suculenta nativa da América do Norte. Possuem ramificações achatadas e largas, com flores roxas, amarelas, vermelhas ou laranjas.

Os cactos Opuntia são muito utilizados na culinária mexicana e também cultivados no Brasil. Podem atingir 30 cm de altura e 45 de largura. Seus caules são divididos em segmentos planos parecidos com uma pá plana de uns 12 cm de comprimento. Dá flores amarelas brilhantes no verão.

Prefere climas secos e sol pleno (pelo menos seis horas de sol direto por dia), mas suporta sombra parcial desde que o clima seja bastante quente. Deixe em local que pegue bastante luz solar.

Tem que ser plantado em solo bem drenado com areia ou pedra-pome. Dê preferência para solo rico em matéria orgânica. Se quiser compre mistura própria para cactos e suculentas.

Normalmente não precisa podar, mas caso deseje, os ramos podem ser cortados. Você pode remover ramos individuais para manter o formato e tamanho que deseja.

Remove utilizando pinças e faca, cortando onde os ramos se conectam. Não pegue com as mãos, pois possui espinhos que penetram na pele e incomodam.

Dicas para cuidar de cacto Opuntia
Podem ser cultivados a partir de sementes (mas leva uns 3 a 4 anos), ou a partir de um ramo de um cacto existente (com pelo menos 6 meses de crescimento). Ao podar o Opuntia você pode plantar a extremidade cortada na mistura de solo.

Coloque uma estaca para apoiar, até ele criar raízes. Para saber se está com raiz, tente puxar delicadamente o ramo depois de um mês, se ficar preso é porque já deu raiz. Se ainda não deu, aguarde mais um tempo.

A colheita pode ser realizada de quatro a seis vezes ao ano, normalmente no meio da manhã.

Quantidade de água e umidade para o cacto Opuntia
Prefere a seca do que o excesso de água, portanto não regue demais seu cacto opuntia. Deixe sempre o solo secar antes de regar. Quando regar, regue até que a água saia pelos buracos do fundo e pare.

Opuntia_microdasys

Não deixe prato no fundo do vaso, ou remova a água que ficar no prato, senão irá apodrecer a raiz!!

No inverno reduza muito esta rega, ela costuma murchar nesta época do ano, é normal, voltam a crescer na primavera.

Não gosta de muita umidade, lembre-se, é um cacto, portanto gosta de clima seco e quente.

Poderá ser necessário utilizar fertilizante rico em nitrogênio uma vez na primavera e uma vez no verão. Isso promove o crescimento dos ramos, principalmente quando cultivado no vaso.

margarida8

portulacaria afra

Conhecida como arbusto-de-elefante, planta-de-jade-anã e porco-espinho. É uma suculenta de pequenas folhas encontrada na África do Sul. Geralmente têm um caule avermelhado e folhas verdes.

É um arbusto ou pequena árvore vertical de madeira macia, semi perene, geralmente 2,5 a 4,5 m de altura.

Resistente à seca e ao fogo, ele suportará o sol e o calor do deserto uma vez estabelecido. As estacas enraízam-se facilmente na maioria dos meios de envasamento.

A espécie pode ser plantada em vasos, jardineiras e canteiros no jardim, sendo que o mais comum é o cultivo em vasos de plástico ou barro.

No de plástico o substrato fica úmido por mais tempo, já o barro absorve a umidade e impede que sua planta morra por excesso de água.

De pequeno porte, a Portucalaria afra pode passar de 1 m de altura, caso mantida direto no jardim, ou alcançar os 40 cm quando em vaso.

Como pode ser imaginado em razão de sua origem, o clima ideal para cultivo da planta é quente e seco. Quando criada em climas frios e úmidos, é importante diminuir as regas para evitar o apodrecimento de suas raízes.

portulacaria

Além disso, a espécie gosta bastante de espaços bem iluminados. Por isso, é melhor dar preferência para o seu cultivo em ambientes de sol pleno, como quintais e outras áreas externas.

Mas, caso ela fique de casa, escolha colocá-la perto de janelas ou portas de vidro, de modo que receba luz direta por uma parte do dia.

E já que estamos falando de uma suculenta, é claro que seu cultivo também se mostra fácil quando falamos da frequência de rega.

Uma Portucalaria afra pode ser molhada apenas uma vez por semana, nas estações mais quentes, ou uma vez a cada 10 ou 15 dias, no outono e no inverno.

Para um crescimento ainda mais saudável, recomendo também que seja feita adubação a cada dois meses com NPK 10.10.10, e cada três meses com o adubo orgânico bokashi.

ouvindo-a-chuva20

farinha-de-osso-para-adubo

A farinha de osso é um adubo muito utilizado em todo o mundo, que pode ser uma grande aliada das suas plantas. No artigo abaixo há a explicação do que é, para que serve, como aplicar, e quando vale ou não a pena usar. Ela não é sempre segura, portanto, leia este artigo até o final para entender melhor.

O que é a farinha de osso?
É o osso triturado de animais, usado como adubo orgânico. Normalmente é autoclavado, ou seja, cozido em altas temperaturas. Ele parece um pó com pedacinhos misturados, tendo um cheiro forte, que pode acabar impregnando no seu armário. Por isso, guarde distante dos seus alimentos.

O quem tem nela?
Ela é fonte de Cálcio e Fósforo, podendo até ter um pouco de nitrogênio. Mas o maior uso na agricultura é para suprir a necessidade de Fósforo nas plantas mesmo.

O Fósforo é essencial para a planta fazer fotossíntese, e logo produzir seu próprio alimento, e também é necessário para a formação de raízes e florescimento.

Já o Cálcio, a planta precisa em quantidades menores, mas ele é essencial na formação de células, para os nutrientes irem de uma parte para outra da planta.

Um detalhe: Normalmente a terra do jardim e dos vasos já tem Fósforo e Cálcio suficientes. Mas às vezes, a gente pode precisar adicionar esses nutrientes por adubação, sendo bem interessante pensarmos na farinha de osso.

farinha-de-osso1

Como aplicar em vasos?
Vou te dar algumas dosagens aproximadas, mas o melhor é você seguir as recomendações do fabricante, ou aplicar um pouco menos.
* Em vasos pequenos, menores que 15 cm de diâmetro, pode aplicar 1 colher de sopa rasa.
* Em vasos médios (entre 15 e 25 cm), pode aplicar 2 colheres de sopa rasas.
* Em vasos grandes (mais que 25 cm ), pode aplicar 3 a 5 colheres de sopa rasas.

Aplique a cada 30 dias, espalhando bem na superfície da terra, regando em seguida.

Como aplicar em canteiros de hortas ou flores?
– Aplique 10 colheres de sopa por metro quadrado, a cada 30 dias. Misture com a terra e regue bem em seguida.

Quando a planta não se beneficia.
Cada planta precisa de certa quantidade de nutrientes para poder crescer bem. Se você aplicar mais do que o necessário, a planta não ficará super forte, ou crescerá super rápido.

Provavelmente, nada mudará no seu jardim com a aplicação, se nada estiver faltando. Mas se a planta não estiver encontrando todo o Cálcio (Ca) e Fósforo (P) que ela precisa na terra (solo), ela se beneficiará bastante e responderá muito bem ao adubo. Nutriente em excesso não é um estimulante.

Se você exagerar, o problema pode ser grave, pois o fósforo em excesso pode atrapalhar o crescimento de fungos benéficos do solo, chamados de fungos micorrízicos, atrapalhando a ação das raízes.

Se você exagerar, também pode atrapalhar a produção de clorofila, o que atrapalha a fotossíntese e deixa as folhas amareladas.

Em geral, o Fósforo falta com mais frequência só em terras agrícolas, ou em substratos de vasos que nunca foram adubados, como é o caso das orquídeas e bonsais. Isso porque com a colheita, acabamos retirando muito Fósforo da terra.

Já nos jardins, a quantidade necessária tende a ser um pouco menor, podendo não gerar muita diferença perceptível no desempenho das plantas.

farinha-de-osso-1

Há pontos excelentes:
Os nutrientes são liberados lentamente, à medida que a planta vai precisando, ao contrário da maioria dos adubos químicos. O excesso dificilmente consegue queimar as folhas da planta. Ao menos, é muito mais difícil do que com um adubo químico, que é mais concentrado e solta os nutrientes muito rapidamente.

Há pontos contra.
A farinha de osso pode atrair cães, gatos, e até mesmo gambás para o seu jardim, que podem cavar no seu jardim pensando ter um osso enterrado por lá. E se seu cão encontrar o saco e resolver comer o pó, ele pode passar muito mal, pois a farinha de osso forma um “bloquinho” duro no estômago dele, podendo até mesmo matar.

Jamais faça misturas loucas sem conhecer!
Na tentativa de fazer um NPK orgânico, muita gente mistura a farinha de osso com torta de mamona, que é rica em nitrogênio.

O problema disso é que se você tem cães em casa, ele provavelmente tentará comer a mistura, devido ao cheiro de ossos, mas a torta de mamona tem um componente muito tóxico, chamado ricina. Isso pode facilmente matar o seu cão.

Dá pra fazer em casa?
Sim, é possível, mas não recomendo para quem não mora em sítios, pois você precisa queimar o osso. O osso cru não deve ser usado, pois além de poder apodrecer e atrair animais e insetos, a sua planta vai demorar muito para conseguir usar uma pequena quantidade do adubo.

Enfim, é um excelente adubo orgânico, principalmente na agricultura. No jardim ou nos vasos ela fará a diferença se sua planta não estiver encontrando o nutriente na terra.

liquen