Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Brugmansia suaveolens

Muitas plantas são usadas para fins paisagísticos  ainda mais quando a maioria delas possui belas flores e que atraem seres externos, enfeitando ainda mais o ambiente. Mas como proceder quando essas belas espécies possuem características tóxicas?

Será mesmo que optar por outra espécie é mais conveniente? Este é o caso do magnífico Trombeteiro. Essa espécie mesmo sendo tóxica, ela é bastante aclamada pelos jardineiros.

Mesmo possuindo apenas um título específico, ela compensa em seus nomes populares que, na verdade, são muitos. São eles: Trombeteiro;  Babado;  Cartucheira;  Cartucho; Copo-de-leite;  Datura;  Saia-branca;  Sete-saias;  Trombeta-cheirosa; Trombeta-de-anjo e  Trombeta-rosa. A espécie conhecida mais comumente como Trombeiro pertence à família Solanaceae.

Os climas ideais para o seu cultivo englobam o Equatorial, Subtropical e Tropical. Sua altura máxima pode chegar até os 3 m de altura, dependendo da variação da espécie ou até mesmo formas de cultivos adequadas.

Por causa do seu porte, ela é considerada um arbusto grande ou até mesmo médio para algumas ocasiões de cultivo. Com uma luminosidade ideal e um solo bem preparado, se consegue ter um bom desenvolvimento da espécie.

O trombeiro é considerado um arbusto bastante ereto, robusto e rústico. Além disso, é dito como um arbusto grande, podendo atingir seus três metros de altura facilmente.

As folhas da espécie costumam ser grandes ovais, alternas, bastante caducas, variando em tons de verde e pubescentes na face inferior da planta. Elas podem possuir até 30 cm de comprimento, assim como as suas bonitas flores.

Brugmansia

Flores
As flores do trombeiro também são grandes e possuem dimensões bem parecidas com as de suas folhas. Além de terem um formato parecido com o de trombeta, elas são são pêndulas, simples e extremamente perfumadas.

Em geral, possuem as colorações amarelas ou brancas e por causa disso podem ser mescladas com outras plantas da mesma espécie e que possuem cores mais chamativas que as suas. Flores de tons rosas e dobradas também podem ocorrer dependendo das suas variações ou das possíveis hibridizações entre as espécies.

Utilização no Paisagismo
O trombeiro é bastante criticado no meio botânico por causa de sua utilização como elemento de design. A planta é considerada bastante tóxica e narcótica. Isso ocorre porque todas as partes da espécie possuem substancias conhecidas como alcalóides.

Tais substâncias podem ocasionar uma série de sintomas perigosos para o organismo humano. As consequências dos alcalóides no corpo do homem estão listados logo abaixo.
* vômitos
* náuseas
*  mucosas secas
*  febre
*  taquicardia
*  alucinações
*  dilatação de pupilas

Brugmansia suaveolens

Por causa desse motivo, muitas prefeituras proíbem o uso dessas espécies em locais públicos. Mesmo assim, utilizando o bom senso, é muito importante manter a espécie longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Com isso, você pode ter uma planta muito atrativa em seu jardim e com muita responsabilidade.

A espécie também pode ser plantada em renques para evitar o contato com o organismo. Por isso, também é muito importante cultivá-la em locais isolados sob as condições ideais para o seu desenvolvimento saudável.

Formas de Cultivo
A planta é considerada de baixa manutenção e por isso, muitos também optam por cultivá-la em seus jardins, apesar de todos os contras. Ela deve ser colocada em baixo do sol, onde possa captar todos os raios para si, ou seja, deverá ser plantada sob sol pleno.

O solo para plantio deverá ser bem fértil, envolto em matéria orgânica. O solo arenosos é o mais adequado para o seu cultivo. As regas devem ser feitas em abundância, mas com intervalos regulares e espaçados.

É muito comum observar estas espécies crescendo nas beiras de riachos e rios, tudo por causa da umidade apreciada pela planta. Nestes locais, elas podem crescem ser maiores problemas, até porque estarão recebendo uma grande oferta de água para o seu crescimento e floração.

trombeteiro

Outra forma de plantar o trombeiro é sob a luminosidade de meia sombra. Porém, neste caso, a floração poderá se desenvolver de forma diferente. Assim, as flores se tornarão mais  esparsas nesta situação.

A planta não tolera temperaturas muito baixas mas, mesmo assim, pode ser cultivada dentro de estufas.

Adubação
A adubação deve ser feita após a floração para que as flores se desenvolvam muito bem. As podas devem ser realizadas após a floração no caso, bem como uma segunda adubação.

O trombeiro é uma das plantas que mais apreciam a umidade e o calor e por isso deve ser colocada sob o sol. As florações costumam acontecer no verão justamente por causa dessa característica da espécie.

Brugmansia_suaveolens

Multiplicação
A multiplicação da espécie é feita através de dois métodos muito usuais no universo da botânica. Uma dessas formas de propagação é por estaquia, realizada por diversas espécies da mesma família que o trombeiro.

Porém, está não é uma das formas mais comuns da sua propagação. A mais utilizada pela planta é a propagação por sementes. Mesmo assim, a espécie não se torna invasiva.

mar

dracena-vermelha

A dracena-vermelha, como geralmente é chamada, é uma espécie arbustiva muito utilizada no paisagismo por ser ornamental e se destacar entre o verde das outras vegetações. Com folhas grandes, que variam entre o rosa e o roxo, a planta é a aposta perfeita para colorir a casa.

A espécie é um arbusto tropical e perene que pode atingir até 3 m de altura, mas que, geralmente, não ultrapassa um metro e meio. Por isso, é importante você pensar no espaço em que ela será cultivada.

A dracena-vermelha gosta, assim como a maioria das vegetações, de um solo fértil e bem drenado. Por isso, evite o encharcamento para que não haja o apodrecimento das raízes. Porém, nunca deixe o solo totalmente seco e atente-se a regas constantes.

Quanto ao local em que se deve cultivar a planta, as dracenas-vermelhas gostam bastante de sol. Neste caso, é indicado o plantio em alguma área externa.

Para mantê-lo em espaços internos, é necessário que o arbusto fique perto de alguma janela que tenha incidência de luz direta ou indireta por pelo menos quatro horas no dia.

cordyline_terminalis

Como plantar dracena-vermelha em vasos
Seguindo os cuidados necessários, é possível cultivar a dracena em vasos. No entanto, o ideal é que você opte por um recipiente mais profundo. Abaixo o passo a passo do plantio da dracena-vermelha. Confira!

1. Prepare um vaso com furo e faça a drenagem no fundo somente suficiente para não ver mais o furo do vaso. Para isso você poderá utilizar argila expandida ou pedra brita.

2. Coloque por cima desta drenagem uma manta drenante ou qualquer tecido poroso de preferência sintético, caso contrário, ele irá se decompor com o tempo.

3. Por cima desta drenagem, acomode o substrato.

4. Adube com o fertilizante de sua preferência seguindo as recomendações do fabricante ou utilize um composto orgânico.

cordilyne-terminalis

5. Em seguida, retire com cuidado a dracena-vermelha do vaso de origem, utilizando uma pazinha.

6. Coloque a planta no vaso preparado e cubra o torrão com o substrato. Não se esqueça de centralizar a plantinha e apertar bem sua raiz no vaso novo, sem danificá-la.

7. Regue a planta de forma abundante após o plantio, mas, posteriormente, mantenha as regas mais espaçadas, procurando não deixar o solo encharcado.

8. Quatro a seis meses após o plantio, as folhas da dracena se desenvolvem e atingem o tamanho considerado comercial.

janela-brisa