Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




coleus

Em pátios e varandas, ou em uma janela bem iluminada, o cóleus será uma espécie muito decorativa, podendo ser plantado em vasos ou jardineiras. Em climas quentes, é possível desfrutar de sua beleza colorida o ano todo.

É uma planta de baixa manutenção, não exigindo podas e tolerando um pouco a estiagem.  Ela originou-se da hibridização entre espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e S. bicolor e atualmente conta com numerosas cultivares.

Suas folhas são grandes, macias e podem apresentar diversas cores e combinações entre amarelo, vermelho, rosa, roxo, verde e marrom. É interessante observar que as cores das folhas podem formar degradeés ou contrastar bruscamente.

Com uma grande variedade de padrões, cores e formatos, o coléus ou coração-magoado, como é conhecida popularmente essa planta, é garantia de um jardim ou vaso bem colorido.

Essa é uma espécie ótima para decoração da casa e suas cores são bem variadas, podendo ter folhas vermelhas, marrom, rosas, roxas, e com tonalidades de verde e amarelo.

Apesar da origem asiática, a espécie de pequeno porte (de 40 a 90 cm de altura) se adaptou super bem por aqui, principalmente nas regiões mais quentes.

coléus1

Para quem pretende plantá-la em casa, a primeira informação importante a ser considerada é justamente essa: o clima ideal.

Essa é uma planta de fácil cultivo e que suporta altas temperaturas, como as comuns nas regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, não se adapta tão bem a lugares de frio intenso e não tolera geadas.

E haja sol para essa plantinha! A paisagista explica que o local ideal para cultivar coração-magoado é no sol pleno ou meia-sombra, com exposição mínima de quatro horas de luz direta por dia. Portanto, ambientes externos são super indicados.

Ao mesmo tempo, essa é uma espécie que gosta de ter seu solo sempre úmido. Por isso, a rega deve seguir a dica clássica da jardinagem,  Sinta a terra com o dedo e regue assim que sentir que a superfície do substrato ficou levemente seco.

Como o coléus gosta de receber bastante água, é importante evitar que suas raízes fiquem encharcadas. Por isso, é recomendado que a pessoa use um substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem.

coleus

O coléus é uma planta perene. Suas folhas são grandes, macias e podem apresentar diversas cores e combinações entre amarelo, vermelho, rosa, roxo, verde e marrom. É interessante observar que as cores das folhas podem formar degradeés ou contrastar bruscamente.

Atinge cerca de 40 a 90 cm de altura, de acordo com a variedade. Em climas quentes, é possível desfrutar de sua beleza colorida o ano todo.

As flores azuladas surgem em inflorescências do tipo espiga, acima da folhagem, em qualquer época do ano e têm importância ornamental secundária.

Plantio:
Adubo para Plantio
– Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gr para cada 1 m quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gr para cada um litro de terra.

E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30×30x30 cm seria 150 gr. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem.

solenostemon-scutellarioides

Manutenção
Adubo para Flores
– Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gr em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gr (1 copo plástico de café) para cada 1 m quadrado.

Para vasos, jardineiras e forrações a frequência é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.

chuvas-2