Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




episcia

Nativa de florestas tropicais da América do Sul, a planta tapete é conhecida pela beleza de suas folhas e abundância de floração.

A espécie pertence à mesma família da violeta-africana e possui flores avermelhadas, em forma de pequenas trombetas. Ela é uma ótima opção ornamental para casas e apartamentos, principalmente em ambientes com sombra.

O melhor solo para seu cultivo é a terra vegetal com boa drenável e matéria orgânica. Deve-se utilizar vasos que mantenham maior umidade.

A espécie é tipicamente tropical, portanto se desenvolve bem em clima quente e não suporta temperaturas muito baixas. A episcia é uma opção para compor jardins verticais, devido ao seu cultivo em vasos como planta pendente.

Podendo alcançar de 15 a 20 cm, a planta-tapete tem folhas verdes acinzentadas, com tons de verde escuro a claro, aveludadas, e flores vermelhas em formato de pequenas trombetas.

No paisagismo, a planta-tapete tem lugar como forração, principalmente em clima tropical e em local semi sombreado e protegido dos ventos. Apesar do hábito trepador, tende a ser conduzida mais como uma espécie rasteira ou pendente, pelo pequeno porte.

Ela cria um belo tapete de folhagem e textura atrativa, pontuado com suas flores vermelhas. No entanto é mais frequente seu cultivo como planta de interior, em belos vasos de cerâmica, adornando diferentes espaços, desde que seja em local bem iluminado, seja por luz natural ou lâmpadas artificiais.

É excelente também em jardineiras, terrários e cestas suspensas, assim como em jardins verticais semi-sombreados, em varandas, pátios, jardins de inverno e sacadas, protegidos dos ventos.

episcia-cupreata

Deve ser cultivada sob luz difusa ou meia sombra em substrato leve, drenável e com boa capacidade de retenção de umidade, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Pode-se utilizar misturas feitas com turfa, esfagno, casca de arroz carbonizada, perlita e terra vegetal, para que o substrato retenha a umidade sem encharcar. Os substratos prontos próprios para violetas-africanas são ótimos para a planta-tapete também, assim como os fertilizantes.

Jamais colocar sob sol direto nas horas mais quentes do dia, o que lhe provoca sérias queimaduras nas folhas. Não tolera o frio invernal, no entanto, por ser uma planta de ambientes internos, pode ser cultivada sem problema próximo a uma janela bem iluminada ou em estufas tanto em clima subtropical, como em temperado.

Aprecia o substrato úmido, deixando secar superficialmente entre as regas. Reduza as regas no inverno. Ao irrigar, deve-se evitar  molhar as folhas. Caso as folhas comecem a apresentar bordas secas e os botões caiam antes de abrir, aumente a umidade ambiental.

Planta-Tapete-

Sua multiplicação é feita por separação dos estolões formados entorno da planta mãe, assim como por divisão das touceiras enraizadas. A mergulhia dos estolões facilita o pegamento das novas mudas.

A floração da episcia acontece durante o ano todo, sendo mais predominante no verão.. Por não ser uma flor tóxica, pode ser cultivada próximo a animais de estimação e crianças.

Fazer adubações semestrais com NPK 04.14.08 ou aproximado, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.

janela-brisa

Maxillaria schunkeana

Considerada uma das orquídeas mais bonitas do mundo, a orquídea negra tem uma cor muito exótica. Mas ao contrário do nome, suas cores não são pretas. As flores têm um roxo avermelhado bem escuro.

Nativa do Brasil, a pode ser encontrada na Mata Atlântica, mais especificamente abundante na região do Espírito Santo. Por ser oriunda do território brasileiro, ela pode ser cultivada facilmente.

É uma planta de porte pequeno. Quando adulta pode atingir em torno de 15 cm e a suas flores tem o tamanho de aproximadamente 1,5 cm.

orquídea-negra

Cultivo
Essa é uma orquídea epífita, ou seja, vive agarrada em troncos de  árvores por isso ele recomenda plantá-la em placas de peroba, sansão do campo, nó de pinho ou em outra madeira de boa durabilidade.

Para facilitar o cultivo da orquídea negra, uma alternativa interessante é recorrer ao uso de vaso e substrato. Como o objetivo é reter a umidade por um período mais prolongado, o ideal é escolher vasos de plástico, de tamanho pequeno.

Os vasos de barro tendem a secar mais rapidamente, exigindo uma frequência maior de regas. Como se trata de uma micro orquídea é importante que as dimensões do vaso sejam condizentes com o tamanho da planta.

Vasos grandes demais precisam de mais substrato para serem preenchidos, o que leva a uma umidade excessiva, por um período mais prolongado, em torno das raízes da orquídea negra.

O substrato para o cultivo da Maxillaria schunkeana pode apresentar as mais diversas composições. Cada cultivador acaba escolhendo a mistura ideal para seu ambiente de cultivo e hábitos de rega.

A primeira escolha, mais comumente adotada, é a clássica receita para orquídeas epífitas, composta por casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco.

No caso da orquídea negra, como a ideia é aumentar a umidade, pode-se adicionar a este substrato básico o musgo sphagnum. Há quem prefira utilizar este material puro, principalmente no cultivo de orquídeas de menor porte.

A orquídea negra é uma planta de fácil cultivo. Ela não necessita de níveis intensos de luminosidade para se desenvolver e florescer. Qualquer ambiente sombreado, que receba luz difusa, indireta, é suficiente para o seu cultivo.

orquídea-negra

Dentro de casas e apartamentos, o ideal é que a planta fique próxima a uma janela com boa iluminação, como as aberturas face norte, por exemplo.

Em varandas e áreas mais ensolaradas, principalmente as de face oeste, que recebem todo o sol da tarde, é preciso que a orquídea negra seja protegida por uma tela de sombreamento ou cortina fina.

A cor natural da flor é um quase vinho escuro, podendo chegar bem perto do tom preto se estiver sendo cultivada em local com bastante claridade.

Sua irrigação deve ser feita de duas a três vezes na semana. O pico de floração acontece em julho, porém é uma planta que pode emitir flores em outras épocas. Inclusive mais de uma vez por ano.

É aconselhável regá-la bem e voltar a irrigar quando o substrato estiver seco. Uma dica é espetar um palito de sorvete no vaso, assim você pode levantar e ver se no fundo do vaso ainda está molhado ou não.

Borrifar água nas folhas constantemente também é muito bom, pois aumenta a umidade relativa do ar, e elas adoram.

A Maxillaria schunkeana é a orquídea com flores mais próximas da cor preta que podemos encontrar na natureza. Além disso, é possível que seus vasos formem lindas touceiras, criando um colar de flores negras.

floresta

Gerânios-vermelhos

Para começar, é importante entender que “gerânio” é o nome popular dado para as plantas dos gêneros Geranium e Pelargonium, que, juntos, abragem diversas espécies.

No Brasil, basicamente encontramos o Gerânio ereto ou Gerânio ferradura (Pelargonium hortorum) e o Gerânio pendente (Pelargonium peltatum) nas floriculturas.

Como seus nomes populares indicam, o ereto cresce mais para cima, formando lindos maciços em canteiros e vasos coloridos, enquanto o pendente forma lindas cascatas.

Felizmente o cultivo de ambos é similar. ou seja, é interessante identificar as espécies antes de escolher onde posicionar os vasos, para aproveitar ao máximo todo o potencial paisagístico da plantinha.

Os gerânios são plantas que dão flores nativas da África do Sul. São perenes, ou seja, não possuem ciclo de vida curto, permanecendo vivas por vários anos em cultivo e florescendo em praticamente todo o ano, exceto em regiões muito frias - onde florescem basicamente na primavera e no verão. São muito rústicas, não necessitando de muitos cuidados específicos.

Pelargonium

Para garantir que sua planta floresça da melhor forma, é recomendo deixar os gerânios de quatro à seis horas sob sol direto. Plantas cultivadas em ambientes mais sombreados não vão te presentear com lindas e coloridas flores.

Outra dica geral de manutenção é realizar podas de limpeza, eliminando folhas amareladas e flores secas para evitar a proliferação de pragas e doenças.

Substrato e adubação
O cultivo de gerânios exige uma boa drenagem. O ideal, segundo o botânico, é usar um vaso com furos protegidos por uma manta geotêxtil ou utilizar até mesmo filtro de café usado.

O substrato para o cultivo deve ser fértil e drenável. Terra vegetal ou terra adubada misturada com areia ou perlita são excelentes opções para garantir a saúde das raízes.

Para potencializar o florescimento dos gerânios, o ideal é fazer uma adubação rica em fósforo, com adubo líquido NPK 4-14-8.

Devemos começar a adubação no fim do inverno e continuar mensalmente até o fim do verão, sempre seguindo as instruções de diluição da embalagem e aplicando, preferencialmente, sobre o substrato.

geranio

Rega
Os gerânios devem ser regados com mais intensidade logo após o plantio no vaso e substrato. Depois, regue apenas quando o substrato estiver seco, já que o excesso de água pode apodrecer as raízes e o caule.

Mudas
Apesar de poder ocorrer polinização e, consequentemente, o desenvolvimento dos frutos e de suas sementes, esse processo é bastante demorado. Portanto, a melhor forma de ter mais plantas é fazendo mudas.

Basicamente, corte um pedaço do caule e coloque uma ponta para enraizar na água ou no substrato adequado, mantendo-o levemente úmido. É realmente muito fácil.

barcos

crassula ovata

Sabemos que suculentas são lindas e brilhantes, particularmente falando eu amo demais as minhas suculentas, porém alguns erros podem acabar com sua suculenta, você sabendo como e quando adubar suculentas poderá salvar sua planta.

Quando você comprou sua suculenta você se certificou que está tudo perfeito com ela né ? sem queimaduras e não esteja esticada, isso são fatores obrigatórios no ato da compra da sua suculenta.

Depois de algumas semanas cuidando de suas suculentas, elas podem ter murchado, esticado ou até apodrecido. Se suas plantas apodreceram, você provavelmente as regou demais. Não se preocupe, é um erro comum.

Embora as suculentas não exijam fertilizante extra para crescer elas se beneficiam disso, principalmente durante a época de crescimento, que geralmente é primavera e verão.

Como as suculentas são plantas de crescimento lento. Eles geralmente recebem todos os nutrientes do solo, desde que tenham sido plantados em uma mistura de cactos de qualidade.

Graptopetalum paraguayense

Por que devemos fertilizar as Suculentas
A adição de fertilizante ajudará suas suculentas a crescer rapidamente, manter sua cor e manter uma boa forma.

O fertilizante pode até ajudar a promover o crescimento da flor em certas plantas suculentas. Fertilizar com muita frequência, no entanto, pode promover um crescimento fraco e artificial, você deve evitar que isso ocorra, se não suas suculentas crescerão fracas.

Que tipo de fertilizante usar em Suculentas
Um fertilizante líquido de qualidade é geralmente é melhor, mais fácil e mais acessível de para aplicar em suculentas.

O fertilizante líquido também distribui o fertilizante de maneira mais rápida. Tudo o que você precisa fazer é adicionar o fertilizante líquido à sua rega da próxima vez que você regar suas suculentas.

Um bom fertilizante conterá nitrogênio, fósforo e potássio.

Como em outras plantas e flores, você deve escolher um fertilizante com baixo teor de nitrogênio; seu fertilizante deve conter mais fósforo e potássio que nitrogênio.

Kalanchoe marmorata

Quando fertilizar Suculentas
A melhor época para fertilizar as suculentas é no início de sua estação de crescimento. Embora esse tempo possa variar entre as plantas, geralmente você deve aplicar fertilizantes uma vez na primavera e outra no outono , antes que a dormência comece.

No entanto, você também pode fertilizar com mais frequência se quiser que suas suculentas cresçam mais rapidamente.

Muitos cultivadores de suculentas preferem alimentar suas suculentas uma vez por mês, especialmente se estão crescendo. As plantas suculentas que ficam ao ar livre obtêm naturalmente mais exposição ao sol e melhor fluxo de ar, para que possam lidar com doses extras de fertilizante sem esticar e perder sua forma.

As quantidades sugeridas pelas embalagem de fertilizantes podem ser demais para as plantas suculentas, por isso é recomendado reduzir a quantidade pela metade. Adubo em excesso pode realmente queimar suas suculentas, portanto, reduzir a quantidade é crucial.

orelha-de-shrek

O que evitar ao fertilizar suculentas
* Não alimente suculentas durante a estação de dormência;
* Não alimente suculentas se você as tiver podado; espere pelo menos um mês. É necessário dar tempo para as raízes se ajustarem;
* Não alimente suculentas que estão em solo seco. Sempre regue com antecedência, mesmo se estiver usando fertilizante líquido;
* Não fertilize plantas suculentas que não recebem luz adequada;
* Não use fertilizante líquido sem adicioná-lo à água primeiro.

Como adicionar fertilizante às plantas suculentas
* Certifique-se de que suas plantas suculentas estão tendo acesso a 4 a 6 horas de luz solar indireta por dia.

Se elas não tiverem acesso à luz solar suficiente, as suculentas fertilizadas crescerão rapidamente e começarão a se esticar e subir em direção à luz. Isso fará com que eles percam o visual compacto pelo qual são famosos;

* Encha seu regador com água pelo menos a meio caminho;

* Escolha um fertilizante feito especificamente para cactos e suculentas. Verifique se o fertilizante contém nitrogênio, fósforo e potássio;

* Divida a dose recomendada pela metade e adicione o fertilizante ao regador. (Dividir a quantidade sugerida pela metade ajudará a garantir que suas plantas suculentas se adaptem ao fertilizante e não sejam queimadas pela solução);

* Pegue o regador e regue suas suculentas como faria regularmente.

janela-flor