Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Callisia repens

Considerada planta rasteira de pequeno porte com tendência herbácea que alcança entre cinco e trinta centímetros de altura. Apresenta folhagem ampla e por consequência traz características ornamentais.

Conhecida no âmbito popular como tostão, mosquitinho, dinheirinho e dinheiro-em-penca. Pertence à família da Commelinaceae, de origem da América Tropical com ciclo de vida perene.

Características
O caule comprido tem aspecto ramificado, filamentoso com coloração em roxo. As folhas são pequenas com tonalidade verde e arroxeada traz a singularidade admirada da espécie.

As flores possuem cores brancas e aspecto pequeno, não trazem alto valor no mundo ornamental se comparadas com a folhagem.

A forração representa o principal serviço da espécie cuja textura fina e delicada tem alto valor no paisagismo. Presente com regularidade em grande parte das revistas especializadas. Planta que não sai da moda por causa da beleza estética proporcionada ao ambiente.

Tem a capacidade e facilidade de se adaptar aos diversos estilos de jardins, embora seja indicada para ambientes com ampla presença de rochas ou características úmidas no solo e clima.

Ideais para cestas suspensas que deixam o jardim com caráter tropical, ramos pendentes possuem melhores chances de serem apreciados e ao mesmo tempo são menos suscetíveis aos estragos proporcionados por ataques de insetos e pragas. O folclore aponta que a espécie pode trazer sorte e dinheiro.

calisiarepens

Em alguns países receber a planta como presente pode representar sinal de bons fluídos no campo financeiro. Em grande parte das crenças é necessário ganhar o espécime e não comprar ou cultivar a si mesmo.

Especialistas no cultivo do dinheiro-em-penca apontam que se faz necessário cultivar em meia-sombra, dentro de solo fértil, levemente enriquecido com matéria orgânica a ser mantida de mofo regular. Não se pode ignorar o fato de que a espécie não desenvolve com qualidade em locas com ventos fortes e climas frios.

Quem deseja sucesso na plantação deve aposta nos locais com sol pleno que podem tornar o tronco avermelhado e as folhas queimadas. Quando estabelecidas sob sombra pode perder o aspecto denso e por consequência crescem entrenós compridos e desregulares, fruto da falta do equilíbrio nutricional.

Necessário aplicar adubações mensais nos meses das épocas quentes do ano. Por estaquia ou ramagem enraizada se multiplica com facilidade, desde que sejam respeitadas as regras básicas de cultivo.

dinheiroempenca

Dicas de cultivo
*
O cultivo deve acontecer sob condições de meia-sombra e com solo fértil, leve e repleto de matéria orgânica, além da irrigação regular, tida como indispensável ao cultivo da espécie;

* A planta não tolera pisoteio, ventos fortes ou mesmo frio em alta intensidade. Cultivo precisa acontece em baixo do sol pleno que queima as folhas e torna o tronco com tonalidade avermelhada;

* Quando está sob sombra intensa à espécie perde o aspecto denso e cresce parte em formato desigual por causa da nutrição desequilibrada;

* Para preparar as mudas se faz necessário cortar o ramo e colocar em substrato rico em matéria orgânica. Procure deixa úmido pelo menos até as raízes nascerem;

* Procure proteger a parte funda do vaso com pequenas pedras e areias no sentido de garantir drenagens qualitativas;

* Adicione mistura de terra preparada para plantar. A espécie precisa de nutrientes em excesso.

dinheiro-em-penca
Usos gerais

Para fazer jarros de decoração natural basta colocar alguns ramos ordenados conforme a criatividade. Especialistas apontam que a espécie pode ser interessante para coberturas ou mesmo complementar canteiros estabelecidos à meia sombra, de preferência nas regiões com chuvas regulares e clima ameno.

Em extensos canteiros ela cobre o solo e por consequência mantêm a umidade para as plantas do espaço, servindo como ajuda básica para filtrar as constantes poeiras geradas no ar e por consequência não permitindo crescimento aos inços e auxiliando para que aconteça a desejada forma de tapete.

Quem deseja cultivar para comercializar deve retirar os ramos quando estiverem entre 10  e 10 cm e depois colocar em sacos de substrato composto por orgânicos e enterrar. Use caixotes de madeira para acomodar as unidades e facilitar o manuseio até a comercialização.

Opte por cultivo protegido com 50% de sombra para manter a umidade do substrato.

janel159

mixcampânula

Não dá para tentar imaginar quantas espécies de plantas existem no mundo todo, e nem tanto, aquelas que nascem e crescem no Brasil, porque se trata de uma grande variedade.

Sendo o Brasil, um país tropical, temos sorte de ter espécies lindas de plantas e sendo o território brasileiro tão grande, uma diferença da tipologia que nasce em cada lugar, em cada região.

O clima influencia diretamente no ciclo de vida das plantas em geral, algumas gostam mais do frio e outras mais do calor. Outro fator importante para fazer o cultivo do modo correto é levar em consideração que tipo de iluminação a planta precisa, pleno sol ou sombra, etc.

A campânula, também conhecida como flor-de-sino, pertence à família Campanulaceae e os climas adequados para ela são o subtropical, temperado e continental.

Características
A campânula é uma planta classificada como florífera bienal, graças ao período do seu crescimento. É uma tipologia de planta muito amada pelos jardineiros e paisagistas, e faz sucesso no mundo todo, está espalhada por vários países.

campânula

É fácil entender porque é uma das preferidas para ornamentar jardins. A razão é porque ela possui flores muito vistosas que se apresentam em forma de sino. O caule da campânula é ereto e herbáceo e pode alcançar a altura mais ou menos entre 50 cm a 1 m.

Possui as folhas basais que são oblongas e pecioladas, já aquelas da parte superior, são sésseis, lanceoladas e com as margens denteadas.

Floração da campânula
Além de ser uma flor linda e vistosa, a campânula tem uma outra vantagem para quem escolhe plantá-la no próprio jardim, o período de floração, que é bem mais longo que tantas outras espécies.

As flores da campânula aparecem do final da primavera até o início do verão, porém, elas normalmente surgem no segundo ano depois que foram plantadas.

Quando não é época da floração, elas ainda ficam com espigas eretas, mesmo assim com muitas flores grandes, sempre em forma de sino, algumas são normais e outras se apresentam dobradas, as cores variam, podem ser: azul, branca, roxa ou rosa. A diferença de tonalidade dependerá do cultivar.

Campanula_medium-2

A campânula no paisagismo
Não é somente pela sua beleza e o tempo de floração longo que a campânula é escolhida para compor jardins, os paisagistas usam a planta para formação de maciços de bordaduras.

A planta se mostra perfeita para tal. Ela também costuma ser usada para adornar a base de arbustos, forma de jardim que costuma ser usada na composição de espaços clássicos de estilo europeu ou aquela inspirada no campo.

As flores além de lindas e vistosas, são delicadas e concedem ao jardim um toque de sofisticação. Quanto as inflorescências, que são duradouras, podem ser cortadas e com elas podem ser feitos arranjos florais e buquês.

A campânula não fica limitada somente ao uso em jardins, ela também pode ser cultivada em vasos e plantadas em jardineiras. Porém, é importante que se dê uma atenção especial ao tipo de luz que a planta irá receber. O cultivo da flor-de-sino deve ser sob sol pleno ou no máximo, a meia sombra.

O solo deve ser fértil, drenável e principalmente, enriquecido com matéria orgânica. Um outro detalhe importante, ainda sobre o tipo de solo, é que ele deverá ser mantido sempre úmido.

Campanula_medium-4

A campânula vem de um clima ameno, aquele Europeu, subtropical, por isso, não tolera muito bem o clima brasileiro, o tropical. Deste modo, é uma espécie recomendada para o clima do sul e das regiões serranas do Sudeste. Nestes locais, se  observa uma boa vegetação.

A adubação da campânula deve ser quinzenal enquanto ela estiver na fase de crescimento vegetativo e de floração. Isso ajudará a estimular e prolongar o florescimento.

Quando a espécie é daquela que alcança a altura de até 1 m, poderá ser necessário o tutoramento com amarrações e estacas, isso evitará que a planta tombe.

Outro detalhe importante, durante o cultivo dessa espécie, é observar as florações sucessivas, neste caso, é aconselhável cortar as inflorescências velhas.

Se podemos dizer que é uma desvantagem do cultivo da campânula é que apesar de manter uma forma perene, ela começa a perder o vigor e a beleza, depois de dois anos de plantada. Por isso, é recomendado a reforma bienal no jardim.

A campânula se multiplica por sementes, e o tempo que levam para germinar varia de 7 a 21 dias contando a partir do plantio.

Campanula_medium-1

Mais alguns detalhes da Campânula
* É possível encontrar várias tipologias do mesmo gênero espalhadas por várias partes do mundo. A região de origem, é Europa, mas exatamente no Hemisfério Norte, no mediterrâneo europeu. Elas podem ser vistas em jardins e nascendo em campos espontaneamente.

* O nome popular flor-de-sino é o mais usado, isso porque deriva exatamente da forma como as flores da planta se apresentam. Podemos dizer que é uma espécie muito peculiar, isso porque ela possui essa inflorescência em espiga, e as flores se abrem de forma descendente, não de baixo para cima, mas sim, de cima para baixo.

* Vale ressaltar que é considerada a maior vantagem o cultivo dessa flor em jardins o  tempo da sua pós-colheita. Esse período pode chegar a bem 3 semanas, mesmo que as flores se apresentem com baixa longevidade.

* A campânula não é uma planta que requer grandes cuidados depois de plantada, a maior preocupação deverá ser sempre com a forma como é molhada, já que a terra deve estar sempre úmida. É essencial que ela tenha a luminosidade que precisa para que fique bonita, aliás, isso é fundamental.

descanso