Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




acorus gramineus

O junco-japonês, também conhecido popularmente como acorus, mini-cálamo-do-japão, e acoro-gramíneo, é uma planta originária da Ásia e pertence a uma família própria, a Acoraceae.

Trata-se de uma planta herbácea, rizomatosa, que a primeira vista parece uma grama, no entanto, ela não é uma grama verdadeira. Dos seus espessos rizomas surgem folhas lanceoladas, brilhantes, levemente curvadas, aromáticas e de cor verde, na  espécie típica.

No entanto, há diversas cultivares para uso ornamental, com maior ou menor porte, além de folhas mais ou menos fragrantes, variegadas de branco e plantas com folhagem amarela, muito atrativas.

Floresce apenas quando cultivada como planta aquática, tendo o rizoma submerso na água. As inflorescências são do tipo espádice e de cor branca, discretas, localizadas na base da touceira e tem de pouca importância ornamental. Os frutos que se seguem são bagas minúsculas, carnosas, de cor vermelha.

O junco-japonês pode ser cultivado em vasos, como forração para espécies mais altas e em canteiros mistos sob meia sombra, principalmente em áreas com problemas de drenagem.

É uma planta interessante também no entorno de laguinhos e cursos d’água, como planta palustre ou marginal, oferecendo refúgio para a fauna como pequenos peixes e rãs.

Acorus gramineus

Sua folhagem atraente e brilhante e o formato de pequena moita arredondada ajudam a suavizar os acabamentos muitas vezes agudos e pedregosos de lagos artificiais.

Suporta o pisoteio leve e libera um aroma agradável, que lembra tangerina e anis, quando tem suas folhas amassadas. Também pode ser utilizada em terrários fechados, por apreciar a umidade constante.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido permanentemente úmido.

Quando as pontas das folhas se tornam secas e marrons e a planta murcha com frequência é sinal de que o solo está muito seco. Neste caso, acrescente mais matéria orgânica, cobertura morta e irrigue com maior frequência.

Acorus gramineus-1

Nos jardins e em clima quente prefira plantar o junco-japonês sob condições de meia sombra, sob pena de ter uma folhagem com mau aspecto.

Já em Já em lagos e em clima temperado, a condição de sol pleno lhe será benéfica. Sua multiplicação é feita por divisão das touceiras realizadas no fim do inverno.

paisagemneve

Mammillaria bombycina

O cacto Mammillaria bombycina é uma das espécies mais populares entre os colecionadores. É nativa dos estados de Jalisco e Aguascalientes, no centro-oeste do México. Por causa da coleta ilegal, a população selvagem é considerada como tendo um status vulnerável.

É uma planta que se caracteriza pelas hastes densamente agrupadas. Os caules são cilíndricos a globosos, e formam um conjunto de “bolinhas” muito gracioso.

Suculentos e de cor verde, não possuem folhas e seus tubérculos são cônicos a cilíndricos. Em torno do ápice de cada tubérculo há dezenas de espinhos ou pêlos, de cor branca, que dão a este cacto um aspecto lanoso.

Bem no topo do tubérculo podemos verificar cerca de quatro espinhos mais longos, de cor marrom e em forma de gancho. Floresce na primavera, exibindo sobre cada ramo, uma circunferência de flores de cor geralmente rósea, mas que podem ser carmin ou brancas, em forma de funil.

Após a polinização se formam frutos, do tipo baga, de cor rosa esverdeados. Os formatos e texturas dos cactos e suculentas sempre são muito encantadores e, na mammillaria bombycina não poderia ser diferente.

Mammillaria bombycina_1

É uma espécie indispensável aos colecionadores destas plantas e também podem ser cultivados por jardineiros iniciantes que queiram se arriscar com cactáceas, pois costumam ser fáceis de cuidar.

A espécie fica muito bem na composição de jardins rochosos e de efeito árido. São uma ótima escolha para locais com pouca disponibilidade de água.

Gostam de locais um pouco inclinados, que favorecem a  drenagem. Também podem ser plantados em vasos e jardineiras, decorando ambientes internos bem iluminados.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em substratos próprios para cactos e suculentas, ou seja, perfeitamente drenáveis e arejados, e irrigados a intervalos espaçados.

Suspendas as regas no inverno. O excesso de regas ou a deficiência na drenagem do substrato (que pode ocorrer ao longo do tempo por compactação) provocará o rápido apodrecimento das raízes e caules desta suculenta.

Mammillaria bombycina

É uma planta tolerante a temperaturas acima de 4°C, não resistindo à neve ou geadas. Para uma formação mais densa e espinhenta, prefira cultivar sob sol pleno.

Sua multiplicação é feita facilmente por sementes ou por separação dos novos ramos formados no entorno da planta.

Controle de pragas
A principal ameaça para essa espécie é o ácaro vermelho. Para evitar o parasita o cacto precisa ser limpo com uma escova molhada em solução de álcool. É recomendado aktellik (solução a 0,15%).

flor-chuva

Suculenta - Orostachys Boehmeri

A echeveria-pêndula é uma planta suculenta, originária do Japão, que se caracteriza por suas delicadas rosetas de folhas arredondadas, que lembram florzinhas. Seus estolões são de cor clara e crescem em grande número, horizontalmente, com pequenas rosetas que se formam a espaços regulares, de mais ou menos 6 cm, dando assim o aspecto de uma planta aberta, como um tapete rendado.

As folhas são obovadas, firmes, e de cor cinza, com tons de lilás ou vermelho. Elas se reúnem em rosetas globosas, mais ou menos densas, com 2,5 a 5 centímetros de diâmetro.

orostachys-boehmeri

A partir do segundo ano após o plantio, a echeveria-pêndula floresce, geralmente no outono, em longas inflorescências, compactas e eretas, em formato de cone, que surgem do centro de cada roseta com numerosas flores de cor creme. As rosetas que dão origem às flores morrem após a floração, não sem antes dar lugar a novas rosetas.

No paisagismo e na decoração, a echeveria-pêndula é uma suculenta bastante versátil, podendo ser plantada em vasos e jardineiras, que forrados com ela ficam muito graciosos.

Os estolões crescem para fora do vaso, tornando-se pendentes, com uma beleza romântica. Assim, é interessante cultivá-las em vasos e cestas suspensas também, que possam ser admirados do alto.

A pequena altura e a cor cinza arroxeada incomum a tornam uma excelente escolha para composições, usada como forração e preenchimento com outras espécies, seja de suculentas, seja de cactos ou plantas próprias para jardins com pouca necessidade de água.

floração da Orostachys Boehmeri

Tais como terrários, jardins de fada, quadros de suculentas, e outras mini composições que estão tão em alta.

No jardim externo, pelos mesmos motivos, presta-se como forração, adicionando uma textura delicada e cor contrastante para outras espécies. Excelente para jardins áridos, de inspiração desértica e entre paredes rochosas e muros de arrimo.

Como não tolera o pisoteio, não convém utilizá-la em caminhos ou áreas de passagem. É de fácil cultivo, sendo própria mesmo para jardineiros iniciantes e esquecidos.

Seu cultivo deve ser em locais ensolarados, seja sob pleno ou meia sombra, em solo bem drenável e irrigado de forma espaçada, de forma que o solo seque entre as regas.

Ela é bastante sensível ao excesso de umidade, ficando suscetível a doenças fúngicas e bacterianas. Irrigue durante o período da manhã, evitando molhar as folhas, para que até a noite qualquer água empoçada se dissipe.

echeveria-pendula

Esta espécie é bastante tolerante ao frio, podendo sobreviver a temperaturas abaixo de -34° C.

Durante o inverno, seu crescimento cessa, retomando durante a primavera. Em locais muito secos e quentes, ela se desenvolve melhor sob meia sombra.

Já em clima temperado, é melhor cultivá-la sob sol pleno e assim obter rosetas mais densas e bonitas.

Sua multiplicação é feita por enraizamento das folhas na função de estacas e divisão de touceiras, na primavera.

folhas-9

planta herbácea

Planta herbácea é a designação atribuída a espécies vegetais que possuem um porte herbáceo. Estas espécies caracterizam-se pela presença de caules não lenhosos e bastante flexíveis, normalmente apresentam caules de cor verde que podem ser dobrados sem quebrar, no entanto, são muito fáceis de cortar, basta usar uma unha.

Esta categorização baseia-se numa classificação que tem por base o aspecto dos espécimes. A caracterização oposta denomina-se por planta lenhosa, sendo que esta possui crescimento secundário com o surgimento de lenhina.

Algumas plantas herbáceas possuem crescimento secundário, mas este não ocorre durante o seu desenvolvimento, isto é, o seu caule não se torna mais grosso à medida que cresce.

Existem inúmeras espécies diferentes que caracterizam este grupo, podem apresentar flor ou não, podem possuir muitas folhas ou apenas algumas, podem ser, por exemplo, bambus ou orquídeas.

Quase todas as espécies de herbáceas são usadas no paisagismo devido as suas características de crescimento e devido ao seu aspecto.

Outra característica que algumas destas plantas possuem é a capacidade de manterem o solo unido evitando a erosão, uma vez que algumas produzem um grande número de raízes que lhes permite fixar o solo.

Tudo o que é uma erva não é uma árvore. Aprenda a identificar os diferentes tipos de plantas que a natureza coloca á nossa disposição.

herbacea-

As plantas herbáceas
Do ponto de vista botânico, “as ervas” designam todas as plantas que não formam madeira e que têm apenas tecidos tenros. Como por exemplo, as primaveras, os tomates, os fetos. Naturalmente, a erva no sentido corrente, ou seja, as plantas da família das gramíneas (as festucas, os miscanthus, o trigo, etc.) é uma planta herbácea.

Do mesmo modo, as bananeiras, os bambus e as palmeiras são, no plano botânico, apenas ervas. Para além destas plantas específicas, as plantas herbáceas atingem raramente grandes tamanhos,  se compararmos com as árvores.

Além disso, as plantas herbáceas podem viver um ano ou mais. Se viverem apenas uma estação (como os tomates ou as rosas da Índia) são chamadas anuais. Se viverem dois anos (como a digital comum) são bi-anuais. E quando vivem vários anos, são vivazes, perenes ou ainda perpétuas.

Existem vivazes de curta duração de vida (o goivo, os agastaches, o funcho-vivaz) : são perenes mas na prática, devem ser substituídas cada dois ou três anos.

Pinus_Aristata

As árvores
A situação é felizmente menos complicada do que as plantas herbáceas. Uma árvore vive muitos anos. O pinheiro como o rabo-de-raposa (Pinus aristata), é muitas vezes considerada a árvore com maior longevidade… e ao mesmo tempo a que cresce mais lentamente.

Os arbustos
Estão nesta categoria as inúmeras plantas que se encontram entre as plantas herbáceas e as árvores.

Os arbustos formam madeira: basta cortar um tronco de lavanda para ver as marcas do seu crescimento, como no carvalho ou no pinheiro. Mas os arbustos permanecem com uma dimensão bem menor do que as árvores.

Em geral, classifica-se como árvores as que têm dimensões superiores a 6 m, e nos arbustos ou nos outros vegetais. Esta distinção é arbitrária e não corresponde a qualquer realidade na natureza.

Por exemplo, alguns arbustos são verdadeiras árvores (o lírio-da-Índia, ou Lagerstroemia, atinge 8 m em condições excepcionais) enquanto algumas árvores pelo contrário só podem permanecer no estado de arbustos se a situação for desfavorável.

Lagerstroemia

Para complicar as coisas, o nome de algumas plantas contém a palavra “árvore” enquanto se trata às vezes de arbustos, ou mesmo de plantas herbáceas. A árvore aos faisões (Leycesteria), a hortelã em árvore (Escholtzia) ou a árvore de borboletas (buddleia) não são verdadeiras árvores, enquanto a árvore aos lenços (Davidia) é uma autêntica árvore.

Clematite

As lianas ou plantas trepadeiras
Formam talos finos em  comprimento. Uma grande clématite nunca excede 1 cm de diâmetro, e uma venerável bignone pode atingir 10 cm de diâmetro. Na natureza, as lianas correspondem a plantas que se  penduram nas outras para ir procurar luz. As lianas também podem ser anuais.

lírio-do-campo

As plantas com bulbo
Têm reservas subterrâneas carnudas, como a cebola e a tulipa. A forma da reserva é muito variada no plano botânico e de acordo com o caso, assim falamos de rizoma ou de tubérculo.

Não é preciso conhecer estas diferenças em detalhe. Saiba simplesmente que em todos os casos, a planta armazena reservas debaixo da terra e que para manter-se, deve poder reconstituir as suas reservas cada ano.

Agora, certamente você já conhece bem as características de uma árvore, uma trepadeira, uma planta herbácea, um arbusto.

Então aventure-se e plante algumas sementes ou então procure a floricultura mais próxima e adquira um lindo vaso da sua flor preferida.

cachoeiraarcoiris