Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Miltonia Clowesii

Fatores como limpeza, organização, boa ventilação, esterilização dos materiais de corte, evitar acúmulo de água, isolamento de orquídeas doentes e observação diária das condições de sua orquídea são essenciais.

Algumas vezes não tem jeito e somos obrigados a tomar medidas urgentes, como o uso de agrotóxicos ou ainda os meus preferidos remédios caseiros. Tem gente que utiliza, mas eu não recomendo usar agrotóxicos pois para mim cada orquídea é como se fosse uma verdadeira jóia.

Portanto gostaria de lhe passar algumas receitas de remédios que utilizo e que tenho certeza poderão lhe ajudar também:

Remédios Caseiros
Faça soluções com estes remédios e pulverize as orquídeas, se o problema persistir repita o procedimento 1 semana depois.

Pimenta do Reino
Repelente contra pulgões, ácaros e cochonilhas.

Receita: 100g  de  pimenta-do-reino em 1 litro de álcool.
Deixe por 7 dias. Ferva 1 litro de água com 60g de sabão de coco. Deixe esfriar e junte duas soluções. Separe 250 ml desta solução, coloque em 10 litros de água e pulverize.

Sabão
Atua contra pulgões, ácaros, brocas e formigas.

Receita: 1kg de sabão picado, 3 litros de querosene, 3 litros de água.
Derreter o sabão picado numa panela com água. Quando estiver completamente derretido, desligue o fogo e acrescente o querosene mexendo bem a mistura. Em seguida, para sua utilização, dissolva 1 litro dessa emulsão em 15 litros de água, repetindo a aplicação com intervalo de 7 dias.

Calda de Tintura de Fumo
Atua contra insetos que gostam de mastigar as folhas.

Ferva 100g de fumo de rolo picado em um litro e meio de água, acrescente uma  colher de chá de sabão de coco em pó e borrife as plantas infectadas.

Canela em pó
Atua contra doenças causadas por fungos, como exemplo a podridão negra.

Remova a parte afetada com margem de segurança, isto é, ao cortar a lesão, inclua uma pequena porção de planta sadia.

Isto diminui a possibilidade de deixarmos tecido contaminado sem que esteja apresentando sintomatologia.

Coloque a canela em pó na porção remanescente da planta. Para melhor fixação da canela, use pasta de dente kolynos, não em gel aquelas brancas.
Pasta de dentes é boa para cicatrização, mas utilize com cuidado.

miltonia

Mais Dicas: Plantas amigas das orquídeas
Muitas pessoas exageram em produtos químicos no combate a pragas e insetos sem saber que existem alternativas naturais para combater o problema. Portanto aqui vão mais algumas dicas sensacionais para você.

Algumas  plantas  possuem a  propriedade de repelir agentes nocivos, já outras plantas funcionam como um abrigo aos inimigos dos insetos favorecendo assim suas orquídeas.

Por exemplo, você sabia que plantar hortelã próximo de sua orquídea repele formigas, evitando que você precise aplicar aqueles produtos? E você sabia que a cebolinha verde é capaz de repelir pulgões e lagartas?

É possível criar um ambiente de ajuda mútua entre as plantas, uma protege a outra de agentes nocivos e você terá um jardim cheio de harmonia. É realmente um assunto fascinante esta amizade entre as plantas.

folhas caindo outono