Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rapo_de_rabosa_1

A palmeira-rabo-de-raposa é uma bela espécie australiana, de origem restrita à pedregosa faixa de Melville, na região nordeste de Queensland e se destaca por sua grande imponência e beleza, sendo bastante usada com fins ornamentais e paisagísticos.

O nome científico dado a este tipo de palmeira é uma homenagem a um aborígene chamado Wodyeti, que era uma grande conhecedor da fauna e da flora existente na região de Queensland (Austrália).

A palmeira rabo-de-raposa é uma espécie vegetal que pertence a família botânica Arecaceae. Esta palmeira foi descoberta há pouco tempo, por volta da década de 80 (no ano de 1983), o que acaba passando um ar de novidade na decoração dos jardins e ambientes, pois a mesma só entrou no mercado para ser utilizada por paisagistas e ornamentadores no ano de 1995.

Uma curiosidade ocorrida com a Palmeira Rabo de Raposa é que apesar de ser conhecida pelos especialista a pouco tempo e de estar espalhada por todo o mundo, sendo cultivada em diversas partes, o governo da cidade de Queensland mantém a espécie em uma lista de plantas ameaçada de se extinguir, pois existe uma imensa procura pelas sementes dessa palmeira.

palmeira-rabo-de-raposa

Características da palmeira rabo-de-raposa
Esta palmeira está em grande evidência por ser uma planta extremamente ornamental e poder ser cultivada a pleno sol. É uma palmeira muito bonita e passa um ar de nobreza e requinte aos locais onde a mesma é cultivada.

É uma espécie vegetal de grande porte, apresentando uma altura média de 8 m, no entanto já foram encontradas palmeiras rabo-de-raposa com altura em torno de 20 m de altura.

O caule da palmeira rabo-de-raposa se caracteriza pela grande elegância, possuindo cor tendendo para o cinza e com dilatação próximo as pontas, com um aspecto que lembra uma garrafa.

As folhas desta planta são pinadas e possuem um aspecto plumoso (plumas) que recordam o rabo de uma raposa. Com esse aspecto excêntrico, a folhagem se destaca por sua beleza e característica ornamental, além de ser uma das palmeiras que possuem a folhagem mais plumosa que existe.

As folhas desta espécie vegetal são de tamanho muito grande, chegando a ter um tamanho de 3 m de comprimento.

As flores da palmeira rabo-de-raposa apresenta flores de cor branca e uma palmeira consegue gerar sementes com boa condição de fertilidade.

Os frutos possuem formato oval e são de cor vermelho, possuindo somente uma semente que pode ser usada para a propagação desta bela planta.

palmeira-rabo-de-raposa-2

Cultivo
A palmeira rabo-de-raposa é uma planta típica de clima tropical, mas se adapta com facilidade aos locais que possuem clima subtropical.

Se caracteriza por ser uma espécie vegetal resistente, pois não apresenta problemas com condições climáticas, tolerando o frio, geadas de leve intensidade e até mesmo a maresia das regiões litorâneas, sendo facilmente cultivada por todas as regiões do Brasil. Devido a sua origem, esta palmeira chega a resistir períodos de seca.

A palmeira rabo-de-raposa apresenta um crescimento muito intenso e rápido quando cultivada nas condições ideais: clima quente, sob o sol pleno e com uma boa quantidade de água disponível.

Por isso, a planta precisa ser regada constantemente, com o solo ficando ligeiramente úmido para o bom desenvolvimento desta palmeira. Além disso, é bom que o solo apresente uma boa condição de drenagem para realizar a boa absorção da água, de forma que não fique encharcado quando ocorre a rega, para minimizar a possibilidade de acontecerem a incidência de fungos.

O solo precisa ser rico em nutrientes, e para manter essa condição deve ser aplicada   uma boa quantidade de adubo orgânico, para que a Palmeira Rabo de Raposa não sofra com a falta de nutrientes, mantenha o crescimento adequado e a palmeira seja uma planta saudável.

rabo-de-raposa

O uso da palmeira rabo-de-raposa
De uma maneira geral essa espécie vegetal, graças ao seu porte, é utilizada para o cultivo em ambientes externos e abertos com muito sol disponível para que a planta possa crescer bem e saudável, no entanto pode ser cultivada em ambientes interiores, de forma que tenha uma tamanho reduzido, no entanto o local precisa ser bem iluminado para que a planta se mantenha viva e bonita.

Para que isso ocorra, seria cultivada em vasos, que acaba limitando o crescimento da planta, permitindo que ela fique sendo cultivada em varandas e terraços, dando vida e beleza ao local.

Devido ao seu grande porte, a palmeira rabo-de-raposa não é indicada para o plantio domestico, a não ser que seja em vasos.

Esse tipo de palmeira está se tornando popular pelo seu uso ornamental e paisagístico, e por sua grande facilidade a se adaptar a diferentes climas e condições de solo e conseguir se desenvolver de forma plena e adequada.

Para efeitos ornamentais e paisagísticos pode ser cultivada de forma isolada, em grupos e em fileiras.

A palmeira rabo-de-raposa quando cultivada em grupos de plantas, consegue desenvolver um efeito visual muito bom ao ambiente, sendo considerado por muitas pessoas como deslumbrante, devido a grande beleza da folhagem desta espécie vegetal.

rabo-de-raposa-2

Propagação da palmeira rabo-de-raposa
Sua multiplicação é através da dispersão das sementes geradas pelas flores das plantas em locais aptos para o cultivo..

As suas sementes se caracterizam por apresentarem grande qualidade e um alto poder germinativo. Além disso, a planta possui um alto grau de adaptação a condições de clima e de solo, o que permite que a semente germine com grande facilidade, fazendo com que o processo germinativo leve êxito.

folhas-9