Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




palmas

Flores de corte são aquelas que são vendidas sem as raízes e dentro do vaso e com substrato pronto.

Vamos à pequenas dicas como como conservá-la por mais tempo. Sim é possível, mas primeiro é necessário dominar alguns segredos. Nada complicado para manter as suas flores de corte mais tempo lindas.

Vamos ás dicas
A regra básica para se conservar por mais tempo as flores de corte está na hora da escolha, pegue aquelas que estão sem machucados. Busque sempre pelas mais bonitas. Mas, não fique atento somente ao que se vê de cara, confira os detalhes, como se existem flores murchas ou se o caule do arranjo não está saudável. Tenha atenção se elas estão com algum tipo de mancha que pode indicar que estão doente.

As flores com botões também são sempre bem-vindas porque poderão durar muito mais que as outras.

Caso alguma flor murcha ou com os problemas citados acima tenha fugido dos seus olhos, quando chegar em casa, retire-a imediatamente do ramo.

Escolher as flores certas também ajuda aumentar o tempo de conservação. Algumas espécies duram mais. Veja alguns exemplos: cravos, helicônias, alpínias, copo-de-leite, antúrio e lisianto. Gérberas naturalmente duram entre 3 e 5 dias, assim como as rosas.

flores-de-corte

Como cuidar para conservar por mais tempo as flores de corte
Como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”. No caso das flores de corte tem que se prevenir logo que chegar em casa para não começar a “perder”.

Imediatamente a embalagem que envolve as flores deve ser retirada e o processo deve ser feito com muito cuidado para não estragar as plantas. Essa embalagem quando não retirada acelera a morte das flores porque abafa o caule.

As flores depois devem ser colocadas em um vaso muito limpo e com água limpa também.

Antes de colocá-las na água faça um corte na diagonal de poucos centímetros no caule. Esse processo é para facilitar a planta na absorção de água. Mas, muita atenção, o corte deve ser feito sem esmagar ou rasgar parte do caule. Não pode fazer em modo como se tivesse saindo uma lasca. Se acontecer isso o resultado será o contrário, acabará acelerando o processo de apodrecimento do caule.

Por mais lindo que você ache o seu arranjo de flores repleto de folhas, elas deverão ser retiradas. As folhas dentro da água apodrecem rapidamente e no dia seguinte você corre o risco de ter o vaso com cheiro ruim.

Conforme os dias forem passando e algumas pétalas aparecerem murchas, retire-as imediatamente.

As flores de corte para durarem por mais tempo não podem ser expostas a temperaturas extremas e isso inclui ar condicionado. Assim como não devem ficar próximas as janelas recebendo grande intensidade de vento. Somado a esses fatores, a umidade do ar também faz com que as flores morram mais rápido.

O lugar ideal para que as flores de corte durem por mais tempo é na sombra e com clima ameno.

flores_2

Dicas valiosas para manter as flores de corte vivas por mais tempo
A água do vaso deve ser trocada a cada 2 dias, sempre com muito cuidado para não danificar as flores.

Pode usar também um segredinho, deixar a água mais “saudável”, para isso, deverá comprar em floriculturas ou em loja especializada em jardinagem, conservantes que podem ser na versão líquida ou em pó.

Atenção: peça o produto específico para plantas de corte. Esse produto mantém os micro-organismos longe da água da sua planta. Aumentando consideravelmente o tempo de vida dela.

Erros comuns que acabam acelerando a morte das flores
Não é verdade que a água gelada faz bem para planta, pelo contrário, as flores podem não suportar o choque térmico.

Assim como é um erro colocar pedras de gelo sobre e dentro do vaso com as flores com intuito de aumentar o tempo de vida. Outro erro, você causa uma mudança climática brusca e acelera o apodrecimento do caule.

Esquecer o vaso com o arranjo de flores de corte em lugar onde bate sol forte, que tenha ar condicionado ou que tenha forte corrente de ar.

Não trocar a água a cada 2 dias, no máximo, esses dias podem chegar a 3, mais que isso a planta não resiste.

Não retirar a embalagem que veio envolvida as flores.

flores de corte

Mais dicas para cuidar das fores
No caso das rosas retire todos os espinhos e faça isso com cuidado para não machucar o caule da planta. De preferência, faça isso com parte do caule mergulhado na água. O mesmo processo deve ser observado ao retirar as folhas.

Faça “conservante caseiro”: a mistura deve ser de um litro de água com uma pitada de açúcar e mais, meia colher de (café) de água sanitária e mais um comprimido de aspirina infantil amassada. Você pode guardar o que sobrou e deixá-lo dentro da geladeira. Porém, antes de usá-lo deixe fora para que fique na temperatura ambiente.

A cada troca de água que deve acontecer a cada dois dias um pequeno pedaço do caule deve ser recortado como já recomendado, na diagonal e com cuidado para não machucar.

Em dias de muito calor você pode borrifar bem pouca água sobre as flores. Faça isso somente no início do dia ou no fim do dia quando a temperatura estiver mais baixa. As flores quando estão úmidas não devem ficar expostas ao sol.

Não coloque nada de estranho ou recomendação que você não tem certeza da procedência dentro da água das suas flores.

Viu como é simples “dar” mais dias de vida para a suas flores de corte? Basta ter paciência e seguir as regras. É muito importante que ao manuseá-las você faça isso com muita atenção e cuidado.

E que a tesoura ou faca escolhida para usar na hora de cortar um pequeno pedaço do caule para colocar as flores na água seja bem afiada.

neve

orquidario14

Atualmente são várias as espécies de orquídeas que existem. Muitas delas são resultados de experimentos e são consideradas espécies híbridas (a junção de dois ou mais tipos de plantas).

A dada a essa grade variedade de orquídeas os cuidados que elas exigem também podem ser muitos e ao mesmo tempo diferentes para cada tipo de planta. Por isso é necessário ficar atento aos tipos de cuidado que cada tipo de orquídea requer, para que elas cresçam saudáveis e floresçam sempre.

Confira abaixo algumas dicas de como cuidar de orquídeas ao escolher as plantas para o teu orquidário:

– Procure saber se o tipo de orquídea escolhido se adapta bem a temperatura do local onde você mora.  Algumas plantas são próprias para temperatura mais secas, outras se adaptam melhor ao frio e algumas só florescem se tomarem no mínimo três horas de sol ao dia. Por isso mesmo é preciso saber quais plantas são mais propícias para o cultivo no clima predominante de tua cidade antes de investir na compra das mesmas.

– Verifique também o numero de vezes que cada planta deve se regada. Você sabia, por exemplo, que é bem mais fácil matar uma planta pelo excesso de água do que pela falta dela?

– Verifique o tipo de adubo ideal para cada tipo de planta. A maioria dos substratos já vem com adubo e fornecem as condições e vitaminas necessárias para o cultivo de orquídeas.

– Tenha paciência. O cultivo de plantas é algo que deve ser feito com muita paciência. Isso porque os resultados que você espera (seja desde o crescimento, até mesmo a floração) não acontecem de imediato.

Muitas orquídeas costumam dar flores apenas uma ou duas vezes ao ano e isso só acontece se os cuidados com a mesma forem frequentes e se as condições escolhidas para o cultivo também forem favoráveis.

Beallara Marfitch

Mas o que é um orquidário?
Um orquidário é um local onde se pode cultivar, armazenar e observar orquídeas, assim como alguns outros tipos de plantas como as samambaias, avencas, que são plantas epífitas (plantas que vivem em cima de outras plantas, porém sem hábitos parasitas, utilizando-as somente como apoio).

O orquidário é um ambiente que  pode ser criado em qualquer lugar que ofereça as condições necessárias, e você pode conseguir montar um desses espaços até mesmo dentro de casas e apartamentos, além de jardins e outros espaços à “céu aberto”.

Montar um orquidário pode parecer uma tarefa difícil (principalmente para aqueles que não possuem muito conhecimento quando o assunto é lidar com plantas), porém, basta ter as ferramentas e o ambiente necessário (como já dito acima) para que você consiga ser bem sucedido nessa tarefa.

E o melhor de tudo é que no final de todo o trabalho você terá um espaço  que te fará se sentir mais conectado com a  natureza.

Mas como conseguir criar esse novo espaço, dentro ou fora de casa, e quais são os cuidados necessários? Continue lendo o nosso texto para saber essas e outras informações a respeito dos belos espaços que são os orquidários.

Como fazer um orquidário?
As orquídeas são plantas que se adaptam à ambientes internos e externos, por isso, pense bem qual ambiente da tua casa oferece o melhor espaço para montar o teu orquidário.

Por exemplo, não ideal montar um orquidário dentro de casa, se você possui um espaço aberto na mesma (quintal ou jardim) que ofereça melhores condições para que a plantas cresçam e floresçam.

dendrobium thyrsiflorum (Medium)

Confira algumas outras dicas logo abaixo que vão te ajudar a começar um orquidário da maneira mais correta:

Faça seu orquidário com essas dicas
– primeiro escolha um local apropriado.

– jardins, quintais e espaços bem iluminados dentro de casa são alguns dos locais que oferecem melhores condições para um orquidário;

– procure não deixar os vasos em contato direto com o solo, orquídeas tendem a atrair lesmas e alguns insetos;

– o ideal é que você posicione os vasos em cima de tábuas, prateleiras e outros objetos que sirvam de suporte;

– evite colocar pratinhos nos vasos de plantas. As orquídeas não gostam de manter um contato frequente com a água;

– defina o tamanho de seu orquidário junto com o tamanho do espaço escolhido. Tenha em mente que em espaços  acima de 16 m² podem acomodar mais de 100 orquídeas.

– escolha bem o tipo de cobertura para o teu orquidário. Leve em consideração o clima do local onde reside e as necessidades dos tipos de orquídeas cultivadas.

Por exemplo, em locais chuvosos é necessário investir em uma cobertura que proteja as plantas da chuva, em locais mais quentes será necessário investir em uma cobertura que não transforme o teu orquidário em uma estufa para que as plantas não morram;

– Fique atento as necessidades de cada espécie de orquídea, por isso será necessário que o teu orquidário seja adaptado para atender especificamente cada uma dessas necessidades, sem prejudicar as outras plantas.

Esses são alguns dos cuidados básicos que você deve ter e pensar antes de começar a montar o teu orquidário, é obvio que toda estrutura do mesmo é importante (tanto em espaços internos como externos), porem deve pensar também nos tipos de orquídeas que você deseja cultivar, afinal, cada tipo de planta pode exigir um tipo de cuidado diferente para que o teu orquidário fique da maneira como você deseja.

casinha na chuva

cacto

Para se fazer mudas de cactos, o método menos demorado para ver os resultados, é o da estaquia.

Estaquia são pedaços da planta matriz ou, aproveitamento dos filhotes que brotam desta planta mãe. Para esse método é preciso alguns cuidados básicos:

Ao cortar a estaca, o tecido cortado fica lesado, e antes de entrar em contato com a terra do substrato, é preciso que ele cicatrize, evitando assim,  a sua podridão por  eventuais ataques de fungos e bactérias.

Para isso é preciso deixá-lo em bandejas à sombra, em local protegido de umidade, até a formação de uma película protetora, cobrindo totalmente a parte cortada.

Uma vez cicatrizada a ferida, a estaca já estará pronta  para ser colocada num substrato feito com areia, casca de arroz carbonizada ou perlita.

Depois das estacas colocadas nesse substrato, cobri-las  com plástico e manter mais ou menos constante a umidade.

Quando notar que  as estacas enraizaram, transplantá-las em vasos  individuais, tomando o cuidado de não enterrá-las  mais que quatro cm de profundidade, isto para as estacas grandes.

O substrato poderá ser feito com cascas de arroz carbonizada, areia ou pó de coco, mantidos levemente umedecidos.

Nesta fase, quanto maior for a estaca, menor a umidade que ela irá requerer, pois sendo de grandes proporções, terá reservas  de água suficientes em seus tecidos, até o seu brotamento.

suculenta

Modo de preparar
Cheio os vasos com o substrato mencionados, Fazer um sulco com os dedos e colocar a estaca, sem  apertar muito, apenas fixando-a.

Para melhorar a sustentação da planta. Distribuir na superfície do substrato,  uma camada de cascalho fino,  (esses utilizados nos fundos dos aquários) ,  O cascalho além  de melhorar a fixação da planta , irá ajudar na aeração  do solo e poupará a perda de água por evaporação.

Evitando também a formação de acúmulos de água junto ao pé da planta, o que propicia o desenvolvimento de podridão do colo, uma doença fatal para os cactos.

Adubação
A adubação deverá ser realizada uma vez por mês. Poderá ser feita com adubo foliar ou granulado. Porém, se utilizar adubo granulado, este deverá ser totalmente dissolvido em água antes da aspersão, pois os grânulos do adubo em contato com as raízes, ou mesmo com a membrana do tronco dos cactos, fazem com que esses, por serem muitos sensíveis às concentrações dos sais minerais dos fertilizantes, venham sofrer queimaduras e mortes.

Pragas mais comuns
Insetos costumam atacar e devorar os cactos, em viveiros e jardins:
Cochonilhas – Aplicar óleo de nim ou chá da alamanda.
Ácaro vermelho – Aplicar óleo de nim ou chá da alamanda.
Caracóis e lesmas – Usar iscas para lesmas, encontradas em lojas que vendem produtos veterinários.

Nota
A incidência maior desses ataques ocorre juntamente como o período chuvoso.

beijaflor

rosas vermelhas

Todas as plantas precisam de cuidados especiais, umas mais do que as outras. Algumas são perfeitas para as pessoas “preguiçosas” ou quem não tem muito tempo para doar ao cultivo. Porém, menos ou mais todas elas precisam ser cuidadas com a devida atenção e observando detalhes, como o tipo de rega, hora do adubo, etc.

E não seria diferente com as rosas, elas também precisam de cuidados que chamamos de básicos para desabrocharem lindas e conseguir manter as suas folhas sempre verdinhas e saudáveis.

Alguns cuidados são considerados fundamentais para que o cultivo das rosas dê certo e elas não morram logo no primeiro ano. Veja quais são eles e os aplique na hora de cuidar das roseiras.

Atenção na hora da poda da roseira
Quem gosta de plantas e tem o hábito de cultivá-las sabe muito bem da importância da poda. É essencial para que qualquer espécie cresça saudável e bonita. Porém, não é qualquer momento que a poda deve ser feita. Para cada planta é fundamental respeitar a hora certa de realizar a poda.

No caso das rosas, a primeira pode só deverá ser feita quando completar um ano que foi feito o cultivo. Deste ano em diante, a poda deve repetir-se sempre na mesma época e todos os anos.

rosas

Vale ressaltar que os períodos mais adequados para se plantar uma roseira são os meses de julho e agosto.

Considere também a necessidade do que é chamado de poda de limpeza, essa deverá ser feita longo depois que passar a primeira floração da sua roseira. O correto é corta abaixo do botão entre duas ou três folhas e observe que o corte deve ser feito na diagonal.

É graças a poda que a roseira terá um lindo período de flores.

Combate as pragas que atacam roseiras
Cuidar para manter as pragas bem longe das roseiras é um cuidado básico. Bem 5 tipos de pragas atacam as roseiras, são elas: a larva minadora, os ácaros, os tripes, os pulgões e a cochonilha.

Para manter essas pragas bem longe da sua roseira será necessário comprar um inseticida específico (perguntar na loja) e outras maneira alternativa é o uso da calda de fumo. Essa “inseticida” caseira é bem menos tóxica do que o produto industrializado.

Os responsáveis pelas doenças que podem até mesmo matar as suas roseiras são: ferrugem, pinta preta, míldio, fungos e mofo branco. Todos esses problemas são desencadeados pelo excesso de umidade que a roseira está exposta. Neste caso, somente com o uso correto de um fungicida será possível acabar com o problema.

rosa cor laranja

Dicas de cuidados básicos com o cultivo das rosas
* A rega das rosas: de quando você planta uma muda de roseira até que as primeiras rosas apareçam, a rega deve ser diária. Passado esse período, a rega passa a ser somente duas vezes na semana quando o inverno chegar, o mesmo na época seca. As roseiras devem ficar entre uma rega e a outra com a terra parecendo um pouco seca.

* Os ambientes e a temperatura que as roseiras gostam: elas gostam muito de sol e para crescerem fortes e sadias devem ser expostas ao sol pelo menos 6 horas diárias e no máximo 7. O lugar deve ser arejado e a temperatura que as roseiras gostam é a que varia entre 25 e 30 graus.

* A importância do adubo: toda planta precisa de adubo, no caso das roseiras, escolha três vezes no ano: de preferência o primeiro após a poda anual, entre os meses de novembro e dezembro faça o segundo e o terceiro e último em janeiro ou em fevereiro.

O melhor para adubar a sua roseira são os resíduos orgânicos de composto animal. Lembre-se que o correto é colocar o adubo dando uma distância razoável entre as raízes e o caule. E a rega depois da primeira vez que você adubar a roseira no ano deverá acontecer duas vezes na semana, passando a uma única depois que as flores chegarem.

* A reprodução das roseiras também faz parte dos cuidados básicos: você pode escolher entre duas técnicas disponíveis para fazer a reprodução da roseira – estaquia considerada menos eficiente porque pode ter problemas para o enraizamento da planta e a outra é a borbulhia, essa é a técnica adotada pela sua maior eficiência em conseguir a reprodução.

rosa amarela

Algumas curiosidades sobre as rosas
Uma das rosas que tem a maior variedade são as vermelhas. Elas variam, principalmente, no tamanho. É possível encontrá-las com somente 45 cm. E segundo os cultivadores, quanto menores elas são mais fácil é de plantá-las e que elas cresçam logo.

Sendo que essas menores podem ser cultivadas em vasos ou canteiros. Uma boa opção para quem tem pouco espaço.

Aprenda como cultivar rosas
* Observe o solo onde será plantada a roseira, é imprescindível que ele seja rico sem húmus, preferível que seja argiloso, podendo ser de outra forma, sem problemas.

* A cova para receber as mudas de rosa devem ter de profundidade 30 cm.

* Uma vez colocada a muda a terra deve ser colocada gradualmente, começando fazendo a volta na raiz.

* O horário ideal para regar as mudas é ao meio-dia, quando o sol está mais forte. Depois que a floração começar, as regas devem limitar-se ao período de seca.

* Quando a sua roseira der a primeira flor, aplique o fungicida. Prevenir é a melhor solução.

rosa trepadeira

Cultivo de roseira no vaso
* Escolha um vaso que tem o tamanho ideal para o tipo de roseira que está sendo plantada, em relação ao tamanho que ela alcançará.

* A cada 15 dias coloque adubo líquido na terra, use a dose que é orientada no rótulo do produto.

Cultivo de roseira no jardim
O canteiro deve ser feito com pelo menos 8 dias de antecedência da data do plantio.
* Faça a mistura 10 litros de esterco de gado e mais 10 litros de terra vegetal. Faça essa mistura e guarde com 60 dias antes de usá-la.

* No momento de usar a terra, acrescente farinha de ossos, 100 gramas. Misture bem.

* Antes de colocar as mudas mexa bastante a terra.

rosa rugosa

O que pode acabar matando a sua roseira:
* Exagerar na quantidade de água durante a rega.
* A roseira deve ser regada com água na temperatura ambiente e nunca com água fria.
* Enquanto ela estiver se adaptando não deve ser trocada de lugar.
* Uso de inseticidas sem a orientação de um profissional.

chuva-4