Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




írisdapraia

Íris-da-praia, planta conhecida popularmente também como: íris caminhante, planta-dos-apóstolos, doze-apóstolos,  lírio-branco-das-pedreiras e lírio-branco-das-pedras, é uma planta da família Iridaceae e uma espécie perene, rústica de clima tropical e subtropical, originária da América do sul,  Com altura entre 40 a 90 cm.

Trata-se de uma planta herbácea, de floração e folhagem decorativa. Com fortes rizoma que saem folhas de cor verde, laminares, em disposição de leque.  Na primavera e verão, despontam hastes eretas, que surgem do meio da folhagem e sustentam  flores muito delicadas.

Cada flor da  íris-da-praia tem três sépalas brancas, horizontais, com rajados de marrom na base e três pétalas recurvadas. Por estas pétalas diferenciadas, muitas pessoas confundem a  íris-da-praia com orquídeas.

As flores são efêmeras, durando apenas um dia. Após a floração, as hastes florais pendem e podem tocar o solo, enraizando e formando novas mudas.

Neomarica_gracilis

No paisagismo a íris-da-praia é de fácil manutenção e muito ornamenta; Com folhas brilhantes e estrutura entouceirada e pode ser utilizada em maciços e bordaduras, preferencialmente sob meia-sombra. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras.

No paisagismo a íris-da-praia é de fácil manutenção e muito ornamenta; Com folhas brilhantes e estrutura entouceirada e pode ser utilizada em maciços e bordaduras, preferencialmente sob meia-sombra. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras.

Em projetos de paisagismo a íris-da-praia é excelente para ser cultivada em:
* Jardim no estilo contemporâneo;
* Jardim no estilo tropical;
* Jardim no estilo clássico;
* Jardim de inverno;
* Jardim de pedras;
* Jardim vertical;
* Pórticos;
* Praças.

iris

Há inúmeras formas de introduzir a íris-da-praia na decoração, para a composição com harmonia no ambiente, tais como:
* Bordadura, em bordas de edificações;
* Maciços, em gramados;
* Conjunto ao longo de alamedas;
* Forração sob arvores;
*
Envasada em ambientes internos e externos;
* Planta palustre próximo á lagos, piscinas, espelho d’água;
* Junto a taludes e grandes pedras;
* Confecção de arranjos florais, (folhas).

iris

Devido a íris-da-praia apresentar floração de cor branca, a planta se integra com mais facilidade a todas as espécies, facilitando na escolha, projeto e cultura do jardim porem deve-se observar o conjunto de cores entre si. Vermelha, laranja, amarela, ou: Roxo, azul, ou: Rosa, vermelha.

Dicas para o cultivo saudável da íris-da-praia:
* Adubação: é necessário adubar a planta a cada 2 meses na primavera e verão e cada 3 meses no outono e inverno, pois na carência de alguns nutrientes, a planta apresenta sinais como: pragas, amarelamento e pintinhas pretas;
*
Adube com fertilizante mineral NPK 04-14-08;
* A multiplicação se dá em formação de brotos onde as hastes antigas tendem a parar de florir e formar os novos brotos; Onde cada broto enraíza e forma uma nova planta; É um processo demorado, pois os brotos têm crescimento lento;
* Regue a planta  1 vez na semana;
* Cultive sob meia sombra ou sombra;
* Cultive em solo fértil e bem drenado, enriquecida com composto orgânico e areia;
* Realize limpeza da planta, retire folhas e raízes velhas, para revitalizar a planta;
* Mantenha o solo sempre úmido, misturando grama seca ou palha de arroz á terra.;
* Conheça os pontos cardeais, de seu jardim, desta forma irá cultivar suas plantas no local mais indicado para cada uma delas.

Siga estas dicas de cultivo e a íris-da-praia, ficará livre de pragas e doenças, e se manterá com a aparência exuberante, acrescentando vida, na decoração do ambiente.

barcos

Flores

Ave-do-paraíso (Strelitzia)

Quando pensamos em flores nos lembrarmos delas em sua forma colorida e vistosa, porém, esta característica é apresentada apenas por alguns tipos. Há flores que ficam bem pequenas e esverdeadas, como, por exemplo, as flores de gama.

Função
Apesar de contribuírem com a beleza da natureza, principalmente durante a estação da primavera, a existência das flores possui um objetivo reprodutivo: contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgir e crescer.

Composição
Uma flor simples é composta por sépalas e pétalas. A função das sépalas é proteger a flor quando ainda está em botão (fase inicial do desenvolvimento), ou no momento em que se fecha, à noite.

As pétalas coloridas têm o papel de atrair os insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor da mesma espécie, depositando-o no estigma.

Os grãos do pólen são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Para visualizá-los é preciso utilizar um microscópio, desta maneira, é possível notar que estes podem ter diferentes formatos.

hibisco

Após serem depositados no estigma, os grãos de pólen seguem através de tubos extremamente estreitos, seguindo do estilete ao ovário da planta. Antes do desenvolvimento dos óvulos, no ovário, para a formação de sementes, é preciso que sejam tocados por um desses finos tubos, para que possam ser fertilizados.

As flores geram seu pólen nas pontas dos estantes (chamadas anteras). Na maior parte das vezes, é melhor para as plantas que elas sejam fertilizadas pelo pólen de outra espécie, isto ocorre através da ajuda de insetos (abelhas, vespas, borboletas e algumas espécies de moscas) ou pelo vento, como ocorre no caso das gramas e algumas árvores.

As plantas que possuem flores podem ser classificadas em famílias, de acordo com o tipo da flor que produzem. Alguns exemplos são: o dente-de-leão, as rosáceas (iguais às rosas), umbelíferas (pareci­das com os guarda-chuvas), ranunculáceas (família do botão-de-ouro) e as leguminosas (produzem sementes como a ervilha ou feijão).

dente de leão

Curiosidade
As conhecidas flores de jardim devem receber um tratamento especial em sua plantação, pois estas não podem ser plantadas antes de se conhecer a luminosidade do ambiente, além do tipo de solo e sua umidade.

Este cuidado não é necessário no caso das flores silvestres (que se desenvolvem nas florestas), pois estas são possuem a capacidade de se desenvolver de acordo com o solo e clima de cada região.

borboletas

percevejo

A maioria dos percevejos são considerados pragas de jardim. Eles se alimentam de mais de 52 espécies de plantas, incluindo frutas, vegetais, flores, árvores, arbustos, trepadeiras e ervas daninhas. Algumas espécies são insetos benéficos que parasitam outras pragas de plantas.

Antes de decidir como matar os percevejos de jardim, você precisará determinar qual tipo você tem, pois não é recomendável matar os predadores benéficos.

Descrição
Percevejos são marrom ou verde e geralmente tem forma de escudo com marcações vermelhas, rosas ou amarelas e um triângulo grande em suas costas. O triângulo, ou escutelo, é uma cobertura dura que ajuda a proteger muitos insetos, mas ele é muito maior e mais perceptível nos percevejos.

Esses insetos emitem um cheiro ruim e fluido de sabor de seus poros. Aglomerações de ovos de percevejos são encontradas em folhas e caules e podem ser brancas, cinzas, verdes, marrons ou amareladas na cor.

percevejo áspero

Tipos
Existem mais de 2.000 espécies de percevejos em todo o mundo. Alguns, como o percevejo áspero, são predadores benéficos que comem lagartas, besouros, pulgões e outras pragas que danificam as plantas. Outros danificam colheitas, flores e árvores, alimentando-se delas. Existem várias maneiras de identificar os predadores benéficos de percevejos.

Predadores têm espinhos nos cantos do seu tórax, enquanto percevejos que comem plantas têm “ombros” redondos. Predadores também têm bico curto e grosso, enquanto os que se alimentam de plantas possuem partes bucais delgadas e longas que são projetadas para perfuração e sucção.

Danos
Percevejos que comem vegetais são responsáveis por espalhar o organismo que causa a doença do ponto de levedura. Eles também danificam sementes perfurando-as com seu aparelho bucal.

Eles atacam muitas frutas e verduras, incluindo peras, feijões e tomates. Legumes e frutas danificadas têm manchas e áreas descoloridas, ficam estragados e cobertos com excrementos.

percevejo bicudo

Por serem consideradas pragas e por causarem tantos danos às plantas, sentimos necessidade de retirá-los de nossos ambientes. Por isso, soluções alternativas e caseiras precisam ser encontradas para livrar nossos ambientes de percevejos.

Vamos saber mais sobre inseticidas caseiros que podem te ajudar a matar percevejos das plantas.

Solução de nicotina – inseticida
Uma das maneiras mais eficazes de acabar com os problemas causados pelos percevejos marrons e também uma das mais simples é a solução nicotinada para percevejos.

A receita é a seguinte: deixe um maço de cigarros picados macerando dentro de um recipiente em 4 litros de água por cerca de um dia. Depois coe a solução e adicione 30 ml de detergente, misturando bem o líquido.

Para aplicar de maneira eficaz, coloque esta solução dentro de um borrifador de água e coloque topicamente sobre os percevejos. Depois de algumas horas eles estarão mortos e você poderá retirá-los com as mão sem precisar esmagá-los e causar mau cheiro.

Esta é uma das maneiras mais eficazes de matar percevejos e consequentemente é um ótimo inseticida para percevejo marrom.

percevejo

Solução de detergente – remédio caseiro
Muito similar ao sistema da solução de nicotina, esta é uma maneira de fazer a retirada dos percevejos de seu jardim ou plantação, fazendo um remédio caseiro para percevejos. Faça uma mistura com metade de detergente e água morna e deixe em um pote.

Pegue os percevejos com um palito de sorvete ou com um hashi de comida japonesa um por um de cada planta. É importante que você esteja atento para não perder nenhum percevejo. Coloque eles dentro da solução e depois aguarde eles morrerem. Despeje eles no lixo ou no meio da terra para reutilizar os nutrientes.

Pesticidas convencionais
Sem dúvida uma das maneiras de tirar os pesticidas das plantas é através de pesticidas convencionais. Os percevejos de jardim são eliminados por grande parte dos inseticidas tradicionais, no entanto é preciso se atentar para os possíveis danos ambientais que esse método pode trazer.

Os pesticidas comuns são nocivos aos seres humanos e animais, então é necessário pensar numa aplicação que não prejudique domésticos e crianças especialmente.

Você pode comprar um pesticida (spray para percevejos) e aplicar topicamente sobre qualquer planta. O que é necessário ficar atento é à quantidade da solução que deve ser colocada no ambiente, por isso é importante ler as instruções do produto.

Não se esqueça de conferir se no produto está definido que ele mata percevejos, pois há alguns dos inseticidas residuais e pesticidas comuns que não são capazes de eliminar o percevejo de jardim. Esse método de eliminar percevejos é capaz também eliminar as formigas também.

Percevejo-do-pé-folhado

Isolamento químico
Através dos métodos químicos supracitados, esse sistema aqui é um dos mais eficazes contra as invasões de percevejos e também um dos menos agressivos contra as plantas. Os pesticidas devem ser colocados ao redor da plantação, da casa ou também do jardim.

Para plantações, esse se torna uma das melhores práticas inseticidas para percevejo da soja. Este isolamento será capaz de acabar com a invasão de percevejos.

Janelas, cercas, portões e qualquer perímetro que proteja as suas plantas deve participar do isolamento para acabar com os percevejos marrons de vez e esse problema terminar na sua vida.

barquinho22