Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




replantio

Responsáveis por darem um charme a mais a qualquer ambiente, as plantas são excelentes opções de decoração. Para que elas permaneçam sempre bonitas e saudáveis, é necessário cuidar do jeito certo de cada uma delas.

Mover uma planta não é uma tarefa difícil como parece. Alguns detalhes diferenciam os procedimentos de replantio de uma espécie para a outra, mas uma sequência básica poderá te ajudar a realizar a empreitada.

Primeiro de tudo: como saber se a planta necessita de um vaso maior? Os sinais normalmente são as raízes aparecendo na superfície da terra ou até mesmo saindo pelos furos de drenagem.

Um vaso trincado também pode ser um indício de que a planta precisa de mais espaço. Então trocar uma planta de vaso é uma tarefa imprescindível e que exige muito cuidado e atenção.

replante

Confira as principais dicas.
Passo a passo para trocar uma planta de vaso
* Regue – É necessário regar a planta poucos dias antes de mudá-la de solo, pois a umidade da superfície facilita o trabalho.

* Remova a planta – Segure o caule com delicadeza e retire a muda suavemente caso ela deslize com facilidade. Se for difícil removê-la, vire o vaso e bata-o com cuidado em um local rígido, puxando-a aos poucos.

Se mesmo depois de muitas tentativas a planta não sair, desgrude-a do vaso com o auxílio de uma faca e, caso não seja suficiente, quebre o vaso. Não se preocupe se durante o processo algumas raízes quebrarem. Isso não irá prejudicar o desenvolvimento da planta.

* Diminua o solo em volta dela - Remova, em média, um terço da terra acoplada na planta.

kalanchoê

* Acrescente terra ao novo vaso - Com a ajuda de uma pá ou de outro instrumento de jardinagem, adicione alguns centímetros de terra ao vaso em que a planta ficará – o qual, em circunferência, deve ser no máximo 2,5 cm maior que o antigo – e observe se o nível do solo está adequado, a quase 2,5 cm abaixo do topo do vaso. Se estiver baixo, coloque mais terra no fundo.

* Adicione terra ao redor da planta - Quando a flor estiver plantada, preencha todo o espaço disponível no vaso com mais terra. Pressione bem com a ponta dos dedos ou uma espátula para desmanchar possíveis bolsas de ar presentes entre as raízes.

* Dê uma batidinha no vaso – Bater com suavidade o vaso num local firme auxilia no ajuste do solo e no crescimento das raízes.

* Regue mais uma vez – Molhe o solo da planta até que a água comece a escorrer pelo vaso. Pronto! A troca está finalizada.

onzehoras

Saiba identificar o momento certo para trocar uma planta de vaso

Vale ressaltar que identificar o momento certo para trocar uma planta de vaso é muito importante para preservar a beleza e saúde da flor. Verifique se as raízes aparecem na superfície do vaso ou pelos furinhos de drenagem. Outra maneira é verificar se o vaso está trincado ou rachado.

A melhor época para mudar uma planta de vaso é no início da primavera, pois é quando as plantas têm um estado de inatividade importante.

Veja mais dicas para o replantio:
Na noite anterior ao replantio, regue a planta para facilitar a sua retirada do vaso e, se o novo for de barro, deixe-o submerso até o dia seguinte para evitar que absorva a umidade da terra quando a transferência for feita.

Depois vem a diversão para quem adora mexer com a terra: coloque argila expandida ou cascalho no fundo; uma manta acrílica antes de preencher o vaso com ¼ de terra é bem-vinda, pois ajuda a segurar o substrato; insira uma camada de terra vegetal e adicione húmus ou composto nutritivo à base de aminoácidos e adubo.

vasos
Com muito cuidado, o torrão deve ser retirado do vaso antigo; virá-lo ao contrário, tomando cuidado com as folhas e ramos, apenas batendo levemente na peça, pode facilitar o trabalho. Já no novo vaso, coloque a planta no centro da cova.

As medidas variam, a profundidade e o diâmetro da cova são uma média entre o tamanho do torrão da muda e tamanho estimado que a planta adulta terá.  Um pouco de terra para cobrir as raízes e uma camada de lascas de pínus tratados e pedriscos são as etapas finais.

Para quem acredita que em vasos as plantas vivem menos, existem diferenças consideráveis. O vaso é um ambiente artificial e a responsabilidade pelo desenvolvimento da muda e pela sua manutenção é essencialmente do criador.

O plantio na terra depende bastante das condições atmosféricas, do terreno e do local de plantio. Isso que dizer que as plantas em vaso podem durar tanto quanto as plantadas no solo, mas pode haver variação de tamanho e produção de flores e frutos.

aldeia

bougainvillea

Para manter o seu jardim sempre bonito e saudável, é preciso dedicar-se a algumas tarefas essenciais, como adubar, regar, trocar de vaso para incentivar o crescimento e, claro, se atentar a como podar plantas para evitar doenças e estimular o surgimento de folhas mais saudáveis.

Como algumas plantas podem crescer sem uma forma bem definida, a poda impede que ramos maiores suguem mais alimentos que os menores e enfraqueçam o vegetal. Além disso, galhos que recebem menos luz são prejudicados pelos que crescem de forma desordenada e podem adoecer mais facilmente, contaminando os que estão sadios.

Como podar plantas de ambientes internos
Para espécies de ambientes internos, local em que o espaço não é tão abundante quanto na natureza, a poda também serve para evitar envergamentos e conservar a ornamentação do lugar.

A forma de como podar plantas não é complicada. Você deve, simplesmente, cortar galhos e folhas indesejadas. Fique atento ao tipo de ferramentas utilizadas, pois elas devem ser adequadas e limpas, para que as plantas não sejam danificadas ou fiquem vulneráveis a doenças.

Callistemon_citrinus3

O melhor momento para fazer a poda
Também é importante saber a época certa para realizar a poda. Isso depende do tipo de planta que se cultiva. O ideal é conhecer as fases da vida de cada espécie para obter um resultado satisfatório.

Em todo caso, especialistas orientam que os cortes para impulsionar o rejuvenescimento do vegetal sejam feitos no fim do inverno, período no qual a maioria das plantas volta a crescer.

As fases da lua são outro fator de referência para saber como podar plantas, porque influenciam no resultado. A lua minguante é uma boa época para aparar os galhos. Outra boa dica é realizar o corte no período da tarde para que o local cicatrize durante a noite.

Para roseiras, a melhor época para fazer o corte, no Sudeste do Brasil, é entre agosto e setembro. Na região Sul, os melhores meses são setembro e outubro.

Esse é o período em que a planta sai de seu descanso e começa a ficar ativa novamente, por conta do aumento da temperatura e da umidade do ar. A poda da roseira tem como função a renovação da planta.

poda

Como cortar plantas do ambiente externo
Para as plantas que ficam no ambiente externo, principalmente as frutíferas, a poda é importante tanto no verão quanto no inverno. A maneira como podar plantas durante o frio deve ser feito nos galhos grossos.

Esse é um cuidado com flores e frutos, para que nasçam maiores, mais belos e mais resistentes. A poda de verão deve ser realizada nos galhos menores, que costumam crescer muito nessa época.

chuva_22

vasos-flores-04

Plantar, para muitos, é uma verdadeira terapia. O contato direto com a natureza ajuda em vários aspectos da vida, até mesmo na recuperação de doenças. Além disso, flores e plantas dão um toque a mais ao ambiente e servem também como lindos presentes.

O método para cultivo de flores no jardim é diferente do que é feito no vaso, mas muitos desconhecem isso.

Por meio de alguns passos simples, é possível plantar nesses recipientes sem dificuldades e conseguir belos resultados. Aprenda como plantar em vasos de flores a seguir.

O primeiro passo é a escolha da planta
Para plantar em vasos de flores é fundamental optar por uma espécie que se adapte bem a esse tipo de plantio.

As suculentas são as mais indicadas, pois armazenam água em suas folhas, raízes e caules, dispensando regas constantes. Há também muitas flores que podem ser cultivadas em vasos, como o gerânio, a petúnia, a lobélia, o amor-perfeito e a prímula.

begônia amarela

Escolha o vaso ideal
Há diversos modelos disponíveis para jardinagem, e os principais são feitos de plástico, cerâmica, barro, fibra, amianto e cimento.

Veja as características e cuidados necessários para cada um.
Plástico e fibra de vidro – As principais vantagens do plástico são a leveza e o preço baixo, enquanto os de fibra são mais bonitos e duráveis. Ambos quase não possuem porosidade, por isso, precisam de um bom sistema de drenagem.

Cerâmica ou barro – As vasilhas desses materiais são as mais comuns e apropriadas para a maioria das plantas. Por serem bem porosas, conferem ótima ventilação e drenagem de água. Como há um maior escoamento, as regas têm que ser mais frequentes.

Amianto ou cimento – Esses dois materiais contam com pouca porosidade, necessitando de uma boa camada de material de drenagem, como cacos de telha, seixos e argila, e de uma irrigação menos frequente.

flores

Cuidados com a adubação – Não adube os vegetais assim que forem comprados – espere pelo menos duas semanas para isso. Faça a fertilização criteriosamente uma vez por mês e intensifique-a na primavera e no verão.

Faça a drenagem nos vasilhames – Todos os vasilhames devem ter furos no fundo. Para que a planta se desenvolva de maneira eficaz, crie uma camada de drenagem sobre essas aberturas com argila, seixo, cacos de telha ou pedregulho, o que irá facilitar o escoamento do excesso de água e impedir que a terra vá para o fundo do vaso.

Outra ação importante é colocar um pedaço de manta geotêxtil (também chamada de manta de bidim) sobre essa camada antes de inserir a terra.

Vasos-de-flores-criativos-9

Comece a plantar em vasos de flores
Depois da adubagem e da drenagem, ponha terra até metade da vasilha e então deposite a planta. Assegure-se de que as raízes estão bem colocadas e não hesite em podá-las um pouco caso estejam muito grandes.

Com o vegetal reto, vá introduzindo mais terra (o ideal é que fique a 1 cm da borda), dando leves socos para assentar. Para finalizar o plantio, aperte toda a terra em volta da planta a fim de deixá-la bem firme e regue-a para completar o assentamento.

Viu como plantar em vasos de flores é mais simples do que parece? Seguindo todas as recomendações, suas flores ficarão ainda mais belas e saudáveis. Além disso, elas dão um toque muito especial ao jardim e em diversos ambientes internos.

girassóis