Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




replantio

Responsáveis por darem um charme a mais a qualquer ambiente, as plantas são excelentes opções de decoração. Para que elas permaneçam sempre bonitas e saudáveis, é necessário cuidar do jeito certo de cada uma delas.

Mover uma planta não é uma tarefa difícil como parece. Alguns detalhes diferenciam os procedimentos de replantio de uma espécie para a outra, mas uma sequência básica poderá te ajudar a realizar a empreitada.

Primeiro de tudo: como saber se a planta necessita de um vaso maior? Os sinais normalmente são as raízes aparecendo na superfície da terra ou até mesmo saindo pelos furos de drenagem.

Um vaso trincado também pode ser um indício de que a planta precisa de mais espaço. Então trocar uma planta de vaso é uma tarefa imprescindível e que exige muito cuidado e atenção.

replante

Confira as principais dicas.
Passo a passo para trocar uma planta de vaso
* Regue – É necessário regar a planta poucos dias antes de mudá-la de solo, pois a umidade da superfície facilita o trabalho.

* Remova a planta – Segure o caule com delicadeza e retire a muda suavemente caso ela deslize com facilidade. Se for difícil removê-la, vire o vaso e bata-o com cuidado em um local rígido, puxando-a aos poucos.

Se mesmo depois de muitas tentativas a planta não sair, desgrude-a do vaso com o auxílio de uma faca e, caso não seja suficiente, quebre o vaso. Não se preocupe se durante o processo algumas raízes quebrarem. Isso não irá prejudicar o desenvolvimento da planta.

* Diminua o solo em volta dela - Remova, em média, um terço da terra acoplada na planta.

kalanchoê

* Acrescente terra ao novo vaso - Com a ajuda de uma pá ou de outro instrumento de jardinagem, adicione alguns centímetros de terra ao vaso em que a planta ficará – o qual, em circunferência, deve ser no máximo 2,5 cm maior que o antigo – e observe se o nível do solo está adequado, a quase 2,5 cm abaixo do topo do vaso. Se estiver baixo, coloque mais terra no fundo.

* Adicione terra ao redor da planta - Quando a flor estiver plantada, preencha todo o espaço disponível no vaso com mais terra. Pressione bem com a ponta dos dedos ou uma espátula para desmanchar possíveis bolsas de ar presentes entre as raízes.

* Dê uma batidinha no vaso – Bater com suavidade o vaso num local firme auxilia no ajuste do solo e no crescimento das raízes.

* Regue mais uma vez – Molhe o solo da planta até que a água comece a escorrer pelo vaso. Pronto! A troca está finalizada.

onzehoras

Saiba identificar o momento certo para trocar uma planta de vaso

Vale ressaltar que identificar o momento certo para trocar uma planta de vaso é muito importante para preservar a beleza e saúde da flor. Verifique se as raízes aparecem na superfície do vaso ou pelos furinhos de drenagem. Outra maneira é verificar se o vaso está trincado ou rachado.

A melhor época para mudar uma planta de vaso é no início da primavera, pois é quando as plantas têm um estado de inatividade importante.

Veja mais dicas para o replantio:
Na noite anterior ao replantio, regue a planta para facilitar a sua retirada do vaso e, se o novo for de barro, deixe-o submerso até o dia seguinte para evitar que absorva a umidade da terra quando a transferência for feita.

Depois vem a diversão para quem adora mexer com a terra: coloque argila expandida ou cascalho no fundo; uma manta acrílica antes de preencher o vaso com ¼ de terra é bem-vinda, pois ajuda a segurar o substrato; insira uma camada de terra vegetal e adicione húmus ou composto nutritivo à base de aminoácidos e adubo.

vasos
Com muito cuidado, o torrão deve ser retirado do vaso antigo; virá-lo ao contrário, tomando cuidado com as folhas e ramos, apenas batendo levemente na peça, pode facilitar o trabalho. Já no novo vaso, coloque a planta no centro da cova.

As medidas variam, a profundidade e o diâmetro da cova são uma média entre o tamanho do torrão da muda e tamanho estimado que a planta adulta terá.  Um pouco de terra para cobrir as raízes e uma camada de lascas de pínus tratados e pedriscos são as etapas finais.

Para quem acredita que em vasos as plantas vivem menos, existem diferenças consideráveis. O vaso é um ambiente artificial e a responsabilidade pelo desenvolvimento da muda e pela sua manutenção é essencialmente do criador.

O plantio na terra depende bastante das condições atmosféricas, do terreno e do local de plantio. Isso que dizer que as plantas em vaso podem durar tanto quanto as plantadas no solo, mas pode haver variação de tamanho e produção de flores e frutos.

aldeia

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post