Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Viburnum tinus

As espécies vegetais virbunos são populares plantas arbustivas, com flores. É possível encontrar variedade para atender qualquer necessidade de jardim. Não se pode ignorar o fato de que a maioria prefere sol pleno, mas também se ajusta à sombra parcial. Elas gostam de solo fértil em níveis moderados, com um PH entre 5,6 e 6,6.

São plantas populares por causa da baixa probabilidade de serem atacadas por pragas. Ao selecionar virbunos, escolha um espécime jovem, uma vez que podem ser difíceis para fazer o transplante quando envelhecem.

O início da primavera é a melhor época para transferir a espécie de vaso. Necessário fornecer temporada completa para elas se ajustarem. Virbunos são plantas da família Adoxaceae. Naturais em arbustos ou árvores. As formas podem exigir alguma poda para atingir a estética desejada.

As folhas, flores e aromas do Viburno
No viburno não há folhagem singular. Elas podem ser arredondadas, em forma de lanças, dentadas, lisas, aveludadas ou ásperas. Existem variedades perenes que trazem folhas caducas com excelente cor da queda. A maioria tem flores brancas ou rosadas, que por vezes é perfumada. Trazem cachos planos, umbelas planas esboçadas ou forma de bola de neve. As variedades aromáticas são familiares na paisagem nativa da Ásia.

Quase todas as folhas e flores produzem polos atrativos de drupas. Os frutos são populares entre os pássaros, animais selvagens e seres humanos. No entanto, a maioria não exige variedade de polinização cruzada com a produção de frutos.

Os nativos da América do Norte não possuem a fragrância intensa e picante dos primos asiáticos. No entanto, não oferecem exibição fabulosa na queda e exibição dos cachos de frutos abundantes, consumidos por aves e animais selvagens.

A maioria é resistente o suficiente para hostis ambientes urbanos. Algumas são tolerantes à seca. A poda se faz necessária apenas para a remoção de madeira morta e para moldar ou manter o tamanho.

Viburno dentatum

Características do Viburnum dentatum
*
Cresce em florestas selvagens, pântanos e ao longo das margens do córrego.
* Gosta de pleno sol a sombra parcial
* Poucos requisitos sobre o solo
* Pode ser naturalizada de forma bem adequada para áreas úmidas.
* Flores brancas e cremosas na primavera
* Folhagem traz dentes verdes grosseiros e pálidos que mudam para o amarelo ou vermelho na queda.
* A folhagem é um alimento larval.
* Fruto consumido por várias espécies de aves, incluindo cardeais e sábias.
* Prefere sombra úmida, mas se supera em solo sol e seco.

Virbunum nudum

Características do Virbunum nudum
* Pleno sol a sombra parcial.
* Flores brancas no final de junho, seguido por conjuntos de drupas redondas que começam verdes e passam por tons de branco e rosa para terminar no azul á meia-noite.
* O arbusto é particularmente atraente quando tem frutas em várias cores de transição.
* Folhagem avermelhada e roxa durante a queda.

Viburnum lantanoides

Características do Viburnum lantanoides
*
Nativa do nordeste para a América do Norte.
* Tende a crescer um pouco desordenado, provavelmente o mais adequado para uma definição naturalizada.
* Planta que gosta de áreas úmidas e bosques sombrios.

Viburnum acerifolium

Características do Viburnum acerifolium
* Pode tolerar sombra seca.
* Transforma uma rosa incomum na queda.
* Fonte de alimento para larvas da borboleta

Viburnum trilobum

Características do Viburnum trilobum
*
Frutos vermelhos brilhantes que parecem muito com cerejas e persistem bem no inverno. São comestíveis e seguros para os seres humanos por vezes utilizados para fazer gelatina.
* Espécie não muito adequada para as zonas mais quentes.
* Desenvolve-se bem na sombra ou sol e tolera condições secas. Não gosta de sal.

Características gerais do Viburno
O gênero tem cerca de 150-175 espécies de arbustos ou pequenas árvores. Sua classificação atual é baseada em filogenia molecular. Espécies nativas em todo o temperado Hemisfério Norte, se estendendo para regiões tropicais montanhosas da América do Sul, Rússia e sudeste da Ásia.

Na África o gênero se limita à Cordilheira de Atlas. As folhas possuem características opostas, simples e completas, com dentes ou lóbulos; Espécies temperadas são caducifólias. Algumas são densamente peludas sobre os brotos e as folhas, com os cabelos em forma de estrela.

Flores são produzidas em corimbos de 5-15 cm de diâmetro, Cada flor branca, creme ou rosa tem 3-5 mm de diâmetro, com cinco pétalas, fortemente perfumadas em algumas espécies. Outros tipos também têm franja de grandes e vistosas flores estéreis redondas como alvo de polinizadores.

O fruto é esférico, oval ou um pouco achatado. De cor vermelha ao roxo, azul ou preta. Contém única semente, algumas são comestíveis para os seres humanos (embora muitas outras sejam venenosas para as pessoas).

As folhas são muitas vezes consumidas por larvas. Existem diversas espécies com folhagem colorida na queda. Possuem bagas azuis, vermelhas, pretas ou amarelas que se tornam atraentes em todas as estações. Flores virbunos nascem em meados da tarde de primavera. A altura da planta varia de 5 a 15 pés, dependendo da variedade.

Viburnum_opulus_C

Cultivo do Viburno
A maioria da espécie prefere sol pleno e um solo bem drenado. Algumas espécies toleram terras úmidas. Cave um buraco profundo. Se o solo está em condições pobres, altere ou coloque pequena quantidade de adubo.

Remova com cuidado a planta do recipiente e coloque no buraco. Forneça escoamento de água, em seguida, preencha o restante do buraco com terra e água potável. Aplique camada de adubo sob a planta em cada primavera. Necessário podar após a floração, removendo os ramos mortos, doentes ou quebrados.

Trazem diferentes formas e folhagens, mas todas têm algo de especial para contribuir para a paisagem com cor do outono incrível, flores perfumadas com aglomerados de frutas coloridas que atraem bandos de aves à hibernação.

Há tipos que têm um recorde de desempenho confiável em climas frios de inverno. São famosos em todo o mundo em consequência da aparência ou atração para pássaros e aves silvestres.

Dia-de-Chuva

tibouchina

O manacá-da-serra é uma arvoreta ornamental pertencente à família Melastomataceae e se origina do Brasil – América do Sul.

É uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da floresta ombrófila densa da encosta atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ocorre exclusivamente em matas secundárias, onde chega a ser a espécie dominante.

Também é conhecida por outros nomes populares tais quais Jacatirão, cuipeúna,for-de-quaresmeira e pau-de-flor.  É classificada como semi-decídua, e não demorou muito para se tornar muito usada no paisagismo, e isso tem uma explicação simples, a facilidade do seu florescimento, que além de tudo é simplesmente magnífico.

Seu porte fica entre baixo e médio, ela não supera a altura entre 6 a 12 m de e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco.

As folhas dessa árvore que cai tão bem na decoração do jardim, são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e possuem nervuras longitudinais paralelas. As flores podem ser chamadas de “solitárias” e são bem grandes, além de vistosas e duram por um longo período.

Elas desabrocham na cor branca, mas gradativamente vão ganhando uma nova coloração, vão se tornando violáceas até chegar na cor rosa. Graças a essa particularidade da manacá-da-serra, é possível encontrar a planta com  flores de três tonalidades diferentes.

manacadaserra

A floração da árvore manacá-da-serra acontece no verão e já a sua frutificação no outono.

Como já citado acima o manacá-da-serra é perfeito para o paisagismo, e principalmente para aquele urbano. Isso porque a árvore não possui raízes agressivas, o que faz que seja possível plantá-la nos mais diversos espaços, que vão desde isolado, em calçadas, mas também em pequenos bosques ou até mesmo nos parques públicos de grande dimensão.

Outra vantagem do manacá-da-serra é em relação ao seu crescimento, que é rápido. Além disso, essa  árvore, pode ser encontrada no mercado como uma segunda opção, na variedade anã, que é chamada de manacá-da-serra-anão.

A conhecida popularmente como ‘Nana’, fica com a altura média entre 2 e 3 m de altura e é mais precoce em relação a floração. Quando ela atinge a altura de meio metro já começa a floração.

Esse tipo de manacá-da-serra, nana, pode ser usada em locais isolados ou também formando grupos, em renques. A época de floração é no inverno, diferente da forma arbórea típica. Outra vantagem dessa tipologia em relação a outra, é que ela pode ser plantada em vasos, para alegria de quem não possui tanto espaço.

Tibouchina-mutabilis-06

Cultivo
Para cultivar o manacá-da-serra o solo precisa ser fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve acontecer  periodicamente pelo menos no primeiro ano, logo após o plantio no local que ela ficará definitivamente.

Uma das características dessa planta é que ela se adapta ao clima tropical úmido, porém também tolera o clima ameno, característico das regiões subtropicais.

A multiplicação acontece através de sementes, estacas e alporques. Já a variedade ‘Nana’ (manacá-da-serra-anão) para ser multiplicada precisa ser através da estaquia e alporquia, já que os descendentes são de proveniência das sementes. Esse detalhe faria com que ela não apresentasse as características que são típicas deste tipo da árvore manacá-da-serra e chegar, como altura, no porte arbóreo.

Tibouchina_mutabilis (2)

Veja como cultivar a manacá-da-serra.
1 – A planta precisa de sol e de um solo muito fértil. Sobre a umidade, deve ser moderada.

2 – Na hora de plantar, é necessário abrir um buraco que seja maior que o torrão da muda.

3 – Será necessário usar adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 kg para cada muda que for plantada. Junte a ela composto orgânico que tenha procedência de folhas mortas.

4 – E não é só isso, acrescente no solo onde será plantada 100 gramas de farinha de ossos, misturando bem ao resto do adubo.

5 – Outro detalhe importante é fazer de um modo que a terra não fique compacta, para isso será necessário no fundo do buraco e nas suas laterais, remexer bem a terra. Isso garantirá que a muda tenha um bom desenvolvimento.

6 – Coloque a muda no buraco somente depois de cortar o balde de plantio e também de fazer a retirada do torrão.

7- Não se esqueça que as laterais do buraco também devem ser adubadas e depois é só regar muito bem.

8 – Se for preciso amarrar, use um cordão de sisal ou algodão, faça a amarração formando um oito para evitar que a planta seja estrangulada.

9 – E não esqueça de regar a planta diariamente durante os 10 primeiros dias depois do plantio. Caso chova muito não será necessário. E depois, continue regando em curtos períodos de tempo até que ela complete um ano de vida.

teka 08

Browallia americana

A brovália é uma espécie nativa das Américas (América do Sul, América Central e América do Norte), sendo oriunda do México e faz parte da família Solanaceae

É uma espécie vegetal que se destaca pela beleza de suas flores que podem ser cultivadas com o objetivo de serem usadas no paisagismo e com efeitos decorativos. O nome brovália é uma das formas pela qual a planta é conhecida popularmente, outra denominação muito usada é o de brovália-azul.

Trata-se de uma espécie arbustiva, que se ramifica muito próximo ao solo, apresentando um porte pequeno quando comparada as árvores. Caracteriza-se por ser uma planta bastante florífera, é também rústica e chama a atenção das pessoas por ser muito bonita. Possui um ciclo de vida longo (maior que dois anos).

A planta possui uma textura herbácea, isto é, o caule não apresenta estrutura lenhosa (caule sem a presença de lignina), de pequeno porte, pois através do caule ramificado a planta forma estrutura de pequenas moitas, que atingem uma altura media de 60 cm e uma largura de 50 cm.

Suas folhas são de coloração verde, são pequenas, cerca de 5 cm e formato oval. As flores apresentam a forma de uma estrela e normalmente possuem a coloração azul, com o centro de cor branca e são pilosas. Existe a ocorrência de flores nas cores violeta e branca. A floração da se inicia na primavera e se estende até o verão.

A brovália é uma espécie vegetal que se adapta facilmente par ao cultivo em regiões dos mais diversos tipos de clima. É possível encontrá-la em regiões que apresentam clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical e Temperado.

Browallia americana1

Cultivo
Seu cultivo deve ser sob luz difusa ou sob meia sombra. Aprecia o clima ameno e agradável, e por isso mesmo não gosta de climas extremamente quentes e não suporta os climas muito frios. A planta não suporta geadas.

O solo ideal para o seu cultivo deve ser fértil e possuir uma boa condição e capacidade de drenagem. Aprecia o solo úmido, contudo isso não quer dizer que o solo possa ficar encharcado. Essa condição (de encharcamento do solo) pode gerar o sufocamento das raízes, o que pode levar a planta à morte.

Para o solo se manter sempre apto e em condição de cultivo, pode ser feito o uso de material orgânico, que reponha os nutrientes necessários para que a planta consiga se desenvolver de forma plena.

As regas para o cultivo da brovália devem ser feitas de forma regular. E a planta, apesar de ser perene, ela deve ser cultivada como uma planta que tem ciclo de vida anual, pois com o passar do tempo, ela perde o vigor e a sua beleza.

Apesar de ser uma espécie vegetal anual, a brovália apresenta um crescimento e florescimento bastante duradouro e se espalha com abundancia com bastante facilidade. Devido as flores se apresentarem um tom azulado, ela é complementar ao amarelo, o que torna essa espécie vegetal um grande companheira para os tagetes (planta nativa do México, que se caracterizam por serem plantas herbáceas que possuem flor alaranjadas, amareladas e avermelhadas que exalam um odor muito intenso).

É interessante que ela seja cultivada em combinação com flores de outras cores, como por exemplo: lavanda, róseas e violáceas. Esse tipo de combinação irá gerar um degradeé bastante delicado com cores relaxantes.

No paisagismo a brovália pode ser cultivada em forma de maciços e em forma de bordaduras. Também pode ser cultivada em vasos, jardineiras e cestas suspensas. Nessas situações a planta seria cultivada de maneira pendente.

A brovália é uma planta de características extremamente ornamental, muito usada por paisagistas para a decoração e embelezamento dos mais diversos tipos de jardim.

Browallia americana33

Multiplicação da Brovália
A planta pode ser multiplicada de duas formas: por dispersão das sementes e por estaquia. A multiplicação por dispersão de sementes consiste em pegar as sementes geradas pelas flores da planta e espalhá-las para que possam gerar novas espécies da planta. As sementes são colocadas para germinar ao ar livre no período da primavera.

A brovália é uma espécie vegetal que possui como característica de se auto semear, isto é, as flores geram as sementes e essas caem no solo e conseguem as condições de cultivo de forma natural, conseguindo semear e formar uma nova planta. Devido a esta característica, pode se tornar uma planta invasiva.

A multiplicação por estaquia consiste na formação de estacas nas pontas dos ramos da planta, que com a presença de flores, ramos e raízes possam ter condições de gerar uma nova planta quando as estacas forem conduzidas para outro local. O pinçamento ou beliscamento ajuda no processo de multiplicação por estaquia e encoraja a planta a crescer.

janel2