Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleya walqueriana

A Orquídea Cattleya walkeriana é mundialmente conhecida e apreciada pelos belíssimos híbridos que tem produzido, é encontrada nas regiões mais diferentes do Brasil, seja crescendo sobre pedras, ou sobre árvores, sempre próxima às águas de lagos, rios ou pântanos. Deve-se destacar que a maioria das plantas que hoje se encontram nas coleções foram produzidas por semente ou meristema (clonagem) e por serem plantas de cultivo extremamente fácil, os orquidófilos do mundo inteiro já dominam.

A fácil adaptação dessa espécie se comprova na maneira como é cultivada. No Brasil, que abriga todos os tipos de clima, temos visto a Cattleya walkeriana cultivada em vasos de cerâmica baixos e furados, em vasos comuns feitos com fibra de coco, em pequenos pedaços de casca de árvore (peroba, aroeira, ipê, etc), em casca de pinheiro, em placas de fibra de coco ou, ainda, em muros de pedra.
Veja mais »

Gusmania

A Guzmânia é uma bromélia perene (vive mais de um ano) e é epífita (ou seja, elas vivem sobre outras plantas). Seu florescimento exuberante é o grande atrativo da planta, sendo ela muito apreciada no mundo todo.

Apresentam características como folhas largas, e bem macias, formada por brácteas coloridas de textura coriácea e inflorescência, com flores tubulares.

Atualmente já são descritas 120 espécies do gênero e vários outros são híbridos e cruzamentos variados, tanto em vida livre quanto em cultivo e estão espalhados por todas as regiões concentradas próximo ao Equador, mas principalmente na América do Sul, de onde ela é nativa. Essas espécies ficam espalhadas por esses territórios de clima mais tropical para sobreviver de acordo com seu estilo de vida.
Veja mais »