Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




sapatinho-de-judia

O sapatinho-de-judia é uma planta nativa da Índia que vai conquistar seu coração. Com flores exuberantes que não passam despercebidas, a espécie é perfeita para compor áreas externas e jardim, garantindo uma decoração alegre e cheia de vida. A seguir, saiba como cultivá-la em casa!

O que é o sapatinho-de-judia
O sapatinho-de-judia é uma planta trepadeira conhecida por suas flores exóticas e pendentes. A espécie é fácil de cultivar e possui grande valor ornamental. Na natureza, é possível encontrá-la com um mix de cores, entre o amarelo, laranja e marrom.

Já na decoração, o charme da plantinha está no crescimento pendente que pode agradar diferentes estilos. A flor fica linda em muros, cercas vivas e pergolados. Além disso, o cultivo em vaso também traz um ar de delicadeza aos ambientes.

Por que o nome ‘sapatinho-de-judia’?
O sapatinho-de-judia recebe este nome devido ao formato de suas flores, que parecem um pequeno sapato feminino. O tom verde-escuro das folhas também colabora para gerar o efeito visual.

Sapatinho-de-judia é uma planta venenosa?
Apesar de trazer cor e muita alegria para os ambientes, a espécie é considerada tóxica, então é preciso tomar alguns cuidados durante o cultivo. A planta não deve ser mantida perto de crianças e animais de estimação.

sapatinho-de-judia

Como cuidar do sapatinho-de-judia
O sapatinho-de-judia é uma trepadeira de porte médio e crescimento rápido, que pode atingir até 6 m de altura. No entanto, é preciso ter atenção ao cultivo para obter sucesso.

A seguir, confira dicas valiosas de cuidados:
1. Irrigação
As regas devem ser moderadas, feita apenas quando o substrato estiver seco. Por isso, a dica é sempre observar a planta. A espécie também não aprecia solo muito úmido.

2. Adubação
O adubo é um componente essencial para a planta, pois garante os nutrientes adequados para uma floração duradoura e vigorosa. É recomendado o uso do adubo industrializado NPK 4.14.8, específico para espécies com flores.

3. Luminosidade
Assim como a maioria das trepadeiras, o sapatinho-de-judia aprecia locais com boa luminosidade e sol pleno. A planta também pode ser cultivada a meia sombra. Para este tipo de ambiente, a plantinha deve receber no mínimo de 4 a 6 horas de sol por dia.

4. Solo ideal
A trepadeira aprecia um solo fértil e rico em matéria orgânica,  para isso é indicado um substrato bem drenável, pois a planta não tolera o encharcamento das raízes. Para o cultivo em vaso, a dica é usar manta bidim, cacos de telhas ou pedriscos.

sapatinho-de-judia-5

5. Podas
Essa planta não precisa de podas, mas muitas pessoas fazem para incentivar seu crescimento. Esta poda pode ser feita uma vez por ano, logo após a floração. Ressalta-se que é preciso usar equipamentos limpos e esterilizados, para evitar a presença de doenças e pragas.

6. Mudas
A espécie se multiplica por estaquia, ou seja, uma técnica que utiliza os galhos da planta. Para ter sucesso neste tipo de cultivo, os galhos precisam ser plantados em um substrato drenável e rico em matéria orgânica.

7. Floração
A floração acontece nas estações da primavera e verão, e pode se estender até o outono. É neste período que a plantinha apresenta folhas mais verdes, rápido crescimento e flores vistosas. Além disso, a espécie atrai insetos e aves nessa época, como os beija-flores.

sapatinho-de-judia-2

8. Crescimento da planta
Para garantir que a sua trepadeira se desenvolva com saúde e tenha flores lindas, ela  precisa ser cultivada em locais de boa luminosidade, estar em um solo rico em nutrientes e receber adubo de qualidade pelo menos 4 vezes por ano”.

Por fim, o sapatinho-de-judia aprecia locais mais quentes, então, tenha um pouquinho de paciência com a planta se você morar em uma região mais fria. Nestes casos, a dica é garantir boa luminosidade e caprichar na adubação durante o ano todo.

pássaro noturno

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post