Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cipó alho

O cipó-alho, também conhecido como cipó-de-alho e alho-da-mata, é uma trepadeira perenifólia e de pequeno porte, pertencente à família das Bignoniaceae.

Originária da Floresta Amazônica, esta espécie ornamental é conhecida por suas propriedades condimentares e medicinais.

Ainda pouco utilizada no paisagismo brasileiro, é bastante difundida na Índia, África do Sul e no estado da Flórida, nos Estados Unidos, além de outros locais com clima tropical.

Pode atingir comprimento entre de 2 e 3 m. Suas folhas são lisas, com formato elíptico a ovado, opostas e glabras, divididas em dois folíolos também opostos.

São de coloração verde-clara e brilhantes, acuminadas e com venações bem marcadas. Liberam um aroma semelhante a alho quando cortadas ou amassadas.

As inflorescências globosas e densas se formam mais de uma vez ao ano. São formadas por flores em forma de trompete, que desabrocham inicialmente com uma tonalidade lilás profunda, gradando posteriormente a tons de rosa e até mesmo branco. Dura cerca de uma semana.

Por conta desta característica, pode ser confundida com o  Manacá-da-serra  (Tibouchina mutabilis), pois as três cores podem ser observadas na planta ao mesmo tempo.

Mansoa alliacea

O cipó-alho no paisagismo
Diferentemente de outras espécies da família das Bignoniaceae, o cipó-alho, embora seja uma planta vigorosa e rústica, não atinge o tamanho da Sete-léguas (Podranea ricasoliana) ou da Trombeta-chinesa (Campsis grandiflora), por exemplo.

Isso faz dele ideal para decorar estruturas como treliças e arquinhos, que são mais leves e de menor porte. Também funciona muito bem no coroamento de cercas e muros, como arbusto (com podas de formação periódicas) e em vasos e jardineiras.

Mansoa alliacea3

Curiosidades: O cipó-alho é utilizado como planta medicinal pelos povos indígenas da Amazônia. Suas folhas são comestíveis e possuem sabor semelhante ao alho, sendo muito usadas como condimento.

O seu óleo essencial também é aproveitado como fixador de perfumes, além de repelente de insetos e morcegos.

O cultivo do cipó-alho
O cipó-alho deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, embora necessite de luz solar direta para que possa florescer. O solo ideal para o cultivo é fértil e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser feitas a intervalos regulares.

Se livre de geadas, pode tolerar temperaturas de até 0ºC, embora prefira o calor e a umidade tropicais. Espere passar a época da floração para realizar as podas, ou o crescimento das flores poderá ser comprometido. Isso porque os brotos surgem nos ramos crescidos da última estação.

Excesso de sombra pode resultar em uma belíssima folhagem, mas sua floração será ausente ou rara. Sua multiplicação se dá por sementes ou estacas semi-lenhosas postas a enraizar/germinar em substrato mantido úmido no verão.

janelabuterflay10

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post