Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




hibiscos

Se você gosta de paisagismo e quer aprender mais sobre jardinagem, vale saber que é possível multiplicar as plantinhas a partir das espécies que você já tem e acompanhar de perto o ciclo de crescimento de cada uma delas.

A atividade de propagação de plantas é muito terapêutica e prazerosa, além de aproximar as pessoas da terra. É muito comum que o procedimento seja realizado em diferentes espécies, como aglaonemas, philodendros, ervas e temperos, por exemplo.

Em alguns casos, a multiplicação de mudas é feita por touceira (que envolve o corte do rizoma, que é como um caule subterrâneo) ou estaquia (que é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas). São formas diversa de obter o mesmo resultado.

Maneiras fáceis de multiplicar as plantas em casa
Para te ajudar a aumentar a área verde por estaquia, que é um método prático e eficaz, você vai precisar de canela em pó, mel, faca de serra, tesoura e álcool.

Com esses itens em mãos, o primeiro passo é esterilizar a faca e a tesoura para matar os fungos que podem impedir a planta de crescer..

Há duas maneiras fáceis de propagar as plantinhas. Confira!

propagação na terra

Na terra
1.
Primeiro, sinta a muda na terra, puxe levemente e, se ela sair, não há necessidade de cortar com faca ou tesoura. Caso a muda esteja bem presa ao caule principal, é só cortá-la com delicadeza.

2. Depois de retirada, é a vez de colocar a canela na raiz para impedir a entrada de fungos.

3. Em um vaso com terra, faça um buraco do tamanho da muda, coloque-a dentro, cubra a entrada com terra bem apertada e regue. É importante regar toda vez que plantar até a água escorrer pelos furos do recipiente.

4. Agora é só manter a planta nas condições necessárias, com regas e adubação regulares – de acordo com cada espécie.

propagação na água

Na água
1.
Após fazer o primeiro passo de retirar a muda da planta-mãe, é necessário lavá-la bem para retirar toda a terra.

2. Em seguida, coloque a muda em um recipiente com água e faça trocas semanais do líquido. Assim, com o passar do tempo, a planta vai criar raízes e poderá ser plantada em um vaso.

Na água a raiz sai mais rápido, mas demora um pouco para as folhas saírem, porque não há muitos nutrientes. Por isso, é indicado esperar o enraizamento na água e depois passar a planta para a terra.

3. Se você quiser acelerar o processo, uma dica valiosa é colocar um pouco de mel na água nas primeiras semanas e trocar o líquido a cada dois dias. Assim, as raízes vão se desenvolver com mais rapidez.

janela-neve

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post