
As chuvas trazem alívio para o calor e são essenciais para as plantas, mas também criam o ambiente perfeito para a visita indesejada de lesmas e caramujos.
Se você notou folhas picotadas e rastros brilhantes em seu jardim, saiba que é possível proteger suas hortaliças e flores com métodos naturais, seguros e que não agridem o meio ambiente ou seus animais de estimação.
Esses moluscos de hábitos noturnos são atraídos pela alta umidade e se alimentam de uma grande variedade de plantas, devorando folhas, brotos e até mesmo raízes. O estrago pode ser grande, principalmente em hortas e canteiros recém-plantados. Felizmente, a solução pode estar em itens que você já tem em casa.
Soluções caseiras para proteger as plantas
Criar barreiras físicas e usar repelentes naturais são as formas mais eficazes de manter lesmas e caramujos longe. As opções são simples de aplicar e podem ser combinadas para um resultado ainda melhor.
Uma das técnicas mais conhecidas é o uso de cascas de ovos. Depois de secas, basta triturá-las e espalhar ao redor das plantas.
A textura áspera das cascas parece desconfortável para o corpo mole dos moluscos, fazendo com que eles evitem a área. Além disso, as cascas liberam cálcio no solo, um nutriente valioso para o jardim.
A borra de café é outra aliada poderosa. O cheiro forte e a cafeína agem como um repelente natural, além de serem tóxicos para as pragas caso o produto seja ingerido.
Espalhe uma camada fina de borra de café usada e seca ao redor da base das plantas. A textura granulada também dificulta a locomoção desses animais.
A famosa armadilha de cerveja também funciona. Enterre um recipiente raso, como um pires ou tampa de pote, deixando a borda no nível do solo, e encha-o com um pouco de cerveja.
O cheiro de levedura atrai lesmas e caramujos, que acabam caindo no líquido. Lembre-se de trocar a isca a cada dois dias e fazer o descarte adequado dos moluscos capturados.
É importante lembrar que essas barreiras naturais, como cascas de ovo e borra de café, perdem a eficácia com a chuva e precisam ser reaplicadas para garantir a proteção contínua do seu jardim.
Dicas de prevenção
A melhor forma de controlar uma infestação é evitar que ela comece. Prefira regar as plantas pela manhã, pois assim a superfície do solo terá tempo de secar até a noite.
Um ambiente menos úmido no período noturno, quando os moluscos são mais ativos, torna o seu jardim menos atraente para eles.
Mantenha o jardim sempre limpo, removendo folhas caídas, galhos, tábuas e vasos vazios. Esses locais servem de esconderijo úmido e escuro para lesmas e caramujos durante o dia, protegendo-os do sol e de predadores.




