Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




folhas

Você sabe o que as manchas nas folhas das orquídeas podem significar? Você sabe que elas podem ser algo prejudicial para sua planta?

Muitas vezes essas manchas podem mostrar que a orquídea está precisando de algo, em outros casos, indicam que ela está recebendo alguma coisa em excesso.

Ou também podem ser sinais de que sua planta está com pragas ou doenças. Essas manchas são como sinais que as orquídeas nos oferecem para que o cultivo delas seja mais fácil. E saber o que cada uma significa vai facilitar muito o seu trabalho.

manchas naturais da Paphiopedilum

Manchas nas folhas das Orquídeas – Naturais
Algumas orquídeas possuem folhas naturalmente manchadas, nesses casos você não precisa se preocupar, um exemplo as folhas da Paphiopedilum. Para descobrir se esse é o caso de sua planta, basta procurar por fotos de espécies iguais a ela na internet.

Se a grande maioria estiver com manchas, então isso é algo natural dela. Ou seja, a espécie é algo mais específico do que o gênero.

manchas de doenças

Manchas de doenças
As manchas de doenças como o nome já diz, são um sinal de que a sua planta está com fungos em suas folhas e isso deve ser tratado imediatamente. Em sua planta podem aparecer manchas de diversas cores em nem sempre estarão relacionadas com os fungos.

Mas como você pode diferenciar as manchas pouco problemáticas, como excesso de sol ou de adubo das manchas que indicam doenças?

Para diferenciá-las, você vai perceber duas coisas:
* O local onde a mancha está, fica melando?
*
A mancha está com uma borda vermelha ou amarela?

Se sua resposta for sim para alguma das duas opções, você pode combater esses fungos com fungicidas.

Obs: lembre-se que quase todos os fungos são relacionados com a umidade, então para combatê-los a melhor coisa a se fazer é regar corretamente sua planta.

Manchas amarelas
As manchas amarelas nas folhas das orquídeas podem ocorrer por diversas razões. Por isso, não é porque a folha está ficando amarela que sua orquídea está doente.

Queimadura-Sol

Manchas simples
É considerado as manchas simples aquelas que podem ser tratadas com uma solução simples:
O primeiro motivo pelo qual uma folha pode ficar amarelada é que ela está ficando velha.

Basicamente se a folha de sua orquídea está ficando amarela e caindo, esse pode ser o motivo.

Pois quando as folhas das orquídeas vão ficando mais velhas elas começam a amarelar e depois de um certo período elas caem.

Nesse caso, você vai perceber que a orquídea está bem, pois:
* Está gerando novos brotos saudáveis
* Não parece estar doente.

O segundo motivo é que sua planta está recebendo muito sol.

Para descobrir se é isso que está ocorrendo, veja se sua planta está ficando em um local muito iluminado, especialmente se está recebendo luz solar direta. Caso a resposta seja positiva, então, apenas coloque-a em um local com mais sombra.

Uma dica: se a folha de sua orquídea estiver ficando com um verde mais escuro, ela precisa de mais sol.

E o terceiro motivo é a rega em excesso.

Esse não é o sinal mais comum, pois normalmente, você vai perceber esses sinais nas raízes:
* Ficam cinzentas
* Amolecidas
* Com um odor de mofo.

Mas a folha amarela também pode ser um sinal de excesso de rega. Para cuidar desse problema, basta aumentar o intervalo de suas regas.

Pectobacterium em orquídea

Manchas problemáticas
Pectobacterium em uma orquídea, nesse caso não está com uma mancha amarela. A mancha amarela ocorre principalmente nos gêneros Paphiopedilum e Dendrobium.

Essas são as manchas que se não forem tratadas corretamente, vão causar um problema grave em sua orquídea.

Se sua orquídea está com a folha um pouco amarelada e com uma mancha com aspecto encharcado, ela está com a Pectobacterium, também chamada de canela preta ou podridão mole. A primeira coisa que você deve fazer é separá-la das demais plantas.

Paphiopedilum: As folhas desenvolvem pequenas manchas redondas, muitas vezes perto do meio da folha. As manchas são inicialmente amarelas e embebidas em água, mas acabam ficando marrom-avermelhadas e afundadas.

Dendrobium: As folhas parecem amarelas e embebidas em água, tornando-se pretas e afundadas.

Manchas-brancas-nas-folhas-das-orquídeas

Manchas brancas nas folhas das Orquídeas
As manchas brancas nas orquídeas podem significar 3 coisas:
* Água da rega com um alto teor de ferro.
* Cochonilhas
* Queimadura do sol

Logo abaixo eu vou falar um pouco mais sobre essas 3 causas, como evitá-las e também como combatê-las.

Manchas simples
Exemplo de mancha causada pela queimadura do sol. Quando o problema é o alto teor de ferro em sua rega, você vai perceber que as folhas de sua orquídea estão com manchas brancas ou marrons.

E nesse caso, o recomendado é que você lave a planta para retirar esses minerais em excesso.

Ao voltar a rega normal, utilize água da chuva ou ferva a água e deixe-a esfriando por um tempo.

Outro problema é a queimadura do sol. Se ocorrer um aparecimento de manchas brancas ou marrons em sua orquídea que após algum tempo se tornam pretas, isso é queimadura.

Basicamente, quando a orquídea está tomando muito sol, as folhas dela vão se tornando amareladas, até chegar a ficar branca ou marrom. Então após isso, a folha fica preta.

O recomendado nesse caso é que você mude sua orquídea de lugar, colocando-a em locais com mais sombra. E sobre a folha manchada, ela não vai voltar ao normal, tem que ser eliminada.

Conchonilhas

Manchas atacadas por pragas
As cochonilhas são as principais causadoras de manchas brancas nas folhas de orquídeas.

Mas o que você está vendo na verdade não são manchas e sim as cochonilhas, porque elas são tão pequenas que quando se tem uma infestação, parecem ser uma mancha na orquídea. Normalmente se sua planta estiver com essa praga, a folha estará melada.

Para matar as cochonilhas, utilize um algodão ou uma escova de dentes para esfregar álcool isopropílico nas folhas contaminadas. Garanta que você passou o álcool em todas as partes da folha, isso porque as cochonilhas costumam se esconder em pequenas fendas.

Após isso verifique rapidamente outras folhas, as raízes, e o vaso para garantir que sua orquídea não tenha mais esse problema.

mancha avermelhada

Manchas avermelhadas
Mancha causada pelo excesso de sol.
Manchas avermelhadas nas folhas das orquídeas, podem significar várias coisas, mas em grande parte das vezes, sua orquídea está sofrendo com o excesso de nutrientes.

Mas esse é apenas um possível problema, abaixo estão listados os principais problemas que causam manchas vermelhas:
Primeira causa: excesso de sol.
Caso isso ocorra, sua orquídea vai ficar com a folha vermelha e também um pouco amarela. Para resolver, colocá-la em um local com mais sombra.

Segunda causa: deficiência de fósforo
Plantas pouco desenvolvidas; folhas cor verde azulado; as vezes aparecem na planta tons vermelho-arroxeados; folhas amareladas, a princípio nas mais velhas, pouco brilhantes e eventualmente apresentando manchas pardas; gemas laterais dormentes; atraso no florescimento; número reduzido de flores.

Terceira causa: falta de magnésio
A folha não consegue produzir clorofila o suficiente, e em alguns casos, algumas partes ficam verdes enquanto outras ficam amarelas, pardo ou vermelhas, além das folhas se encurvarem.

Outra possível causa, seria um fungo em sua orquídea, por exemplo, o fungo Fusarium causa manchas vermelhas na Phalaenopsis.

mancha negra

Manchas pretas nas folhas das Orquídeas (Doença phyllosticta)
Muitas pessoas acreditam que quando se aparece uma mancha preta na folha de uma orquídea sempre é a doença podridão negra, mas isso não é verdade.

Abaixo algumas das principais causas desse tipo de manchas:
* Acidovorax: normalmente aparece como uma bolha encharcada de água e depois se torna preta ou marrom.
* Folha queimada pelo sol.
* Excesso de fertilizantes ou muito sal na água: normalmente as pontas das folhas ficam pretas.
* Phyllosticta: começa com manchas roxas ou pretas nas nervuras das folhas.
* Podridão negra: começa pelos brotos e vai se espalhando pela orquídea.

Podridão Negra
A podridão negra é uma doença causada por fungos que ocorre devido a duas coisas:
* Calor
* Muita água

Antes de atingir as folhas a podridão negra atinge os brotos da planta e se não cuidada em 1 semana, pode atingir toda a planta o que aumenta a chance de sua orquídea morrer.

podridão negra

Como combater a Podridão Negra
Você pode utilizar a maneira descrita no vídeo acima para combater essa doença, ou seguir esse passo a passo que eu aprendi no programa globo rural.
* Separe a planta das demais
* Tire o substrato da planta
* Deixe a orquídea alguns dias sem substrato, mantenha ela seca por cerca de 15 a 20 dias.
* Replante-a normalmente

Obs: Jogue fora o substrato e o vaso onde estava a planta que se contaminou.

Você também pode fazer uma boa limpeza em ambos e reutilizá-los, mas não é recomendado. Agora que você já sabe com cuidar da podridão negra, está na hora de aprender como combater as outras doenças de sua orquídea e principalmente como evitá-las.

queda dagua

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post