Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adiantum

Se você procura por um item decorativo que combina com qualquer lugar, traz mais vida ao ambiente, purifica o ar e ainda garante mais charme e delicadeza, não há dúvidas que você irá amar a avenca!

Sua folhagem densa, composta por pequenas folhas arredondadas, é apropriada para cômodos claros, mas sem exposição direta ao sol. E é por isso que a avenca é uma ótima opção para ter dentro de casa.

Tipos de avenca
Existem diversos tipos de avenca, mas todas contêm uma característica única: elas não suportam excesso de água. Por isso, para criá-las em casa é importante ter atenção com a quantidade de rega.

Adiantum capillusveneris

Adiantum microphyla

Adiantum radianum

As variações de avenca mais difundidas são a Adiantum capillusveneris, conhecida por cabelo-de-vênus;  o avencão que é a Adiantum macrophylla e, por fim, a Adiantum raddianum que leva o nome de avenca suíça.

Em geral, as avencas são utilizadas no interior e exterior da casa como item de decoração. Como são pequenas, chegando de 30 a 40 cm de altura, suas folhagens, de aspecto irregular, são perfeitas para trazer aquele charme e até mais leveza aos cômodos.

A aparência da avenca lembra um pouco as samambaias, não é? Acredite, isso não é à toa - a samambaia é uma parente próxima da avenca. Ambas têm uma singular característica em comum: não têm flores ou frutos; a sua reprodução ocorre por meio dos esporos.

Quando os esporos ficam maduros, se soltam das folhagens e são levados pelo vento, até cair ou serem levados por pássaros, por exemplo, a um local propício para seu desenvolvimento.

Como cuidar da avenca
Se você quer plantar avenca, a melhor época é na primavera. A planta é delicada e não suporta baixas temperaturas, portanto, ela terá dificuldade em se desenvolver em climas frios. Contudo, o clima do Brasil é apropriado para ela.

O clima ideal é quente e úmido, entre 13 a 30ºC, em ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta ao Sol. Também é preciso abrigá-la do vento, para impedir a quebra de seus galhos.

Quanto mais fértil e úmido for o solo, melhor será para o crescimento da planta. Não jogue água nas folhas da avenca; em vez disso, utilize um borrifador para deixar o ambiente mais fresquinho e perfeito para a planta.

Existem duas maneiras de ter uma muda de avenca: por meio dos esporos ou pelas touceiras.

Os esporos, como já foi mencionado, são as sementes da planta. Para iniciar o plantio, você precisará raspá-las da avenca com um objeto, como uma faca, com cuidado para não machucar a planta.

Adiantum subcordatum

Deixe um papel branco embaixo para pegar todas as sementes, pois elas são bem pequenas! Depois, espalhe-as em um substrato dentro de uma sementeira, cubra com plástico e aí é só esperar a germinação.

Aos poucos, os esporos crescerão no solo. No começo eles têm um aspecto de musgo, mas com o tempo as folhas aparecem. Quando as mudas tiverem até dois centímetros de altura, troque de vaso para o local definitivo onde ficarão.

Já o cultivo por meio das touceiras precisa ser feito com ainda mais cuidado para não afetar as raízes. Evite ao máximo trocar várias vezes a planta de vaso, porque ela não se acostuma facilmente em qualquer novo ambiente.

gaivotas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post