Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




peperomia melancia

Para aprender como fazer muda de peperômia-melancia, comece escolhendo uma planta-mãe bonita e saudável. Dê preferência para uma planta adulta com folhas maduras, vigorosas e com cores vibrantes.

Com o auxílio de uma tesoura, uma faca ou um estilete limpo e bem afiado, corte um pedaço do caule com uma folha para obter a muda. Em seguida, coloque um pouco de canela em pó na ferida para evitar infecções na planta-mãe.

Prepare o recipiente que vai receber a mudinha
A muda deve ser colocada em um recipiente, que pode ser um vaso ou uma jardineira, com o substrato adequado. Prepare uma boa camada de drenagem usando um pouco de argila expandida no fundo.

Depois, prepare o substrato: ele deve ser bastante aerado e conter tudo que a mudinha precisa para enraizar e crescer. Você vai precisar de areia de construção, terra vegetal, húmus de minhoca e vermiculita.

Coloque uma parte da areia, uma da vermiculita, uma do húmus de minhoca e duas da terra vegetal. Misture tudo muito bem e desfaça, com as mãos, os possíveis grãos de terra para que as raízes não encontrem nenhuma barreira para crescer. Jogue o conteúdo por cima da camada de drenagem até cobrir o vaso.

peperomia-melancia

Plante e cuide da mudinha
Após o preparo do vaso, faça uma cova com profundidade suficiente para inserir o caule cortado da peperômia-melancia. É preciso que ⅔ da muda fiquem enterrados. Coloque-a cuidadosamente no buraco e cubra-a com terra.

Sem apertar demais a terra, deixe o caule bem reto. Agora, é hora de regar a mudinha! Cuidado para não encharcar o solo. O vaso deve ficar em um local com luz solar direta, mas cuide para que a intensidade dela não queime a planta.

O crescimento das raízes da muda leva de quatro a seis semanas para ocorrer. Depois disso, é possível realizar o transplante da nova verdinha para um vaso maior, uma jardineira ou até mesmo diretamente para o chão.

Muda de peperômia-melancia pela folha
Tem como fazer muda de peperômia pela folhagem? Sim! Basta cortar uma folha bonita, com as listras definidas e de um tom verde bem brilhante. Deixe-a descansar por alguns minutos enquanto prepara o substrato.

Esse descanso é importante para a folha iniciar o processo de cicatrização, o que evita o apodrecimento e eventuais infecções na mudinha. Prepare o substrato conforme descrito acima.

Depois, pegue a folha já descansada e coloque-a em cima da terra, fazendo uma leve pressão com os dedos. Pronto! Regue a muda, cuidando com o excesso de água, e deixe o vaso em luz solar direta. Logo irão aparecer novas folhinhas ao redor da principal.

Muda de peperômia-melancia pela água
Também é possível fazer a muda de peperômia-melancia na água. Nesse processo, é melhor escolher o modo de propagação pelo caule. Escolha a planta-mãe conforme nossa descrição acima.

Em um recipiente não muito fundo, coloque água suficiente para que ⅔ do caule da planta peperômia-melancia fiquem submersos. Se precisar de um calço, pode usar um ou dois palitos de dente. Porém, cuidado para não perfurar a verdinha: só encoste eles para dar suporte e manter a muda em pé.

Deixe o recipiente em um local com luz solar indireta. Esse processo exige mais cuidado do que os demais, pois, caso o dia esteja muito quente, a água pode aquecer e cozinhar a mudinha. Dentro de três a quatro semanas, já será possível ver as raízes nascendo.

A peperômia-melancia também se desenvolve na água, podendo ser cultivada sem terra, mas ela prefere o modo tradicional, com o substrato. Então, aguarde até que as raízes estejam com cerca de dois a três dedos de comprimento e transplante a verdinha para um vaso.

Peperomia-Argyreia

Como cuidar da peperômia-melancia
Como cuidar da peperômia? Ela não é uma planta muito exigente. As regas devem ser feitas sempre que o substrato estiver seco. Além disso, a verdinha precisa ficar em um local com temperatura entre 18ºC e 24ºC.

E como cuidar da peperômia-melancia com adubação? Realize esse processo a cada duas semanas na primavera e no verão. No outono e inverno, faça a fertilização somente uma vez por mês ou mais, a depender do crescimento da planta nessa época do ano em sua região.

janel824

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.