Para fazer muda de estrelícia, o método mais comum é por meio das sementes. Portanto, espere até que os frutos estejam maduros para fazer a colheita. Os frutos são cápsulas verdes que se abrem e revelam as sementes de cor escura.
Prepare as sementes
Após colher as sementes, deixe-as secar em local arejado e sombreado por alguns dias.
Depois, coloque-as em um recipiente com água e deixe-as de molho por 24 horas. Isso ajuda a acelerar o processo de germinação. Quando as sementes são bem cuidadas, elas germinam dentro de 20 ou 30 dias.
Plante as sementes
Para fazer o plantio das sementes, escolha um recipiente com furos para drenagem, como um vaso ou um saquinho de muda. Encha o recipiente com um substrato rico em matéria orgânica e coloque as sementes sobre o substrato. Pressione levemente para que fiquem bem fixadas.
Cuidados com as mudas
Após o plantio das sementes, é fundamental manter as mudas em um local protegido do sol direto e regá-las regularmente para preservar o substrato úmido. Evite encharcar o solo, pois isso causa o apodrecimento das sementes.
Transplante
Após algumas semanas do plantio das sementes, as mudas começarão a crescer. Quando elas atingirem um tamanho adequado, com pelo menos duas ou três folhas, é hora de fazer o transplante para o local definitivo.
A propagação por sementes é sempre mais demorada e trabalhosa. No entanto, se você busca uma forma mais rápida, considere a divisão de touceiras para fazer mudas de estrelícia.
Como plantar estrelícia
Para plantar a estrelícia, siga os seguintes passos:
* Providencie um vaso grande com furos no fundo;
* Escolha um local com boa luminosidade, mas protegido do sol forte do meio-dia.
* Faça uma camada de drenagem no fundo do caso com argila expandida;
* Sobre a argila, coloque um pedaço de manta de bidim;
* Acomode parte do substrato no vaso;
* Aplique fertilizante ou algum adubo orgânico do solo da estrelícia;
* Faça um buraco no substrato usando uma pá;
* Plante as sementes ou a muda no centro do vaso;
* Preencha o restante do recipiente com substrato;
* Aperte as laterais com cuidado para não provocar danos na muda;
* Faça regas regulares e mantenha o solo sempre úmido – sem encharcar, é claro.
Após o transplante das mudas, tenha paciência, pois a estrelícia é uma planta de crescimento lento.
Por fim, a estrelícia, ou bananeira de jardim, é uma planta exótica que traz exuberância ao seu jardim. Com suas flores que parecem passarinhos, ela promete deixar o paisagismo da sua casa com um lindo toque tropical.