Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




anturios

A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, alcançando o tamanho da cabeça de um alfinete. A parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice – espiga onde brotam as minúsculas flores – e espata do antúrio – a bráctea colorida, ou a folha modificada. As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga.
Esta peculiaridade é um artifício da natureza: quando as flores são pouco significativas, a natureza produz folhas modificadas ou brácteas coloridas para atrair insetos e outros agentes polinizadores. Isso também ocorre com as flores do bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) e da primavera (Bougainvillea spectabilis), por exemplo.

Existem mais ou menos 900 espécies de Antúrio na natureza – todos na América do Sul e América Central – e a Anthurium Andreanum é uma das mais belas. A planta é de origem tropical, mas mesmo assim se adapta bem à sua sala, terraço ou jardim. Sendo bem cuidada, el pode florir sempre.

Ao receber a sua planta , tire-a da embalagem e coloque-a em um lugar bem iluminado e ventilado, de preferência onde a planta receba o sol da manhã. A planta pode florir bem no seu jardim desde que fique em lugares à sombra.

O Antúrio precisa de adubo regularmente (uma vez por semana)
- Um excelente adubo é o de gado curtido: deixe de molho, por uns 8 ou 10 dias, cerca de 1 kg de esterco de gado, bem curtido, em 10 litros de água. Na hora de utilizar, mexa bem e regue com essa calda os antúrios.
- Adubo NPK 10:10:10 é utilizado para o crescimento vegetativo
- Adubo NPK 04:14:08 é indicado para desenvolvimento de estrutura reprodutiva (flores)

As regas devem ser abundantes, pelo menos  uma vez por semana, quando o vaso ficar leve, não deixe água no prato debaixo do vaso, isto faz com que as raízes fiquem encharcadas e apodreçam. Use de preferência água da chuva, água mineral ou de poço. Evite usar água clorada; em último caso ferva a água e deixe resfriar antes de usar. Deixe de vez em quando a planta na chuva. Também pode-se pulverizar água sobre a planta nas horas mais quentes de dia imitando o clima úmido da floresta.

O Antúrio é originário da floresta Amazônica e por isto prefere temperaturas entre 18º e 20º . Em época de clima frio, especialmente nas regiões sul e sudeste, evite deixar seu Antúrio exposto, pois não sobreviverá à geada e ventos frios. Eventualmente cubra a planta em noites muito frias com saco plástico, pano ou palha, especialmente as plantas no jardim.

O Antúrio bem cuidado pode florir sempre. As folhas velhas começam a perder o brilho esverdeando aos poucos, até ressecar. Neste caso pode tirar ou deixar o caule ressecado.

jane1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post