Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Albuca-namaquensis-Spiral

A suculenta Albuca spiralis, aqui no Brasil é considerada uma planta rara, mas ocupa uma ampla área da costa da África do Sul, onde é bastante comum, encontrada em pastagens sazonalmente secas, florestas abertas e matos.

Ela também é conhecida popularmente como planta-helicóptero ou planta saca-rolhas, pelas suas folhas enroladas nas pontas.

Trata-se de uma planta bulbosa, com folhas bem muito peculiares e além de suculentas, elas tem o formato linear, cor verde-azulada e pontas enroladas, como num saca-rolhas.

Ela dá um verdadeiro show mesmo quando não está em flor.

Durante os meses de inverno, ela cresce com suas folhas longas enroladas e o grau da espiral depende da quantidade de luz solar que a planta recebe quando as folhas começam a crescer.

As flores são verdes com margens amarelo pálido, docemente perfumadas, lembrando o aroma de manteiga e baunilha, ficam bem acima da planta, fazendo lembrar um helicóptero.

Albuca-Spiral

O cheiro pode ser bastante forte em um dia quente e ensolarado. Após a floração e a produção de sementes estar completa, ela fica dormente durante o verão, mas retorna com confiança no outono para revigorar a paisagem de inverno.

As folhas surgem no outono-inverno e caem após a floração e frutificação da planta, que termina o ciclo no final da primavera, quando a planta entra em dormência.

Em clima ameno, é possível que a suculenta-espiral perenize e permaneça com suas folhas durante o ano todo. As flores são amarelo esverdeadas e surgem pêndulas, em inflorescências eretas que se elevam acima da folhagem.

Diz-se que seu perfume é doce e lembra baunilha e manteiga. A floração pode durar até 30 dias. A planta possui pêlos glandulares nas folhas e na base da inflorescência.

É importante frisar que para o efeito encaracolado das suas folhas, a suculenta-espiral necessita tomar uma boa quantidade de sol direto durante o seu crescimento no outono. Em locais mais quentes, ela pode ser protegida em torno do meio dia.

Depois que as folhas se desenvolverem ela pode ser levada para uma janela bem iluminada dentro de casa.

Albuca spiralis

Pode ser plantada em vasos, ou diretamente no jardim, em canteiros bem drenados, combinando com jardins rochosos, contemporâneos e de inspiração desértica.

Seu cultivo deve sob sol pleno ou meia sombra, em solo bem drenável, próprio para plantas suculentas. Durante o seu crescimento e todo o período vegetativo, necessita regas regulares, de forma que o substrato seque superficialmente entre as regas.

Após o início da dormência o substrato deve permanecer totalmente seco até o início do outono, quando poderá ser irrigado novamente.

Albuca spiralis

Cuidado com adubação orgânica e com a drenagem do vaso, o excesso de umidade pode provocar a podridão do bulbo. Este bulbo pode ser plantado mais superficialmente, ficando o seu colo para fora da terra.

Podem tolerar baixas temperaturas, de até -7°C, no entanto não tolera geadas. Fertilize durante o outono e inverno, com fertilizante solúvel uma vez ao mês. Sua multiplicação é feito por sementes.

entardecer

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post