Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Oxalis_tetraphylla

A Oxalis tetraphylla, também conhecida como trevo de quatro folhas. É uma planta delicada, que não costuma passar muito de uns 15 cm de altura e se espalha fácil e colorida por vasos e canteiros.

Se você olhar bem, cada uma das quatro folhas tem a forma de um coração. E cada uma delas tem ainda uma linda mancha meio roxa, meio bordô, próxima à base – um tingimento orgânico maravilhoso que contrasta com o verde e que só a natureza é capaz de produzir.

O trevo de quatro folhas é originalmente do México. O seu habitat natural é um solo seco, praticamente arenoso, com muita luz.

A facilidade que essa planta perene tem de crescer a fez prosperar pelo mundo. Hoje em dia é comum vê-la no mundo todo, como espécies selvagens não cultivadas.

Na verdade, o que chamamos de “trevo-de-quatro-folhas” não é o trevo em si. Afinal, um trevo mesmo, são caracterizados por três folhas e a quarta realmente é algo mais raro.

Segundo a crença popular, a probabilidade de encontrá-lo é de 1 a cada 10 mil trevos. Já os cientistas conseguiram encontrar evidências de que é “menos raro”: 1 a cada 5 mil trevos.

A Oxalis tetraphylla é uma planta muito semelhante ao trevo em si. Mas, na verdade, é outra espécie, sendo chamada assim apenas popularmente mesmo.

Conheça a seguir algumas das principais características do trevo-de-quatro-folhas.

oxalis 2

Formato e folhagem
É justamente isso que o caracteriza: sua folhagem é formada por quatro partes, unidas por um ponto central. Cada parte tem um formato semelhante a um coração. Possui uma aparência bem delicada.

flor do trevo de quatro folhas

Flores Apesar de não ser o destaque da planta, o trevo-de-quatro-folhas produz flores pequenas que aparecem em hastes delicadas, em formato de sino. Elas aparecem acima da folhagem e possuem coloração avermelhada.

Período de florescimento
As flores do trevo-de-quatro-folhas aparecem principalmente na primavera e no começo do verão. O período mais específico varia segundo as condições do crescimento e do local.

Cores
As folhas possuem uma coloração verde clara. A Oxalis tetraphylla ainda se caracteriza por poder ser encontrada com detalhes em cor roxa no centro da folha.

Tamanho
É uma planta de pequeno a médio porte, que pode ser cultivada sem problemas em apartamentos e jardins. Ela é relativamente rasteira, não passando de mais de 15 cm, ainda que algumas alcancem até 30 cm. Tende a se espalhar mais facilmente na horizontal, sendo uma ótima opção para canteiros.

Como fazer o plantio do trevo-de-quatro-folhas
Para ter um bom plantio de um trevo-de-quatro-folhas em seu lar, é importante saber como fazer esse processo. Pode ser feito tanto com semeadura quanto, também, por meio de cultivo de muda.

Oxalis_tetraphilla

Semeadura
Em primeiro lugar, adquira sementes de bons fornecedores. Isso poderá fazer toda a diferença no sucesso do seu plantio. Elas vão florescer mais rapidamente se estiverem frescas.

O solo deve ser bem drenado e leve. Evite misturas que retenham muita umidade. As sementes devem ser colocadas de forma superficial e só serem cobertas pela terra. Evite tampar as sementes com uma camada grossa, ou elas poderão não germinar.

É preciso que o solo esteja úmido durante todo o processo. Pode ser interessante cobrir o vaso ou a bandeja de mudas com um plástico, para favorecer que a umidade fique retida. Quando os primeiros brotos começarem a surgir, pode retirá-lo.

Nesse momento, é interessante contar com luz indireta, evitando a exposição direta no começo da fase de crescimento. Quando elas começarem a atingir um tamanho suficiente, podem ser transplantadas para um vaso maior ou serem colocadas diretamente no solo.

Mudas
Outra possibilidade de plantio é por meio de mudas. É importante que, nesse caso, também conte com uma boa drenagem do solo e substratos mais secos (como os feitos para suculentas). Para um bom crescimento, ela deve ser colocada em um vaso de tamanho médio.

O plantio da muda deve ser feito na mesma profundidade na qual ela estava no recipiente original (caso você tenha comprado a muda). Faça uma leve pressão no entorno, para garantir uma melhor fixação.

Após o plantio, faça uma rega para ajudar na fixação. Mas cuidado para não encharcar o solo e fazer com que as raízes apodreçam. As mudas devem ser expostas à luz indireta e as regas apenas quando o solo estiver seco, para mantê-lo úmido.

oxalis tetraphylla

Como fazer o cultivo do trevo-de-quatro-folhas
Agora que você já está com seu trevo-de-quatro-folhas em crescimento, é importante saber como cuidar para que ele cresça bem e bonito.

Tipo de vaso recomendado
Os vasos devem possibilitar a drenagem do solo, ou seja, é preferível contar com aqueles que tenham furos no fundo. Os feitos com barro e cerâmica evitam a retenção de água no solo, garantindo que as raízes permaneçam saudáveis.

Iluminação
O trevo-de-quatro-folhas é uma planta de luz indireta ou luz direta parcial, então lembre-se disso ao escolher o melhor lugar para ela em sua casa. Já caso fique na área externa, escolha locais em que ela receba algumas horas de luz solar direta, mas não de forma prolongada ou nos horários de pico.

Substrato
Um dos mais recomendados é o mesmo destinado para suculentas, por ser mais seco e leve. Portanto, pode ser interessante misturar com areia ou perlita e utilizar argila no fundo do vaso, para ajudar na drenagem. Essa é uma planta que prefere condições mais secas para o seu crescimento.

oxalis tetraphylla

Rega
É uma planta que deve ser regada constantemente, mas apenas para deixar o espaço úmido, sem encharcar o solo. Para isso, faça o teste do dedo. Portanto, se, ao tocar a superfície, seu dedo sair limpo, é sinal de que ele está seco e é hora de regar.

Poda
Como é uma planta que tende a manter um formato compacto, não é preciso fazer uma poda para controlar seu crescimento (exceto se você quiser dar um formato específico para seu plantio). Porém, é interessante retirar folhas secas e danificadas, para evitar o enfraquecimento da planta.

Ter um trevo-de-quatro-folhas em casa é mais do que trazer apenas sorte: é a possibilidade de deixar a sua casa ainda mais bonita e charmosa! Com essas dicas, você consegue cuidar de todo o processo, desde o plantio até a manutenção da sua planta.

riacho-8

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post