Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rhododendron_indicum

Ao contrário do que muita gente pensa, os bonsai  não são plantas de pequeno porte. Eles são réplicas de algumas árvores que encontramos na natureza. Sim, aquela árvore imensa que você tanto gosta pode ser cultivada na mesinha da sua sala. Isso se dá porque é utilizada uma técnica toda especial que reduz o crescimento da planta e faz com que ela se reproduza perfeitamente só que em miniaturas.

Muita gente atribui o bonsai ao Japão devido essa técnica ser muito conhecida por lá, mas na verdade foram os chineses que começaram esse tipo de cultivo, quando reproduziam algumas espécies de plantas dentro de vasos de cerâmicas e estas acabavam se desenvolvendo de acordo com a forma de cada vaso.

Por serem árvores moldadas em uma técnica bem especial, o Bonsai como qualquer outra planta vai precisar de alguns cuidados e muitos devem ser bem especiais já que esta espécie é bem mais delicadas.

Vejamos os principais:
O bonsai precisa de um ambiente que tenha acesso à luz do sol por pelo menos 2 horas e no máximo por 4 horas por dia. Caso o local onde você vá deixar ele não tenha essa quantidade de luz, já que muitos usam o bonsai em mesas e armários de cantos, lembre-se sempre de expor a sua planta durante esse tempo na varanda, na cozinha ou qualquer outro lugar com esse tempo de sol.

Evite deixar o bonsai em locais quentes demais ou sem nenhum tipo de ventilação. A planta gosta de ambientes mais frescos e o vento ajuda a deixar as folhas sempre com aquela aparência de saudáveis. Nesse caso não indicamos mesmo a mudança por uma quantidade certa de horas se você deixará por mais tempo em um canto quente da casa. Evite também deixar o seu bonsai em locais que ficam muito tempo ventilados por ar condicionado ou outro tipo de condicionador de ar e que não circule muito vento natural. Quando você abafa a sua planta, ela fica mais vulnerável à pragas e doenças.

É indicado que você sempre gire o seu vaso para que a planta receba luz do sol e vento na mesma proporção. Se você deixa a planta sempre na mesma posição, somente parte dela será alimentada por esses fatores. Também não deixe o seu bonsai em locais de metal, cimento ou qualquer outro material que acumula temperatura.

A rega também  é outro detalhe que você deve ter muito cuidado, pois os bonsais não devem ficar sob o solo muito encharcado. Se você observar algumas espécies, a quantidade de areia é bem pouca, pois eles sobrevivem mais de adubações e cuidados essenciais do que as regas em si. O correto é você regar de preferência somente quando a superfície da sua planta estiver um pouco seca. Não deixe secar por completo, mas se tiver úmida também não regue.

Para saber o tempo ideal, uma boa dica é você tocar a areia e ver se ela gruda em sua mão. Geralmente quando a areia está seca ela apenas entra em atrito, mas não gruda totalmente.  Então se isso acontecer é porque já está em tempo de fazer uma nova rega. Deposite uma quantidade abundante de água sobre a planta e pare quando ela começar a escoar pelo fundo do vaso. Evite o excesso para que as raízes não apodreçam.

Nos dias mais quentes, borrife um pouco de água sobre a copa da sua planta, para evitar que ela seque ou fique com a aparência de queimada. Em caso de ausência por mais de 2 dias, indicamos que você deixe o seu bonsai sob os cuidados de uma pessoa para evitar que ele morra.

Toda planta precisa ser fertilizada de tempos em tempos, e o bonsai não é diferente. Estes componentes são responsáveis por repor os nutrientes que a espécie precisa e consequentemente ajudar no desenvolvimento e na saúde da sua planta. A adubação do bonsai vai variar de acordo com cada espécie e isso vem bem especificado ao comprar a planta. Para esse processo você pode utilizar adubos químicos e/ou orgânicos porque a planta responde muito bem aos dois tipos.

A poda das raízes
Não é toda planta que exige muito isso, mas os bonsais pedem que de dois em dois anos você realize uma poda na raiz e faça a troca de todo o substrato da planta. Isso é indicado porque como qualquer espécie a raiz do bonsai cresce, mesmo que em ritmo e proporção maior e com o tempo vai acumulando-se no caso e consequentemente, atrapalha o desenvolvimento e as regas.

Fazer os cortes na raiz vai permitir que o seu bonsai continue recebendo todos os nutrientes necessários para se manter saudável e a oxigenação da raiz que mantém a planta viva também acontece, já que ela vai ter mais espaço.

Ainda falando das podas, mas de uma forma geral, você também precisará realizar esse processo com o seu bonsai. Essas podas servirão para dar mais molde à sua planta e fazer com que ela receba a quantidade de vento e luz necessária. Como nem todo mundo possui prática com podas de bonsai ou de qualquer outra planta, não arrisque cortar as ramificações do seu exemplar para evitar ter problemas com isso. O mais correto é contratar um profissional para tal serviço.

Os cuidados com as pragas e doenças
Como qualquer ser vivo, se você não dispuser de cuidados especiais para com seu bonsai ele vai adoecer. Isso pode ser evitado levando em conta todos os quesitos que citamos mais acima porque são eles os maiores responsáveis por levar saúde à sua espécie. Por menor que sejam esses cuidados são indispensáveis e devem ser seguidos.

Mesmo com toda atenção dada, muitas vezes a planta ainda adoece e caso você perceba algum mal desses no seu bonsai, imediatamente aplique um pesticida indicado para sanar o problema e evitar que se espalhe pela planta inteira.

00006

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post