Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Todos nós nos alimentamos diariamente. Os alimentos são imprescindíveis para a vida. As plantas alimentam-se dos sais nutritivos que extraem do solo. Como os bonsai vivem em vasos pequenos, a árvore depois de algum tempo poderá ter consumido todos os nutrientes da terra. Teremos então de ir repondo esses nutrientes por meio de adubos.
É preciso adubar principalmente nas épocas de crescimento mais acelerado das plantas ( Primavera e Verão ). Entretanto a adubação deve ser feita sem exageros. É melhor adubar em pequenas quantidades e com maior freqüência do que fazê-lo esporadicamente em grandes quantidades.

Por que devemos adubar nossos Bonsai ?
É claro que se compreendermos bem o funcionamento das plantas, saberemos muito melhor como cultivá-las. A absorção da água do solo através das raízes além de hidratar a planta, possui a função de “carregar” consigo outros elementos essenciais à sua nutrição. Os principais nutrientes ou adubos existentes no solo e usados pelas plantas são divididos em dois grupos: os macronutrientes, exigidos constantemente pelas plantas e os micronutrientes , , exigidos em pouca quantidade. Ao final desta página listamos os macro e os microelementos mais importantes e suas principais funções.

É importante lembrar que adubar os bonsai acima do necessário é extremamente prejudicial à planta, podendo até vir a matá-la. No entanto devemos sempre adubar os bonsai para que possamos mantê-los saudáveis. É difícil que plantas sadias e bem cuidadas fiquem doentes.

Quais os tipos de Adubos disponíveis para uso ?

Podemos classificar os tipos de adubo pela forma de uso, estado natural e composição:

CLASSIFICAÇÃO DE ADUBOS
I – Quanto a Forma de Uso

Foliar – É aplicado diluindo-se o produto na dosagem especificada pelo fabricante e borrifando sobre as folhas. A absorção deste tipo de adubo pelo vegetal é praticamente instantânea.
De Solo – É aplicado na dosagem especificada pelo fabricante aplicando-se diretamente no solo do bonsai. Sua absorção é gradual.

II – Quanto a Seu Estado Natural
Liquido – Pode ser Foliar ou de solo, deve ser diluído em água.  É muito usado para recuperação da aparência do bonsai.
Sólido – Pode ser em pó ou em grão. Em pó deve-se diluir em água e aplicar no solo ou via foliar. Quando em grãos é do tipo “de solo”.

III – Quanto a sua Composição
G
eralmente no rótulo dos adubos existem três números, 00-00-00, estes indicam a concentração de
respectivamente de N – P – K ( Nitrogênio, Fósforo e Potássio), esta concentração vai variar de acordo com o tipo de planta e a necessidade do vegetal.

Troca de terra – transplantar
As raízes de todas as árvores crescem para encontrar água que precisam para viver.  Do mesmo modo as raízes dos bonsai crescem.. Só que no vaso, elas não tem tanto espaço, o que provocará um congestionamento de raízes,  depois de um determinado tempo. Assim sendo, quando uma árvore cresce num vaso, as raízes se espalham até ocupar a totalidade desse espaço limitado. Ao mesmo tempo a terra vai se esgotando e perde a faculdade de proporcionar os nutrientes de que a árvore necessita. Ao regarmos  nesta situação, observamos que a água penetra com dificuldade na terra envelhecida. Se levantarmos o torrão de terra onde está o bonsai, notaremos que as raízes emaranharam-se formando um novelo compacto de raízes, prejudicando o crescimento e o desenvolvimento da planta. A providência é a troca da terra e a poda das raízes.
A freqüência de transplantação ou troca de terra varia segundo a espécie,  idade e a velocidade de crescimento das raízes daquela planta específica. O curioso é que a velocidade de crescimento das raízes varia segundo o solo e o  ambiente em que a arvore viveu em seu habitat original.  Se o solo do ambiente onde a árvore se adaptou durante décadas ou até mesmo séculos é seco, a velocidade de crescimento das raízes deve ter sido rápida, para procurar e alcançar água, muito mais do que o de uma árvore acostumada a solos úmidos. A freqüência pode variar muito, desde as frutíferas que, em regra geral, devem ser transplantadas anualmente, até os pinheiros que podem ser transplantados a cada 5 ou 7 anos.
Dentro do Guia de Cuidados da espécie de sua árvore que pode ser acessada  no topo desta página, você terá a informação do período de transplantação do seu bonsai. Agende para trocar a terra regularmente dentro dessa freqüência.

É importante lembrar que existe época adequada do ano para a transplantação, que variará também de acordo com cada espécie de árvore.

Qual é o solo ideal para usar no bonsai?
A composição certa da terra para ser usada dependerá da espécie do bonsai. Normalmente devemos imitar a umidade natural correspondente ao solo onde a árvore viveu durante toda sua existência.

O que é umidade e como podemos medi-la?
Umidade é a quantidade de água que o solo é capaz de armazenar. A umidade de um solo é determinada pela relação entre o peso da água que existe nesse solo e o peso do solo úmido, de maneira que para se medir a umidade de um solo seria necessário fazer com que o mesmo secasse completamente:

A umidade é medida em porcentagem.
Ex:
Se quisermos medir a umidade de uma mistura de solo que esta em um recipiente devemos fazer o seguinte:

1. Pesar o Solo úmido ( Ex: 10 Kg )
2. Colocar este solo por um período suficiente em um forno acima de 100oC para que toda a água deste solo se evapore.
3. Pesar o solo seco ( Ex: 8 Kg )
4. Calcular ( 10 – 8 ) / 10 = 2 / 10 = 20 / 100 = 20%
5. A umidade deste solo naquele momento era de 20%.

Obs:
A umidade é uma MEDIDA INSTANTÂNEA, logicamente variará com o tempo, pois a água vai se evaporando.

As árvores em geral necessitam de uma umidade entre 15% (Quinze por cento) e 25% (Vinte e Cinco por cento) para realizarem a fotossíntese com eficiência máxima. Com essa umidade as células das raízes podem bombear os nutrientes juntamente com a água para a alimentação e hidratação das folhas.
Se pudéssemos manter essa umidade permanentemente no solo dos bonsai forneceríamos uma condição de alimentação ideal para nossas árvores. Essa umidade é chamada: “Umidade Ótima”.

O Que altera a umidade do Vaso?
Obviamente existem outras variáveis em nossos bonsai e no ambiente que fazem mudar constantemente a umidade, desviando-a do que seria o ideal, algumas delas são:

1 – Clima – Logicamente a evaporação da água é muito maior durante os dias de verão (Calor) do que durante o inverno (Frio).

Além disso a própria natureza e funcionamento das raízes dependem da temperatura. A faixa ideal de temperatura para a absorção de nutrientes pela raízes, na maioria das espécies de árvores, se encontra entre 20oC a 35oC.
Quando a temperatura do solo onde as raízes se encontram estiver abaixo de 15oC ou acima de 35oC a árvore poderá entrar em dormência e assim não estará se alimentando.

2 – Local onde o Bonsai permanece – Se colocarmos nosso bonsai exposto ao sol o dia todo a evaporação de água será maior do que se o colocarmos à meia sombra. Este fator deveria ser solucionado pela pesquisa da melhor insolação para a árvore, mas nem sempre o colecionador terá um local ideal de exposição ao sol rigorosamente dentro do que a planta precise. Logo esta também será uma variável.

3 – Profundidade do vaso – A evaporação da água é muito maior na superfície do vaso, onde a água estará em contato com a temperatura ambiente, o ar mais seco e o vento. Logo quanto mais profundo for o vaso, maior será a retenção de água ou por mais tempo o solo se conservará úmido.

4 – Material do vaso –
A superfície interna do vaso deverá ser porosa, de preferência argilosa, para favorecer a retenção de água.

5 – Mudanças de Estação (Produção de frutos, flores, etc.)

A absorção de água pela árvore também varia de acordo com a estação que os bonsai se encontram. Quando estão produzindo frutos a absorção de água pela planta é maior do que em outra épocas.

6 – Mistura de solo utilizada –
A mistura de solo utilizada no bonsai deverá ser suficientemente capaz de manter por maior número de horas a umidade na faixa ideal.

Este é um ponto importante em nosso estudo, pois pelo que vimos acima será muito difícil controlar todas as variáveis que influem na umidade.
Como controlar o clima ?   As mudanças de estação das plantas? , Seria então necessário colocarmos medidores automáticos de umidade, regadores eletrônicos e outras parafernálias  ? !!!
Obviamente se fosse tão complicado assim, seria melhor trocar de hobby !

É possível elaborarmos uma mistura de solo que providencie a manutenção da umidade dentro da faixa ideal por um período longo, normalmente de 12 a 48 horas,  onde a planta possa se alimentar e manter-se plenamente sadia até uma nova rega.
Obviamente nos atentaremos para as condições adversas do normal.

Solo Ideal
Podemos definir como solo a camada existente na superfície da terra resultante da decomposição e desintegração das rochas pela ação de agentes atmosféricos. Este constitui o meio para o desenvolvimento das plantas, fornecendo ar, água, nutrientes e sustentação.
Sua composição deriva das rochas (Matéria Inorgânica) e da desintegração de vegetais e animais (Matéria Orgânica).
Os microorganismos (Bactérias e Fungos…) e pequenos animais (Minhocas…) presentes no solo, alimentam-se de matéria orgânica transformando-a em húmus. A decomposição do húmus produz nutrientes minerais que são absorvidos pelas plantas.

O solo é composto basicamente de Areia, Silte, Argila e Matéria orgânica:

Argila: Composta de partículas microscópicas (menores que 0,002mm) em forma de bastões, com grande poder de retenção de água. Quando moldada com água se a jogarmos no chão ela não se desagrega.

Areia: Compostas de partículas visíveis ( maiores que 0,02mm até 5mm) de forma arredondada. Quando amassados com a mão, não se aglomeram. Como suas partículas são maiores e arredondadas, formam-se vazios entre os grãos, proporcionando pequenos canais onde a água percorre com maior facilidade em condições ideais de drenagem.

Silte: Composta de partículas microscópicas(maiores que 0,002mm e menores que 0,02mm),  com poder de retenção de água. Quando seco esfarela e se  desagrega quando submerso.

Matéria Orgânica
: Possuí coloração escura, consistência plástica e fibrosa.
Na horticultura dos bonsai é importante entender que estamos trabalhando com pouquíssima quantidade de solo, tornando o vaso um verdadeiro laboratório  de reações vitais para nossa planta. Uma das preocupações adotadas pelos grandes colecionadores do mundo tem sido a prevenção de doenças ocasionadas por solos contaminados por bactérias e fungos.
E apesar de se saber da importância de algumas bactérias e fungos nas reações de absorção de nutrientes pela raiz, através da simbiose, está sendo cada vez mais adotado o procedimento de redução do volume de matéria orgânica no substrato (Mistura de solo) para o bonsai.

Adotaremos dois procedimentos para evitar ao máximo contaminações causadas por fungos, bactérias ou vírus procedentes de solos orgânicos:

1. A porção máxima de solo orgânico no substrato do bonsai não deverá ultrapassar 20% ( Vinte por cento) do peso total da mistura.

2.
Certificar-se que esse solo orgânico esteja curtido.

Teremos sempre uma mistura predominante de dois componentes, Areia e argila. De preferência estes devem ser granulados nas seguintes categorias:

De 4mm até 6 mm Ideais para vasos pequenos e planos. Ótimo para coníferas velhas.
De 3mm a 4 mm Ideais para coníferas jovens e bonsai de meia idade.
De 1mm a 3mm para qualquer espécie jovem e de meia idade.

Não usar solos com granulação menores do que 1mm e maiores do que 6mm para bonsai.

A saúde dos bonsai depende das raízes, que por sua vez dependem do substrato ( Mistura de solo ). Logo devemos escolher muito bem a mistura que usaremos para nossa árvore. As raízes fixam a planta no vaso, absorvem a água e os sais minerais e os conduzem até o caule. É imprescindível lembrar que as raízes precisam respirar. Portanto se a planta é regada em excesso, ou se o solo é impermeável, as raízes podem morrer ou apodrecer. Como sugestão fizemos uma relação das árvores mais usadas e as regiões do país para que você possa encontrar a melhor mistura.

Em que época devemos transplantar os bonsai?
A melhor época, no geral,  para se transplantar um bonsai é o fim do inverno, quando a planta vai iniciar o seu período de crescimento. Veja a época com precisão no guia de cuidados específicos de cada tipo de de árvore.

Como transplantar um bonsai?
1.
Retirar o torrão de terra com uma espátula, separando-o do vaso. Olhe embaixo do vaso para ver se ele não está preso ao solo por meio de arames.

2. Separar, tendo a mão  todo o material para transplantar ( vaso, terra, ferramentas…) para não interromper a operação.

3. Levantar a árvore do vaso, tirar a terra velha (no Maximo 70% do total) desembaraçando as raízes com a ajuda de um Raque ( ferramenta de ferro com aparência de garfo). Se preciso, usar um jato de água de esguicho.

4. Com a maior parte das raízes livres de terra velha, cortar aproximadamente um terço de todas as raízes. Este procedimento estimula uma nova brotação. Use uma tesoura para cortar as mais finas. Não poupe as raízes mais grossas, pois estas só ocupam o espaço das raízes de alimentação que são as mais finas.

5. Replantar a árvore com terra nova, fazendo uma compactação leve por meio de pauzinhos ( talher japonês por exemplo ) para que o solo penetre entre as raízes, sem deixar bolsas de ar. Segurar de leve com movimentos circulares.

6. Submergir o vaso dentro de uma bacia com água, de preferência com algum tipo de hormônio enrraizador,  para que saia todo o ar da terra.
Deixar pausar por uma hora dentro da bacia.

IMPORTANTE:
Após a transplantação são necessários alguns cuidados com o Bonsai, pois acabamos de cortar o orgão com que o mesmo absorve água ( Raízes ) para hidratar-se.  São Eles:
6.1. Reduza o metabolismo da árvore poupando-a do sol até que ela volte a brotar, geralmente não mais do que 10 dias.
6.2 Proteja-a também do Vento.
6.3. Borrife as folhas do bonsai durante esse período, o maior número de vezes possível para que não se desidratem.
6.4. Continue regando normalmente.

7.    Escorrer.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post