Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




murta

A Murraya paniculata é uma pequena árvore que costuma ser utilizada para fins ornamentais, e que também é conhecida pelos nomes de jasmim laranja, murta, laranjeira jasmim ou murta.

Origem e habitat natural da Murraya paniculata
Esta variedade é nativa do Sudeste Asiático, onde cresce selvagem em regiões que vão da Índia ao sul da China e Malásia. Embora também cresça naturalmente em áreas tropicais e  regiões subtropicais da Oceania e da Austrália.

Seu crescimento geralmente ocorre em áreas com solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Embora apresente boa capacidade de adaptação, não costuma prosperar em solos muito pesados ​​ou com má drenagem, pois suas raízes são sensíveis à umidade e podem apodrecer.

É uma planta muito valorizada pela fragrância das suas flores, pela sua beleza delicada, e também pela sua folhagem atraente, daí o seu uso comum em jardinagem e paisagismo.

Como identificar uma Murraya paniculata?
Estas são as características físicas que nos permitem saber que estamos na presença de um jasmim laranja e não de outra variedade semelhante:
* Tamanho e forma. Esta planta pode atingir uma altura entre 3 e 7 ms quando cultivada como ornamental. Em seu habitat natural pode medir até 10 m de altura. À medida que cresce, desenvolve uma copa densa e arredondada.
* Folhas. Esta espécie possui folhas compostas, perenes e verde-escuras. Com folíolos ovais ou elípticos que medem entre 2 e 7 cm de comprimento e entre 1 e 2 cm de largura.
* Flores A murraya paniculata produz flores brancas com cinco pétalas,  muito semelhantes às flores de jasmim,, que também apresentam um aroma doce e muito agradável. Normalmente aparecem em panículas terminais ou axiais contendo diversas flores.
* Frutos. Atrás das flores aparecem frutos em forma de baga que mudam de verde para laranja ou vermelho à medida que amadurecem. São frutos pequenos que contêm uma ou duas sementes.
* Tronco e casca. O tronco desta planta é fino e ramificado desde a base. Por sua vez, a casca é acinzentada e lisa nos exemplares mais jovens, tornando-se ligeiramente áspera com o passar do tempo.

murta-3

De que cuidados a murraya paniculata precisa?
Esta é uma planta relativamente fácil de cuidar porque tem uma boa capacidade de adaptação. No entanto, se criarmos para ele um ambiente semelhante ao seu habitat natural, conseguiremos isso se desenvolve da melhor maneira possível.

L
ocalização e luz
Devemos colocar a planta em um local onde receba muitas horas de sol todos os dias. Não há problema em obter sombra parcial, especialmente se você estiver em um clima muito quente, mas é importante suas folhas desfrutam de muitas horas de luz.

Se possível, escolha um local onde fique protegido de ventos fortes, pois isso pode danificar seus galhos e folhas.

Substrato
A murraya paniculata pode se adaptar bem a diferentes tipos de solos, mas se desenvolve melhor naqueles com pH levemente ácido ou neutro (entre 6 e 7). Além disso, é aconselhável utilizar um substrato que possui boa capacidade de drenagem e é rico em matéria orgânica.

Você pode usar um substrato universal, mas terá que prepará-lo para que dê a esta planta o que ela precisa. Adicione um pouco de areia ou perlita para melhorar a drenagem e um pouco de composto ou húmus para obter mais nutrientes.

Irrigação
Essa variedade precisa que seu solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. Durante a fase de crescimento regular, que ocorre entre a primavera e o verão, regue assim que notar que a camada superior do substrato está seca.

No inverno você pode espaçar um pouco mais as regas, mas não é aconselhável submeter a murraya paniculata a longos períodos de seca. Além disso, lembre-se que durante o período de adaptação pode ser necessário um pouco mais de água.

murraya-paniculata

Fertilização
Para esta planta você pode usar fertilizantes para plantas com flores. Basta adicionar um pouco a cada quatro a seis semanas durante a primavera e o verão.

Não fertilize no inverno, pois isso poderia estimular um novo crescimento que poderia ser danificado pelo frio.

Podando a Murraya paniculata
A melhor época para podar é no final do inverno e início da primavera, pouco antes do início do novo crescimento.

Nesta variedade você pode fazer podas leves para dar forma e promover um crescimento mais compacto e denso. Também é possível realizar podas de manutenção para retirar galhos mortos ou danificados.

Se você retirar flores que já estão murchas, você estimula o aparecimento de novas flores.

Propagação
Como dissemos antes, após a floração aparecem frutos contendo sementes. Você pode reproduzir seu jasmim laranja plantando sementes frescas durante a primavera, mas é um método bastante lento, porque a planta demorará para aparecer.

A forma mais rápida de reprodução é por meio de estacas de caules parcialmente lignificados, ou seja, semilenhosos ou semi-maduros. Corte-os durante o verão ou início do outono e coloque-os em uma mistura de turfa e areia úmida em local aquecido. Ao perceber que a planta já está enraizada, leve-a para um vaso.

Murraya paniculata

Temperatura e umidade
Esta variedade cresce melhor em áreas de clima quente e é muito sensível ao frio. Se houver geada na sua região, durante o inverno você terá que levar o vaso para um local mais abrigado ou ter o cuidado de cobrir a planta.

No que diz respeito à umidade, prefere umidade moderada a alta. Se você estiver em uma área mais quente, você pode fornecê-lo borrifando água.

Pragas e doenças
Esta planta é sensível a pulgões, cochonilhas e ácaros, por isso deve-se verificar periodicamente suas folhas para controlar a presença desses insetos.

Também é sensível a doenças fúngicas, portanto, é aconselhável garantir uma boa drenagem e não submeter a planta a condições muito úmidas.

lago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post