O hibisco é uma das flores mais cultivadas no Brasil, compondo cercas vivas, jardins e vários projetos paisagísticos. A planta floresce o ano inteiro e gosta de climas quentes e ensolarados, como o do nosso país. Por isso, no artigo de hoje, trazemos dicas ensinando como plantar hibisco.
Além da beleza, o hibisco reúne várias propriedades nutricionais. Assim, é muito utilizado em chás para ajudar a regular a pressão arterial, diminuir o açúcar no sangue, combater infecções e facilitar a perda de peso.
Se você gosta da ideia de tê-lo em casa, saiba que é uma planta de fácil cultivo, que pode ficar em vasos e canteiros. Pensando em ajudar você, listamos alguns procedimentos que mostram como plantar hibisco é simples.
Como cuidar da planta hibisco?
O hibisco é um gênero de planta que pertence à família Malvaceae e possui cerca de 300 espécies. Originário de regiões tropicais e subtropicais, precisa de muita luz para sobreviver e pode ficar exposto ao sol pleno.
Na verdade, não tem muito mistério na hora de entender comocuidar da planta hibisco, já que ela se adapta facilmente a vários tipos de solos. O principal cuidado que se deve ter diz respeito à temperatura, que deve ser mantida sempre acima de 7ºC.
Em regiões de clima frio, a planta pode ser cultivada em estufas ou no interior de casas e apartamentos, com temperatura controlada. Apesar de gostar de calor, o hibisco necessita de solos úmidos, sem excesso de água. Para finalizar, basta fazer adubações mensais e uma poda anual.
Como plantar hibisco?
Agora que já aprendemos os cuidados básicos, vamos entender como plantar hibisco. É possível utilizar sementes, mudas ou estacas, que podem ficar em vasos ou diretamente no chão, em terra drenada e adubada.
A primeira etapa é preparar o solo com matéria orgânica, como adubo verde, ou fertilizantes prontos, encontrados em lojas de produtos para casa e jardim. Lembre-se também de molhar a terra — sem encharcá-la — antes do plantio. Logo após, é só escolher o local e começar o cultivo.
Como plantar hibisco em vaso?
Para plantar hibisco em vaso, prepare o vaso com um substrato adequado (com terra vegetal, areia e composto orgânico), coloque a muda no centro do vaso e cubra as raízes com o substrato. Certifique-se de que a planta tenha boa drenagem e regue regularmente, mas sem encharcar a terra.
Passos detalhados:
* Escolha o vaso: Use um vaso com boa drenagem e tamanho adequado para a muda.
* Prepare o substrato: Misture terra vegetal, areia e composto orgânico para criar um substrato leve e rico em nutrientes.
* Coloque o substrato no vaso: Adicione um pouco de substrato no fundo do vaso.
* Prepare a muda: Se a muda estiver em um vaso pequeno, solte as raízes para estimular o crescimento.
* Coloque a muda no vaso: Posicione a muda no centro do vaso e cubra as raízes com o substrato.
* Regue: Regue a planta regularmente, mas evite encharcar a terra.
* Sol: O hibisco precisa de sol direto, por isso, coloque o vaso em um local ensolarado.
* Adubação: Adube a planta com adubo orgânico ou químico, seguindo as instruções da embalagem.
* Poda: Faça podas de limpeza e formação para manter a planta saudável e com boas flores.
. Uma dica extra é misturar ao substrato um pouco de carvão quebrado para facilitar a drenagem da água.
No caso do plantio por estaquia, insira as mudas ou galhos no vaso definitivo. Se optar pelas sementes, utilize recipientes menores, como copos de café, até que brotem e tenham em torno de cinco folhas. Feito isso, é só transplantar o pé de hibisco para o vaso de sua preferência.
Como plantar hibisco no chão?
Plantar hibisco no chão também é fácil. A terra pode ser preparada da mesma forma que no plantio em vasos. No caso das mudas e galhos, é recomendado manter espaçamentos entre 1 e 2 m. As covas podem ter até 40 cm de profundidade, dependendo do tamanho do enxerto.
As plantas devem ser regadas suavemente, logo após o plantio. Mantenha o solo sempre úmido, livre de pragas e ervas daninhas. Durante o inverno ou em regiões frias, faça as regas apenas quando a terra estiver ressecada.