Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Eucharis Grandiflora

É sempre um grande prazer falar de plantas e para quem gosta do assunto, mais importante ainda é saber como cultivar, como cuidar e todos os detalhes que fazem diferença entre uma planta bonita, vistosa e uma sem graça, sem vida.

Mas, antes de começarmos a falar dos detalhes da estrela-da-anunciação, vamos falar um pouco sobre as suas características, a ficha técnica dela. Como toda espécie, ela se enquadra em alguns parâmetros e isso é determinante para entender melhor sobre qualquer outra planta.

Além do nome estrela-da-anunciação, que é popular, você poderá encontrar a mesma planta com outros nomes: estrela-d’alva, estrela-de-belém e lírio-do-amazonas. E claro, ela também tem aquele nome mais complicadinho, que é o nome científico, que é Eucharis Grandiflora.

A estrela-da-anunciação faz parte da família Amaryllidaceae e está incluída em duas famílias diferentes, que são: flores perenes e bulbosas. A origem dessa planta é a América do Sul e ela suporta três diferentes climas, que são: Tropical, Subtropical e Equatorial.

A altura média de uma estrela-da-anunciação fica entre 0.1 e 0.3 metros e ela gosta de dois tipos de luminosidade diferentes: meia-sombra e luz difusa. Já o seu ciclo de vida é perene.

Características da Estrela-da-anunciação
Provavelmente, você encontrará essa espécie sendo chamada mais de lírio-do-amazonas do que de estrela-da-anunciação, mas como sabemos que se trata da mesma planta, vamos dar continuidade. Ela é uma planta que dá muitas flores, é bulbosa e herbácea. No Brasil, pode ser encontrada na floresta amazônica em grande quantidade.

As suas folhas são ovais e bem grandes, além de ter um bonito verde-escuro. Também são coriáceas, brilhantes e pecioladas. Quando chega o período da inflorescência se vê as flores que se sustentam em um longo escapo floral, elas ficam muito parecidas com a umbela.

Falando em flores, elas aparecem na quantidade que varia de 3 a 10 unidades e são bem grandes, cerosas, brancas e muito perfumadas. As flores da estrela-da-anunciação são muito parecidas com as flores de narciso. Ainda sobre o assunto flores, elas aparecem durante a primavera.

Eucharis Grandiflora6

Estrela-da-anunciação na decoração
A estrela-da-anunciação é uma espécie perfeita para usar em ambientes internos e também em varandas de apartamentos. É uma rara exceção de planta que mesmo sem a luz do sol consegue florescer e as flores são bonitas e saudáveis.

Mas, mesmo quando ela não está com flores, é uma planta bonita de se ver, porque as folhas fazem um espetáculo a parte. Por esses motivos, que ela se torna uma ótima espécie para o uso na decoração.

As flores podem aparecer até três vezes, em momentos distantes, a cada ano. A estrela-da-anunciação deve ser cultivada, de preferência, em vasos grandes e durante a fase de cultivo deve receber a claridade do sol, além de exigir boa adubação e irrigação.

Se tivermos que indicar um lugar perfeito para a estrela-da-anunciação, esse lugar é um canteiro adubado sob uma copa de árvore, pois é o lugar que ela receberá luz difusa e se desenvolverá da melhor maneira possível.

Um pouco sobre o cultivo
* Essa espécie deve ser cultivada sob sombra ou meia-sombra.
* O substrato ideal para o cultivo da estrela-da-anunciação é drenável, fértil e leve. Importante: que seja enriquecido com matéria orgânica.
* É necessário que ela receba irrigação frequente.
* É uma planta que gosta muito do calor dos lugares tropicais, mas em estufas, podem sobreviver as temperaturas mais baixas.
* A cada dois anos é necessário fazer as reforma dos canteiros, caso a plantação tenha sido no jardim.
* Uma das suas desvantagens é que se trata de uma planta muito sensível a fungos, lagartas e ácaros.
* Sua multiplicação pode ser feita através de separação dos bulbos.

Eucharis_grandiflora-2_2048x

Outros detalhes sobre a Estrela-da-anunciação
No Brasil, a estrela-da-anunciação chegou por volta de 1850. Hoje em dia, além do Brasil, também é muito comum no Peru e na Colômbia.

Características:
* Ela possui bulbos arredondados que chegam a medir 6 centímetros de diâmetro.
* As folhas que também são bem grandes, podem chegar a mediar 40 cm de comprimento.
* As flores são brancas e perfumadas e surgem em racemos, medindo cada uma delas 10 cm de diâmetro. Além disso, suas pétalas, sei, são distribuídas quase que formando uma estrela.
* A haste floral onde surgem as flores pode chegar a medir 70 cm de altura.

O que ela gosta:
* Ela adora lugares bem iluminados apesar de não gostar da luz direta do sol.
* Precisa ficar em lugares com boa ventilação.
* No interior dos ambientes, os vasos devem ser colocados em lugar que tenha boa iluminação. Já nos canteiros, onde tenha sombra, ajudando a criar ótimo efeito de forrações e folhagens baixas.

Eucharis Grandiflora7

Que tipo de solo é bom para ela:
* Argilo-arenoso.
* Tem que ser rico em matéria orgânica.
* A mistura ideal do solo é de 2 partes de terra argilosa com 1 parte de areia e mais uma parte de composto orgânico.
* Para que as flores cresçam bonitas e rápido é melhor colocar farinha de ossos na mistura.

Sobre o cultivo:
* O espaço entre os bulbos na hora do cultivo deve ser entre 40 ou 50 centímetros entre eles.
* Não coloque terra demais para cobrir os bulbos. Basta uma fina camada de terra.
* Pressione, sem falar força, o substrato em volta dos bulbos para firmá-los.
* Quando se cultiva em vaso, o ideal é que ele tenha pelo menos 20 centímetros de diâmetro.

Dicas para cuidar da planta:
* Não se deve regar a estrela-da-anunciação demais para evitar que os bulbos terminem podres.
* Ao sinal da haste floral é hora de colocar fertilizante líquido e esperar que as flores apareçam. A diluição na água deve ser aquela recomendada pelo fabricante.

estrela da anunciação

A reprodução da estrela-da-anunciação:
* A propagação é feita através da divisão dos bulbos mais velhos.
* Normalmente, esse processo acontece entre o fim do inverno e o início da primavera.
* O primeiro passo é retirá-las do canteiro ou do vaso e os bulbos devem ser retirados com cuidado para remover a terra.
* Em seguida, se separa os bulbos com muito cuidado para que não se quebrem.

primavera4

Convallaria majalis

Originária das regiões temperadas da Europa e Ásia, essa espécie adapta-se bem a diversos climas, desde que as temperaturas não sejam extremas.

Suas folhas são alongadas e lanceoladas, formando um belo tapete verde que contrasta com as flores brancas.

Além da beleza, tal planta possui propriedades medicinais e é utilizada na produção de perfumes.

O plantio do lírio-do-vale é relativamente simples e pode ser feito tanto em canteiros como em vasos. A melhor época para plantá-lo é na primavera ou no outono, quando as temperaturas são mais amenas.
* Preparo do solo: escolha um local com sombra parcial ou sombra total, pois o sol direto pode danificar as folhas. O solo ideal é rico em matéria orgânica, bem-drenado e levemente ácido;

* Plantio: faça buracos com cerca de 10 cm de profundidade e espaçamento de 15 cm entre as mudas. Coloque-as nos buracos e cubra com terra, pressionando levemente;

* Rega: após o plantio, regue abundantemente para garantir a fixação das raízes. Mantenha o solo sempre úmido, mas evite encharcá-lo.

O lírio-do-vale aprecia locais com sombra parcial ou sombra total, como a base de árvores ou arbustos. Ele também pode ser cultivado em áreas mais sombreadas, como sob varandas ou em jardins de inverno.

lírio do vale

Cultivo do lírio-do-vale em vasos
O cultivo em vasos é uma ótima opção para quem possui pouco espaço ou deseja ter lírios-do-vale em ambientes internos.

Escolha um recipiente largo e profundo, com pelo menos 20 cm de altura, e utilize um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado.

O vaso ideal para o cultivo do lírio-do-vale deve ter boa drenagem para evitar o acúmulo de água, que pode causar o apodrecimento das raízes. Vasos de cerâmica ou plástico são boas opções.

lírio do vale

Usos na decoração
O lírio-do-vale, com sua delicadeza e perfume inconfundível, é um elemento versátil e charmoso na decoração.

Seus caules finos e flores brancas em forma de sino criam um efeito visual leve e romântico, perfeito para compor arranjos florais para diversas ocasiões.

Seja em vasos isolados, em combinações com outras flores ou como parte de guirlandas e centros de mesa, o lírio-do-vale adiciona um toque de frescor e elegância a qualquer ambiente, desde salas de estar até jardins.

ponte chinesa

Stapelia flavopurpurea
A Stapelia flavopurpurea é uma planta fascinante encontrada na Namíbia, continente africano, e que se caracteriza por ter flores em forma de estrela.

O florescimento acontece em geral nos meses de verão e outono. Quando em contato com o sol a parte da planta adquire uma tonalidade roxa.

Trata-se de uma planta do tipo rastejante suculenta que possui hastes alongadas de tom um lindo de verde.

As belas flores dessa planta são relativamente pequeninas podendo ser encontradas em tonalidades que vão do amarelo brilhante ao esverdeado. Alguns espécimes podem apresentar flores com toques de marrom.

Essa planta especificamente possui um aroma doce e delicioso que lembra cera de abelha. Essa característica é única em relação a plantas do grupo Stapelia.

Cuidados com a Stapelia flavopurpurea
Sendo essa uma planta de aspecto tão incomum é fácil entender que ela irá demandar uma série de cuidados especiais para crescer com saúde. Por ser uma planta com hastes longas e peludas demanda regas constantes especialmente nos meses mais quentes.

Nos meses de inverno as regas devem ser menos frequentes e se deve cuidar para que não ocorra alagamento do substrato causando o apodrecimento das raízes.

Essa planta é originária de um local muito quente e que quase não conhece temperaturas baixas de maneira que o máximo de frio que a Stapelia flavopurpurea suporta é 10°C.

Numa temperatura tão baixa é fundamental manter essa planta seca. Você pode contornar as baixas temperaturas com estufas aquecidas. Porém, é necessário dizer que não se deve cultivar essa planta diretamente no sol.

stapelia

A meia sombra é essencial para garantir que a planta não seja queimada pelo sol. Os espécimes mais delicados devem ser cultivados em potes de argila. Para ajudar a planta a crescer pode ser interessante adubá-la.

Uma dica de cuidado de alguns produtores é usar um composto exclusivamente mineral impedindo que fungos ataquem as raízes. Os fungos são os principais problemas que se pode ter com essas plantas.

b9a2f

Ceropegia haygarthii

Conhecida popularmente como Flor-palhaço, a planta é nativa do continente africano sendo encontrada em países como Moçambique, Angola e África do Sul. Uma planta de aparência curiosa que se adapta bem a habitats de floresta seca.

Composta por um tronco lenhoso e folhas ovaladas essa planta pode atingir até 3 m de comprimento.

A principal curiosidade a respeito da Flor-palhaço é que suas flores tem o formato de gaiola em que os insetos atraídos por seu néctar ficam presos.

Cada flor dessa planta mede em torno de 4 cm de altura tendo 25 cm de diâmetro. Sua aparência é resultante de um fantástico jogo de cores sendo o fundo de cor creme com manchas em tons de marrom e roxo. Internamente as flores possuem tipos de fios de cabelo que agem como armadilhas para insetos desavisados.

florpalhaço

Como cultivar a Flor-palhaço?
A dica essencial para quem deseja promover o cultivo dessa flor é que ela se adapta melhor a climas tropicais e subtropicais.

Dentre as plantas que fazem parte do gênero Ceropegia é a que apresenta mais facilidade para cultivo. Você pode até mesmo cultivar essa flor em vasos desde que se lembre de mantê-la protegida das baixas temperaturas.

Mantenha a sua Flor-palhaço a meia sombra e fique atento para não encharcar a planta, isto é, regue o substrato somente quando perceber que ele está seco. Essa é uma planta que possui flores bastante exóticas, mas que tem grande facilidade de cultivo.

água6