Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




funkiana

A Tillandsia Funckiana é uma espécie com uma aparência única com folhas finas que crescem ao longo do caule principal da planta, mas que são muito suaves ao toque. A planta é uma espécie endêmica na Venezuela, está em vias de extinção em seu habitat e atualmente é relativamente rara.

As pontas destas folhas por vezes podem ficar vermelhas quando cultivadas com muita claridade e também antes da floração. Na altura da floração, aparece uma grande flor vermelha no centro da planta que pode fazer lembrar a flor do jarro. Esta é uma cor rara entre as flores destas plantas aéreas.

A funckiana é uma planta aérea que cresce até aproximadamente 20 cm de comprimento e muitas vezes, produz uma série de ramificações ao longo do caule da planta, produzindo um tufo consistente em poucos anos.

A Tillandsia funckiana prefere um ambiente luminoso e arejado e é realmente importante garantir que nenhum excesso de água permanece entre suas folhas. As plantas aéreas requerem que se borrife com água cerca de 2 a 3 vezes por semana ou então, podem ser imersas em água, uma vez por semana até 1 hora.

funckiana

Após a imersão deve sacudir a planta aérea para retirar o excesso de água e verificar se esta não ficou com água acumulada no centro. Certifique-se também de que a base da planta está completamente seca antes de a colocar de volta ao local, pois caso não esteja pode causar podridão e danos com a consequente morte da planta.

Quanto mais quente o clima em que vive, maior deve ser a frequência de rega necessária.

Quando deixadas para crescer por conta própria, tillandsias Funkiana produzem incríveis aglomerados de plantas. Quando florescem, suas flores surgem nas cores rosa, laranja e roxo e apontam em todas as direções.

Como regra geral, as Tillandsias são comparativamente plantas pequenas, geralmente com rosetas individuais de crescimento de até 18cm de altura. Algumas espécies crescem um pouco mais, e praticamente todas as espécies irão produzir grandes aglomerados contendo muitas mudas.

Embora um certo número de espécies é terrestre, crescendo no solo, a maior parte dos Tillandsias que são normalmente observadas na cultura, são epífitas crescendo em ramos de árvores, sobre as superfícies rochosas e outros substratos, sem qualquer necessidade de solo.

TILLANDSIA-FUNCKIANA

Orvalho, chuva e nutrientes dissolvidos, são principalmente absorvidos pelas superfícies foliares da maioria das espécies. Muitas espécies produzem uma cobertura de muitos “pelos” (tricomas) que dão à muitas Tillandsias um cinza de aparência prateada.

Os tricomas podem ajudar essas plantas a capturar e absorver a umidade, em algumas espécies a cobertura de tricomas é muita densa.

O gênero inteiro é muitas vezes referido como “plantas aéreas “, uma referência a seu estilo de vida epífita, são muito fáceis de cultivar, toleram até um pouco de negligência e cresce sob uma variedade de condições.

Uma das características mais incomuns desta planta é que na natureza, as formigas, muitas vezes, colonizam suas bases bulbosas. Contrariamente à sua aparência, estas bases não são sólidas, mas são na maior parte ocas.

Esta espécie cresce melhor quando cultivada em luz filtrada, temperaturas amenas e alta umidade, e parece produzir o seu melhor crescimento durante os longos dias de verão.

Para manter sua Tillandsia Funkiana saudável, recomenda-se procurar um local com boa circulação de ar e claridade natural (não sol direto). Para regiões de clima mais seco é ideal borrifar água três vezes por semana ou mergulhar a planta em um balde com água de 30 a 40min uma vez por semana.

fankiana

Cultive em vasos suspensos ou amarradas em troncos de árvores. Não necessita plantio em substrato, raizes totalmente aéreas.

Floração
O caule apresenta-se densamente coberto por folhas bastante finas que no topo adquirem uma tonalidade avermelhada muito bonita. Do centro emerge uma única flor, vermelho-vivo. Esta é uma forma de floração rara no mundo das Tillandsias.

marrevolto