Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Kalanchoe orgyalis

Só no Brasil contamos com mais de 100 tipos de suculentas, plantas cuja característica mais marcante é o fato de armazenarem boa quantidade de água nas raízes, no talo ou nas folhas, o que varia de acordo com a espécie.

Essa adaptação lhes permite manter reservas por períodos prolongados e mesmo viver em locais áridos, secos e de temperatura elevada, como onde surgiram: principalmente em regiões da África e da América.

Embora cactos e agaves sejam consideradas suculentas, essa designação costuma ser feita apenas para as variedades de folhas miúdas, gordinhas e cerosas.

A colher-de-cobre é uma planta nativa de Madagascar, essa suculenta é muito querida para fins ornamentais, pois quando exposta ao sol por um longo período adquire na sua superfície de suas folhas uma belíssima coloração marrom-acobreada, além de sua coloração que é um espetáculo à parte.

Essa suculenta tem esse nome popular devido ao formato em forma de colher de suas folhas. Planta de crescimento lento, pode atingir até 1,5m de altura, formando um lindo arbusto.

O Kalanchoe orgyalis é um arbusto, pertence à família Crassulaceae, NE uma planta perene, de crescimento extremamente lento, muito ramificado, com até 1,8 m de altura e muito ornamental.

colher-de-cobre

Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos, etc.

Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos!  Como são extremamente ornamentais, podem ser arranjadas de inúmeras maneiras, seja compondo um ambiente com várias espécies ou sozinha num singelo vasinho!

Não exigem cuidados específicos, apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol quanto à sombra, estão sempre bonitas e possuem ciclo de vida perene!

As suculentas preferem os climas quentes e secos. Porém é possível cultivar as suculentas em locais de clima de frio. Porém o que elas não aguentam são as geadas ou inverno úmido.

Assim podem acabar apodrecendo. São necessários alguns cuidados a mais quando cultivadas nestes locais de baixa temperatura, como o controle e diminuição de regas, expor a suculenta a locais de mais claridade do local e protege-las das geadas.

Cultivar em local com boa luminosidade. Vasos baixos e largos, tipo bacia, são os mais indicados para valorizar ainda mais o cultivo de cactos e suculentas.

A melhor composição de terra para este tipo de muda é a composição de um solo mais arenoso. Pedras e pedriscos também são indispensáveis para quem pretende cultivar esta planta, para auxiliar na drenagem da terra e ainda ornamentar o local.

A rega deve ser regular, de 2 a 3 vezes por semana nos dias mais quentes e 1 vez por semana durante os dias mais frios. Existem alguns adubos específicos para suculentas, a suculenta aprecia também um adubo orgânico e animal (como húmus de minhoca, farinha de osso).

Também pode se usar uma farinha de casca de ovos, trituradas, ajudara a manter a sua suculenta saudável e forte.

Descrição
Caule ereto, forte, piloso quando jovem e muito ramificado.

Folhas que se dobram para cima a partir do meio, pontiaguda no ápice e estreita na base, de 5-15 cm de comprimento e 3,5-10 cm de largura. A parte superior das folhas é coberta por uma pubescência característica, semelhante ao feltro, formada por diminutos pêlos cor de canela, que eventualmente envelhecem para a mesma cor da superfície inferior.

Inflorescências em cimeiras de 45-100 cm, com flores amarelo brilhante, que aparecem acima da folhagem. Surgem na primavera.

Em paisagismo é usado em jardins de pedra como planta isolada; também muito cultivado em vasos, tanto em ambientes internos como externos.

Suculenta-Colher-de-Cobre

Cuidados com a Colher de cobre
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico.

A temperatura ideal para cultivar essa planta e entre 16 C° e 30 C°, mas tolera temperaturas, maiores e menores.

Cultivado a pleno sol, o que lhe dá o aspecto acobreado nas folhas. Plantas cultivadas a meia sombra apresentam coloração marrom esverdeada.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem.  Uma boa mistura para essa planta e formada de argila ou terra vegetal e areia grossa.

As regas devem ser moderadas durante o verão e diminuindo no inverno. Na primavera-verão aplicar um fertilizante para plantas suculentas.

Esse Kalanchoe requer replantio a cada poucos anos. Ao replantar, tome cuidado adicional no manuseio, pois as folhas são um pouco quebradiças.

Atinge até 1,5 m de altura, mas devido ao crescimento muito lento, geralmente e encontrada com pequeno porte e como resultado, a planta é percebida como pequena. O crescimento também pode ser limitado beliscando as pontas dos brotos, o que também estimula a planta a crescer mais forte.

Em seu habitat natural, cresce entre arbustos e afloramentos rochosos e solos secos.

Propagação
Multiplica-se por estacas de mudas laterais enraizadas na areia ou brotações na folha.

A propagação por brotação não é muito utilizada pelo crescimento lento na formação do broto.

pingos-9