Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Vachellia seyal

A Vachellia seyal, mais conhecida como acácia-pompom, esponjinha-amarela, acácia-de-tronco-vermelho, é uma planta perene nativa da África. Além de jardins e vasos, pode ser cultivada como bonzai.

Dicas para cuidar de acácia-pompom
Essa árvore pode atingir de 6 a 10 metros de altura, com tronco vermelho-dourado de 20 a 60 centímetros de diâmetro. Por isso é também conhecida como acácia-de-tronco-vermelho ou acácia-vermelha.

Mas existem variedades com tronco verde. Sua copa possui forma de guarda-chuva, é esparsa e ramificada, e os galhos possuem espinhos afiados. Floresce mais de uma vez por ano, com flores amarelas brilhantes em formato de “pompom” e muito perfumadas. Seus frutos são em forma de vagem, marrom e achatados.

Gosta de temperaturas entre 18 e 28°C, não tolera frio intenso e prefere sol pleno (seis ou mais horas de sol direto por dia).

Normalmente prefere solos argilosos, pedregosos ou solo rico em matéria orgânica como turfa.

A poda pode ser realizada de tempos em tempos, para manter o formato que deseja para a árvore.

Pode ser propagada por sementes (sendo difíceis de germinar), estaquia ou por alporquia.

Vachellia seyal1

Quantidade de água na rega da Acácia-pompom
É uma planta bem tolerante, que suporta tanto o encharcamento quanto a falta de água (estiagem). Sendo que vai aguentar mais a seca quando tiver amadurecido e se estabelecido no local do plantio.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em qualquer tipo de solo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano de implantação. Após bem estabelecida, acácia-pompom torna-se muito resistente a períodos de estiagem ou encharcamento.

janelabuterflay10

solo

Como testar a drenagem do solo da planta?
Normalmente nos rótulos de sementes de plantas vêm escritas as instruções sobre plantar em solo bem drenado, para que as raízes não morram. Mas como saber se o solo está suficientemente drenado?

Além de saber o tipo correto, você precisa testar se a drenagem é suficiente. A seguir algumas dicas do que você pode fazer para verificar a drenagem da terra para sua planta.

Maneiras de testar a drenagem do solo da planta
Quando estamos em dúvida sobre a drenagem do solo no local que desejamos plantar, precisamos realizar alguns teste antes. Muitas vezes a análise apenas visual não é suficiente, pois o problema está por baixo da superfície. Você pode fazer o teste em vários locais do jardim.

Comece cavando um buraco de 30 centímetros de largura e uns 30 a 45 centímetros de profundidade. Não precisa ser o tamanho exato, pode ser aproximado.

Encha o buraco com água e deixe escorrer completamente. Quando escorrer, encha o buraco novamente e agora calcule o tempo que a água leva para drenar. Meça com uma régua ou metro, colocando em pé até o fundo do buraco.

Se o solo for bem drenável, a água vai descer a uma taxa de 2,5 cm por hora.

Se a água descer mais rápido que isso, quer dizer que o solo é arenoso ou muito solto, indicando que este local pode ser seco demais para sua planta.

Um escoamento mais lento que 2,5 cm por hora, quer dizer que o solo não é bem drenável, tome os cuidados necessários para melhorar a drenagem.

Ou plante espécies que sejam tolerantes ao excesso de água ou à seca, de acordo.

solo

Como melhorar a drenagem do solo?
Uma maneira de melhorar a drenagem do solo é colocando composto de folhas, são folhas decompostas ao longo do tempo com ajuda de água.

Você pode encontrar este tipo de composto em lojas de jardinagens, ou fazer você mesmo seu composto de folhas (mas o processo leva quase um ano).

Se o solo for encharcado, então o ideal é construir canteiros elevados, com 15 a 20 centímetros do solo.

Você irá saber quando o solo não drena bem, verificando as raízes da planta. As raízes precisam respirar, mas quando o solo não drena corretamente, o espaço entre as partículas do solo ficam preenchidas de água ao invés de ar.

O que acaba causando o apodrecimento das raízes. Se você retirar a planta do solo e verificar, as raízes estarão em decomposição, com cor escura e gosmenta. Se estiver saudável, as raízes são firmes e brancas.

mar