Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pragas-de-Jardim-1-16

Alguns insetos adoram o clima ameno do seu quintal, outros são atraídos pelas belas flores que você cultiva. Não importa, nem sempre conseguimos eliminá-los para sempre.

Esses bichinhos acabam estragando as plantas e produtos agrícolas presentes no seu jardim. Quando o caso é grave, a ajuda de um profissional é indispensável. Porém, quando a situação ainda é controlável, existem alguns meios para evitar determinadas pragas. Tudo pela preservação do seu lindo jardim…

Anti-pragas naturais
Segue abaixo uma lista de algumas coisas que devem ser feitas nos jardins para que as pragas não sejam a sua principal visita. São verdadeiros anti-pragas naturais e que não dão muito trabalho. Muitos são até da sua própria obrigação como um bom jardineiro.

Mantendo o jardim limpo: Ervas daninha e alguns produtos agrícolas são muito convidativos aos insetos. Remova todos os restos de plantas mortas ou  deterioração das mesmas, pois podem servir de alimento e abrigo para muitas e muitas pragas. Os restos de decomposição que encontrar ainda podem servir de adubo para as suas lindas plantinhas.

O lugar certo para plantar: Plantas que precisam de luz devem ser expostas ao sol e aquelas que amam o escuro devem ser colocadas na sombra. O lugar apropriado para cada tipo de semente é ideal para a sua germinação. Quando elas não conseguem se desenvolver, as pragas aparecem para estragar ainda mais as suas plantas. Além disso, cultivar uma espécie no mesmo lugar durante anos seguidos aumenta a probabilidade de insetos se estabeleçam permanentemente.

inseticidas

Saúde para as plantas: Plantas que estão vendendo saúde são mais resistentes a qualquer tipo de pragas. Use as quantidades certas de água, luz e os fertilizantes apropriados. Se as plantas estiverem morrendo, remova-as ou pelo menos separe-as das outras. Isso também contribui para a beleza e limpeza do seu jardim.

Entenda cada praga: Saber o comportamento de cada praga também é um método natural muito eficaz. Existem pragas que adoram solos mais úmidos, por exemplo. Para evita-las, controle a umidade da sua terra com regularidade. Se uma folha estiver sendo atacada, e existem pragas que amam morar embaixo de folhas, remova-a rapidamente para que a praga não se espalhe pelo resto da planta.

Pássaros X Pragas: Os pássaros são grandes heróis dos jardins. Muitos deles se alimentam de insetos que prejudicam as suas flores e plantas. Por isso, reserve um lugar para deixar alimentação para eles. Faça uma sementeira que atraia diversos tipos de pássaros. Outra forma é manter insetos como abelhas, joaninhas e besouros, que desencorajam o crescimento das pragas indesejadas.

alecrim

Plantas que afastam as pragas do jardim
Outro modo de eliminar esses visitantes tão chatinhos é aproveitar a existência de algumas plantas. Abaixo, segue uma lista com todas elas:
* Alecrim: Afasta ratos, lesmas e pragas em geral Apenas plante-o no jardim ou na horta.

* Arruda: As folhas são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis. Ferva as folhas durante cinco minutos. Deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.

* Coentro: As sementes combatem ácaros e pulgões. Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.

* Gerânio: Muito recomendado para hortas e jardins. Apenas plante-o no jardim, sua simples presença repele pragas.

* Tomilho: Plantado junto ao repolho repele a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas. Para afugentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.

* Hortelã: Quando plantado nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas, além de insetos.

lesma

Como se livrar das pragas mais comuns
1.Pulgões: As joaninhas são as suas grandes inimigas. Caldo de fumo e um algodão encharcado de álcool e água podem eliminar os pulgões das folhas.

2. Lemas e caracóis: Os pássaros e os besouros são os principais inimigos das lemas e dos caracóis. A melhor forma de elimina-los é através de pequenas armadilhas como a “isca de cerveja”.

3. Lagartas: Passarinhos também adoram as lagartas. Elas é que não gostam muito deles. Geralmente para eliminá-las é preciso extrair uma a uma com as mãos, usando uma proteção para que a lagarta não toque na sua pele. A chamada calda de angico também elimina as lagartas e não prejudica nenhuma planta.

4.Ácaros: Eles também podem ser eliminados com a Calda de Fumo, usada para matar os pulgões que grudam nas suas folhas. Como o ácaro detesta umidade, borrife bastante água na sua planta para que ela fique livre deles.

5. Percevejos: As vespas são as suas predadores naturais. Eles devem ser removidos um a um com as mãos, lembrando sempre de proteger a pele. A Calda de fumo pode funcionar muito bem como um repelente natural contra os maldosos percevejos.

6. Tatuzinhos: Evite a umidade excessiva de canteiros e vasos, já que eles adoram umidade. Devem ser retirado com as mãos também e em seguida, elimina-los um a um.

7. Formigas: Essas são as verdadeiras pragas do jardim, Espalhando semente de gergelim pelos canteiros, elas fogem assim como o diabo corre da cruz. O gergelim é muito bom porque intoxica as formigas e quando colocado sobre os formigueiros, ajuda a eliminar o “ninho” delas. Em casos muitos graves é preciso apelar para as  iscas formicidas, que são vendidas em casas especializadas em produtos para jardinagem.

8. Nematóides: Geralmente estas pragas atacam pelo solo. Por isso, para elimina-los é preciso plantar o famoso cravo-de-defunto no local infestado. Se o caso ficar muito grave, a solução será eliminar a planta atacada do jardim para que os nematóides não se proliferem para outras espécies.

Os nematóides são da família das lombrigas e são muito difíceis de eliminar. Portanto, verifique se a sua planta possui raízes grossas e com muitas fendas. Esses são os principais sinais de que a planta está sendo atacada por estas pragas.

entardecernolago

regas

A água é um dos bem mais preciosos que existem na superfície da face da terra, ela é o elemento principal para o sucesso de um jardim. Seu uso requer moderação e equilíbrio, pois é muito delicado. Aprenda algumas das melhores maneiras de regar o seu jardim sem desperdiçar água e assegurando a longevidade e bem estar das suas plantas.

Regar menos vezes, porém de forma profunda
Para que a rega seja boa, ela não deve ser medida em questão de quantidade de água, mas a profundidade é que é importante.

Quando você rega próximo ao solo, irá garantir que a água penetre mais fundo, e isso assegura que a umidade permaneça no solo por mais tempo de maneira saudável para a planta, o que não é o caso de uma rega superficial, onde a água é rapidamente perdida pela evaporação.

Quando a água vai mais fundo no solo, permite que as raízes das plantas também se desloquem para lugares mais profundos, o que ajuda na sua fixação. A rega profunda então se torna ideal para que a umidade seja melhor armazenada no solo e por mais tempo do que na superfície.

ragajardim

Regar próximo ao solo
É a maneira mais eficaz de manter o solo úmido, ao invés de distribuir a água por pela superfície da terra, a maneira mais eficiente é posicionar o regador ou a mangueira próximo do solo e deixar que a água penetre pelas raízes da planta sem que água se perca pelo motivo da evaporação.

Regue quando não estiver ventando
O vento ajuda na propagação das partículas de água, dificultando a entrada da mesma no solo, além de ajudar a secar a água mais rapidamente na terra. Regar em horário que venta muito, resulta em uma perda de água desnecessária, um solo seco rapidamente e a necessidade de regar novamente.

Regar sempre que for necessário
Em geral, um jardim ou campos naturais necessitam de pelo menos 25 milímetros de água por semana, claro que existe um fator importante que é o solo, as plantas e as condições meteorológicas do local.

Essa dica vale para as plantas que principalmente se encontrarem no período da manhã ou noite um aspecto mais murcho, e também na fase inicial de desenvolvimento dessas plantas.

regamanhã

Regar sempre pela manhã
Independente se o que você está cultivando são flores ou vegetais, a melhor hora para fazer a rega de forma econômica é no período da manhã. Quando a rega é feita em períodos mais quentes, perto do meio dia ou à tarde, a água se evapora muito rápido, e é totalmente perdida.

A rega feita durante a noite também é prejudicial à planta, pois a água permanece em suas raízes por um longo tempo, o que pode levar a formação de várias doenças. É importante saber que o próprio orvalho ajuda a terra a absorver melhor a rega matinal.

10 formas de regar o jardim de maneira ecológica
1 – Distribua alguns baldes pelo quintal em dias de chuva, parece que não, mas dá pra recolher vários litros de água assim, que podem ser usados no jardim. Dessa forma você economiza, reciclando a água;

2 – Algumas técnicas de jardinagem também podem ajudar na economia de água de forma significativa. Um exemplo é estar sempre eliminando as ervas daninhas, pois elas se apoderam não só da água como dos nutrientes das plantas do seu jardim, prejudicando assim ele como um todo.

O uso de compostagem na terra ajuda a desacelerar o processo de evaporação, deixa o solo mais fresco e mais úmido por mais tempo;

3 – Reutilize água que você usa dentro de casa. Por exemplo, a água que você utiliza para lavar frutas e legumes, ou para cozer alimentos, água de bebedouro de pets, limpeza de aquários, podem ser facilmente aproveitadas para regar o jardim;

regar-plantas
4 – Caso você utilize sistemas de rega, certifique-se sempre de que ele está funcionando corretamente e que sua localização seja adequada para o jardim, evitando que água seja lançada para o cimento.

Verifique senão há vazamento de água também e mantenha o sistema programado para fazer as regas regularmente. É uma forma eficiente de economizar água e tempo;

5 – As escolhas das espécies que serão plantadas no jardim também são importantes, escolha sempre as que forem nativas da região e que sejam aptas as condições climáticas de determinado lugar.

Planta conforme o recomendado, nas estações certas, caso contrário as flores não nascem e toda a água que você usou até o momento foi desperdiçada;

6 – Procure conhecer e entender mais sobre as espécies que pretende plantar no jardim, dessa forma você pode unir as plantas que tenham necessidades parecidas, e também é bom saber a necessidade de água de cada planta, para não regar demais as que não gostam de tanta água assim;

7 – Sempre que a água começar a escorrer ou empoçar no solo significa que pode parar, pois o solo já se hidratou o suficiente e não precisa mais de água. A maioria das plantas pode morrer por excesso de água do que por falta;

8 – Quando a rega é feita pela manhã, diminui a evaporação da água, assim a planta aproveita mais;

gartenarbeit - blumengießen

9 – Para poupar água, uma maneira é regar menos vezes, mas de forma demorada para que a água penetre bem no solo, o que deixa o solo bem úmido e sem necessidade de ser regado várias vezes ao dia;

10 – Caso você tenha dificuldade em determinar se o solo está seco, ou se ele precisa ser regado novamente, é fácil, você ode recorrer a um medidor de umidade do solo, ou cavar um buraco pequeno de uns 15 cm mais ou menos de profundidade para verificar os níveis de água.

Dessa forma é possível ver quando realmente o solo precisa ser regado e evitar que mais água seja desperdiçada, ou até mesmo prejudicar a planta com o risco de apodrecimento das raízes e aparecimento de doenças.

Existem várias formas de se economizar água, não somente na hora de regar o seu jardim, portanto seja consciente e fique atento a qualquer vazamento.

chuva no jardim