Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Angelonia

A angelônia é uma planta originária das Américas, mas especificamente no México, é uma planta herbácea de pequeno porte que atinge no máximo 60 cm de altura suas ramificações acontecem rente ao chão.

Ela é plantada comercialmente como flor de corte, graças à durabilidade e beleza das florações, mas graças à sua rusticidade consegue se adaptar bem aos jardins. Suas folhas têm tons verde-escuro, são finas, em forma de lança e acuminadas (terminam com uma ponta) e crescem em volta do caule geralmente de duas em duas.

As flores brotam em uma inflorescência do tipo espiga, eretas e com formato campanular (em forma de sino) que remete às orquídeas graças ao seu interior que lembra o labelo de uma orquidácea. A floração é delicada, perfumada e muito colorida, com pétalas nas cores branca, rosa, azul,salmão, roxa e mesclada.

Graças ao seu porte, a angelônia pode ser plantada em vasos, jardineiras e pequenos cachepôs. É uma planta que precisa de sol pleno, não tolerando áreas sombreadas e frio intenso, embora consiga suportar regiões temperadas, desde que em terrenos férteis (o substrato precisa conter matéria orgânica e ser bem fertilizado regularmente) e bem drenados, já que a angelônia aprecia umidade.

Angelonia Angustifolia 1

A compactação da angelônia é natural, não necessitando de pinçamento ou beliscamento para que isso ocorra. As flores nascem na primavera e no verão e atraem polinizadores naturais, como beija-flores e borboletas.

Durante os períodos de inverno a adubação deve ser reforçada, principalmente em locais com temperaturas mais baixas, para que a próxima floração seja intensa. Embora goste de umidade, não suporta solos encharcados, por isso atenção à rega. Recomenda-se o replantio anual em caso de perda de viço.

peixe

verbenas
As verbenas pertencentes à família Verbenaceae, com mais de 250 variações catalogadas. Elas são mais comumente encontradas na América do Norte, América do Sul e na Europa e tem um poder medicinal muito conhecido, inclusive a maioria do seu cultivo é para uso terapêutico.

É uma planta que já foi muito popular por ser considerada uma planta sagrada, principalmente na Grécia Antiga e no Egito Antigo. Na época, acreditava-se que essas flores “esterilizavam” as casa contra poderes malignos assim como anula magias das bruxas. Hoje, seu uso é decorativo e terapêutico apenas.

Apesar de a flor tradicional ser na cor roxa, é possível encontrar a verbena em outras variações como o vermelho, o branco e o rosa. Sendo todas da mesma categoria e portanto, cultivadas da mesma forma.

verbena-1

Como plantar verbenas
Como vamos aprender a cuidar das Verbenas, temos que começar a partir do zero, portanto, como plantar essa flor. Essa planta é nativa do nosso continente, portanto para cultivos aqui no nosso país, já teremos muitas vantagens quanto à temperatura e solo.

Você pode iniciar o seu jardim de verbena a partir de sementes ou de mudas já em crescimento. Elas podem também serem plantadas em vasinhos decorativos ou diretamente ao solo, desde que este apresente condições favoráveis ao seu florescimento, caso contrário sua planta pode até brotar os ramos, mas as flores não aparecerão.

Para plantar, você fará uma cova de no máximo entre 10 e 20 centímetros e colocará a sua semente ou muda. Se estiver utilizando sementes, feche a cova com a própria terra e regue. Como elas são bem resistentes ao sol, uma rega por dia é mais que o suficiente. Você precisa também deixar um espaçamento entre um pé e outro de pelo menos 20 centímetros para que elas se desenvolvam bem.

verbena branca

Solo
Quanto ao solo, ele deve ser bem fertilizado e de preferência rico em matéria orgânica. Como o indicado é uma rega por dia, deixe o solo bem úmido sempre, mas não a ponto de ficar encharcado, pois além de não ajudar no crescimento, o excesso de água irá favorecer o aparecimento de doenças para a planta. O ideal é que você o mantenha bem adubado para que suas flores cresçam mais rapidamente.

Elas são flores que brotam durante o ano todo então se você desejar rapidamente terá um tapete florido no seu jardim todo de verbena. Nesse caso, é sempre bom preparar todo o solo mesmo nas áreas que ainda não receberão a planta, principalmente se ele não apresentar as condições apropriadas para o cultivo, pois como elas florescem rapidamente você logo terá novas mudas para plantar.

Evite adubar com excesso o solo. Quando falamos em deixar bem fertilizado, é apenas a dosagem para desenvolver as folhas e as flores de forma igual. Quando você estiver adubando, procure sempre observar o crescimento das folhas e caso elas ultrapassem muito do tamanho das flores, você já terá adubado o suficiente e está na hora de parar por um tempo.

espalhando-folhas7