Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Maxillaria marginata

Do alto de longas e elegantes hastes surge uma flor solitária de uns 3 cm, cor de creme – ou alguma variação de branco, arrematando cada borda das pétalas, há uma linha vinho tão escura que parece negra. Esse acabamento fica maior e mais destacado na pétala central, o labelo, onde ganha uma textura de veludo. Sob o fundo verde escuro proporcionado pela folhagem, as duas cores, creme e vinho, se contrapõem num conjunto bicolor simples e delicado.

O segredo dessa orquídea passou centenas de anos escondido aqui no Brasil, nas áreas mais úmidas e sombreadas da Serra do Mar. Nos primeiros anos de 1900 a Maxillaria marginata era tão comum no Sudeste do país que bastava uma caminhada de uns dez minutos em torno de qualquer riachinho para dar de cara com uma delas. Touceiras carregadas dessas flores bordavam as árvores em torno dos rios Tietê e Pinheiros – hoje tão poluídos que até flores de plástico se desintegrariam em suas margens.

Conhecendo seu habitat natural, não estranha, portanto, seu gosto por lugares muito úmidos, especialmente aqueles em que a neblina surge nas primeiras horas do dia, enchendo a planta de gotinhas de água. Portanto, ao levar uma orquídea-chanel para casa, é preciso lembrar suas origens nobres e proporcionar um ambiente úmido e sombreado, onde a luz natural chegue, mas o sol, não.

Em vaso de barro, ela vai bem com esfagno e casca de pinus, mistura que ajuda a reter água sem encharcar as raízes. Se quiser um cultivo ainda mais próximo do natural, amarre-a a uma árvore colocando um pouco de esfagno na base e envolvendo a “trouxinha” com uma meia-calça de seda.

27

borradecafe

O cultivo de plantas é muito benéfico e importante para a grande maioria das pessoas. Sendo um elemento da natureza que está sempre presente no mundo todo, sua importância é algo inegável.

Porém, muitas vezes não é muito fácil mantê-las em um estado que possa desenvolver-se-se em toda a sua plenitude. Para isso muitos métodos foram desenvolvidos e descobertos ao longo do tempo pelo homem.

Entre várias formas diferentes de melhoria no cultivo das plantas, algumas acabam sendo bem naturais como, por exemplo, a borra de café. Para quem não acredita que isso pode auxiliar no desenvolvimento das plantas e flores não sabe o que está perdendo.

A borra de café é simplesmente um resíduo que fica bem no fundo de um tipo de vasilha, após a ebulição do café. Seu uso é empregado em diversas funções diferentes como, por exemplo:
* Tingimento
* Repelente de pragas
* Repelente de gatos
* Melhoria para plantas

Muitas pessoas acabam não tendo esse conhecimento, mas a borra de café também pode ser usada nas plantas principalmente por sua grande fonte de nitrogênio que acaba sendo um dos principais elementos que compõe o solo e é muito consumido pelos vegetais.

Grandes resultados foram descobertos depois da borra ser usada em plantas como gardênias, rosas, hortênsias e outras espécies também. Os nutrientes que ela possui acabam favorecendo a acidez no meio do solo.

Algumas dicas são bem importantes para sua utilização:
- Em primeiro lugar procure usar o que conseguir de pequenos grãos de café presentes na borra juntamente com qualquer outro fertilizante podendo ser triturado com casca de legumes, cascas de ovos, substrato ou qualquer outro adubo.
- Após o processo citado acima procurar deixar ocorrer a fermentação em média por 60 dias mexendo tudo até que vire uma farinha homogênea que poderá então ser usada como fertilizante.
- Antes de realizar o momento de regar a planta, principalmente em um tempo anterior ao período das chuvas, realizar uma suplementação do plantio usando o pó de café usado.
- Fazer com que a borra de café se torne um fertilizante líquido mais suave misturando meio quilo de pó de café com cinco litros de água dentro de um balde. Ali dentro é possível criar uma mistura consistente para ser aplicada nos jardins com as plantas.
- Polvilhar esse pó de café meio molhado na base das plantas. Esse procedimento pode ajudar muito a afastar pragas contras as plantações.
- Procure não usar uma quantidade excessiva de borra de café para que isso não acabe atrapalhando a circulação de oxigênio. Lembre-se que tudo demais faz mal.

Alguns dos outros benefícios que se tem em utilizar a borra de café para as plantas é a possibilidade de reciclar definitivamente todo o lixo e também auxiliar no crescimento e fortalecimento das mesmas.  Um exemplo disso é o tomate que tem um grande aumento na formação de seu fruto.
De uma forma geral é um suplemento de muito nitrogênio orgânico totalmente natural.

No jardim afasta formigas, lesmas e caracóis
Outra vantagem desse elemento é que não mata as plantas, mas atua como um grande repelente

Para quem mora em casa, é excelente, porque nada pior que lesmas e caramujos fazendo parte dos habitantes e disso eu sei bem como é. Credo!!!!! É só jogar a borra de café pelo jardim ou no caso de formigueiros, jogue o café coado inteiro dentro do viveiro, meio malvado esse né? Mas, ajuda.

Devido a sua acidez e a intolerância a cafeína de certas larvas, caracóis e lesmas, esses pequenos seres procuram sempre se afastar de locais que possuem tal elemento na terra. A principal característica que favorece a borra de café como um fertilizante eficaz é sua composição com teores razoáveis de nitrogênio (2,3%), potássio (1,26%) e fósforo (0,42%), além de grande quantidade de matéria orgânica que chega até 90,46%.

CASTELO