Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




aesculus_hippocastanum

O castanheiro da índia é uma árvore robusta, frondosa, que pode atingir os 40 m de altura.
de flores brancas, hermafroditas, zigomorfas (com pétalas simétricas), dispostas em grandes paniculas terminais, eretas, cônicas e de pedúnculos curtos.

flores de aesculus

Os frutos são cobertos de pêlos mais ou menos espinhosos, com uma só semente arredondada, ou com 2 ou 3 achatadas, e tais sementes são semelhantes às vulgares castanhas, daí serem conhecidas por “Castanhas-da-Índia”, ou, popularmente, em certas regiões, por “Castanhas-de-burro”.

É uma árvore cultivada como ornamental e floresce na primavera. A madeira do castanheiro é utilizada no fabrico de caixas, utensílios de cozinha, bengalas, etc.

Existem mais de 25 espécies na família das hipocastanáceas (Aesculus), a maioria na América do Norte, ocorrendo algumas no Sul da Europa, no Himalaia, na China e no Japão. Propagam-se facilmente, por isso existem também inúmeros híbridos espontâneos.

O Castanheiro-da-Índia prefere os solos ricos e úmidos. A madeira, macia e leve, deteriora-se facilmente. Assim, não é recomendada para estruturas exteriores, sendo utilizada no fabrico de mobiliário interior, instrumentos musicais, em tornearia, embutidos e na fabricação de caixas. É também excelente para utensílios de cozinha, visto não ter gosto nem cheiro.

Além do Aesculus hippocastanum, de flores brancas, existe o híbrido Aesculus x carnea, de flores cor-de-rosa.

jardim

cotoneaster-franchetti

O Cotoneáster é um arbusto de folhagem permanente que pode atingir os 3 metros de altura. É originário da China e hoje encontra-se em regiões da Europa Os seus ramos arqueados pendem como repuxos de uma fonte decorativa e enchem-se de minúsculas flores, as quais são um constante atrativo para as abelhas.

Em novembro estes ramos enchem-se de cachos de pequenas bagas vermelhsa de belo efeito decorativo, as quais permanecem no arbusto durante todo o mês de Dezembro, podendo tais ramos ser, até, usados para originais decorações natalinas.

Como os pássaros gostam muito destas bagas, acabam depois de espalhar as sementes por todo lado, juntamente com seus excrementos, ficando fácil assim encontrar mudinhas desse arbusto nsacendo em qualquer lugar, no jardim.

Arbustos que pode ser transplantados para locais que mais nos interessam ou envasá-los para oferecer aos amigos, já que é uma planta muito barata nos centros de jardinagens.

É um arbusto de crescimento muito rápido, suportam muito bem às podas severas.

Pode ser plantado isoladamente, como cercas vivas, de preferência mistas, para assim poder tirar partido do contraste da cor das flores e das folhagens, em épocas diferentes do ano.

florzinha

Feijoa-sellowiana (arbusto)

Feijoa sellowiana, também é conhecida vulgarmente por goiaba-serrana ou goiaba-ananás. É um arbusto vivaz ou árvore de pequenas dimensões, atingindo de 1 a 7 metros de altura, originário das terras altas do sul do Brasil, Uruguai e norte da Argentina.

O fruto amadurece no Outono e é de coloração verde, de forma elipsóide, com o aspecto de uma goiaba miniatura.
Tem um sabor agradável, muito aromático e doce. A polpa é sumarenta, dividindo-se numa parte mais gelatinosa, onde estão as sementes, e uma parte mais firme e levemente granulada junto á casca. O fruto cai da árvore quando maduro, mas pode ser colhido antes, de modo a não ficar danificado.

Feijoa-sellowianaFlor da Feijoa sellowiana

É uma planta de ambientes quente-temperados a subtropicais, desenvolvendo-se também nos trópicos, requerendo, contudo, alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar. Dá-se bem no nosso clima, resistindo à geada, apesar de ser um arbusto de folha persistente, mas a sua polinização é difícil.

Ainda que as suas flores sejam espetaculares não atrai muito as abelhas e outros insetos polinizadores, chegando muitos produtores especializados neste fruto a proceder à polinização forçada, passando o pólen de umas flores para outras com um pincel. Também se pode fazer compota com a sua polpa.

beija flor

Baeallara ou Cambraia

Gênero de orquídea híbrida resultante do cruzamento de Brassia, Cochlioda, Miltonia, Oncidium e Odontoglossum da subfamília Epidendroideae e família das Orchidaceae. É também conhecida pelo nome comercial Cambria.

A Beallara encontra-se disponível num vasto leque de cores e formas. É uma planta herbácea perene. Dá origem a uma enorme variedade de cultivares e espécies de diferentes cores.

Descrição: Possui folhas lanceoladas largas, atingindo até 60 cm. A vara floral ramificada pode ter até 1,5 m de altura. As suas flores são numerosas, 15 a 30 ou mesmo mais, perfumadas em algumas variedades, e duram entre 20 a 30 dias.

Os pseudobulbos são carnosos.

Cultivos
- Temperatura
Desenvolve-se bem em ambientes internos, preferindo temperaturas de 19 – 21ºC. Para a fazer florescer, é necessário manter uma diferença de temperatura de 5ºC entre o dia e a noite durante um mês.

- Luminosidade
As Beallara preferem locais iluminados, mas sem sol direto. Uma planta saudável apresenta as folhas de cor verde amarelada.

- Água
De preferência não calcária e sem cloro (usar filtro se a água disponível for muito calcária).

- Regas
Moderada. Deve-se deixar secar um pouco o substrato entre as regas. As raízes preferem um substrato com boa drenagem. Reduzir a rega quando os novos pseudobulbos estiverem maduros. Algumas variedades preferem que as raízes sequem rapidamente.

- Umidade
Aprecia ser pulverizada.

- Transvase
Normalmente no final do inverno ou na primavera, depois da floração. Toleram bem vasos pequenos. Utilizar de preferência um vaso não poroso (não usar vasos de barro cozido), para não acumular sais minerais.

Depois do transvase, espere algumas semanas até retomar o ritmo normal de rega. Entretanto pulverizar as folhas.
- Substrato
Grãos finos a médios, a base de casca de pinho, leca (esferas de argila expandida), carvão vegetal, poliestireno.

- Adubos
Adubar em cada duas regas, durante todo o ano. Adubo misto (rico em azoto) até que se desenvolvam os novos pseudobulbos e apareça a haste de floração. Então mudar para um adubo de floração (rico em fósforo e potássio).

flor39