Uva-do-Oregon – (Mahonia Aquifolium) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mahonia

Nome científico: Mahonia Aquifolium
Nome comum: Uva do Oregon
Família: berberidaceae

A Uva-do-Oregon é um arbusto originário da América do Norte, costa oeste da British Columbia e Califórnia. De forma, textura e colorido, indescritíveis, é um exemplar apaixonante e ousado, que atrai todas as atenções em qualquer época do ano. Produz flores, folhagem e frutos em um conjunto ímpar.

A Uva do Oregon é muito usada em jardins e explorada paisagisticamente por sua beleza e por seus frutos.  A espécie que chega a medir entre 1,50 m e 5 m de altura, deve ser cultivada em locais parcialmente sombreado, em solos ricos e com boa umidade, porém que promova boa drenagem. É uma planta de baixa manutenção em jardins.

Seus frutos azul-arroxeados preparam saborosas geléias e o suco de uvas de Oregon podem ser fermentados para o preparo de vinho, semelhantes ao barberry europeu. A casca interna dos caules e suas raízes produzem um corante amarelo e as bagas um corante roxo.

Sua folhagem é muito apreciada por floristas e emprestam sua beleza em arranjos florais, são extraordinariamente duradouras e demoram muito tempo para murcharem.

6335Flores da Uva-do-Oregon

A planta também é muito utilizada medicinalmente, suas raízes são comumente usadas como uma alternativa eficaz para o ameaçado “goldenseal” (hydrastis canadensis), ambas as plantas possuem o alcalóide berberina, conhecido como um antiflamatório e anti-bacteriano para o tratamento de infecções.

Estudos recentes indicam que mahonia aquifolium diminui a resistência bacteriana aos antibióticos e aos agentes anti-bacterianos.

A espécie prefere seu cultivo em posição parcialmente sombreada, solos ricos e com boa umidade, porém que promova boa drenagem.

Suas folhas quando jovens são avermelhadas, passando a bronzeadas, transformando-se em verde muito brilhante e finalmente em um profundo borgonha no Inverno.

Produz um belíssimo espetáculo em flores durante a Primavera / Verão, um extraordinário conjunto denso de pequenas flores amarelas, que atraem abelhas e pássaros e são levemente perfumadas. Um belíssimo contraste contra a folhagem vermelha, borgonha e verde brilhante.

Você encontrará sementes de Uva-do-Oregon no TH JARDINS SHOPPING.
http://www.thjardins.com.br/php/shopping_produtos_detalhe.php?produto=698&produto_nome=MAHONIA-AQUIFOLIUM-UVA-DO-OREGON

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post