Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://www.vivaterra.org.br/viuvinha_5.2.jpg

Nome Científico: Petrea subserrata
Nome Popular: Viuvinha, flor-de-são-miguel, touca-de-viúva, capela-de-viúva, petréia
Família: Verbenaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Arbusto de ramos flexíveis de altura até 5,0 metros de altura, nativa do Brasil. Muito florífera é excelente para recobrir pérgolas, pórticos e caramanchões. As folhas são coriáceas e de margens irregulares e caem no inverno. As flores que se formam em inflorescências grandes como cachos, são azuis-arroxeadas, pequenas e delicadas, de formato estrelado. A floração se dá no final do Inverno e início da Primavera. Ocorre também uma variedade de flores brancas.

Devem ser cultivadas em locais ensolarados com solo enriquecido com material orgânico e permeável.
É cultivada em canteiros, junto a muros e necessita de suportes como treliças e cercas.
Pode servir para cerca-viva se plantado junto a muros, com espaçamento de 1,0 m entre plantas.

O solo deve ser composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares.

Pode ser cultivada em todo o país, inclusive no Sudeste e Sul, pois tolera bem o frio e climas de regiões mais altas.
Multiplica-se por sementes e estacas de difícil enraizamento.

Como cultivar
Para o plantio, deve-se abrir um buraco maior que o torrão da muda. Colocar num balde adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gr, acrescentando farinha de ossos, cerca de 100 gr e 100 gr de adubo do tipo NPK formulação 10-10-10.
Misturar tudo muito bem.
O fundo do buraco deverá ser descompactado assim como as laterais, para permitir que as raízes da planta se desenvolvam.
Colocar parte da misturado substrato no fundo e acomodar o torrão.
Preencher as laterais com a mistura e apertar para firmar a planta.
Usar tutor, colocado junto do torrão antes da colocação do substrato, amarrando de leve o tronco para evitar estrangular a planta.

Após o plantio regar bem. Nos próximos 10 dias sempre regar e, depois espaçar para as regas normais do jardim.

Adubação
No inverno realize adubação de reposição, um ano após o plantio, para permitir uma bela floração.
Utilize a mesma mistura recomendada para o planto, colocando ao redor da muda. Regue sempre depois.

menininha vermelha


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    vera lucia 
    Wednesday, 19. October 2011

    minha sogra tem uma viúvinha, no quintal dela florindo…fiquei espantada com a beleza da árvore e queria saber de qualquer jeito o nome dela.. pesquizei até encontrar este blog,dizendo o nome e como cultivar á espécie em que eu estava á busca pela informação!agradeço por terem feito este blog;pois através dele descobri o nome de uma espécie que desconhecia, e até aprendi á cultivá-la…consegui 7 mudas da viúvinha… acho que esta espécie de planta não fica muito longe do Ipê roxo, pois tem quase os mesmos espetáculos de flores…e deixam qualquer um de boca aberta! na casa da minha sogra por exemplo:todos os vizinhos já tiraram foto na frente da árvore, que já tem bastante tempo de idade naquele local…imprecionante como uma árvore destas mesmo depois de tantos anos passados,ainda florir como floriu…simplesmente um espetáculo da natureza que Deus nos deu para apreciar…

  2. Uma coisa de que não gosto. As flores duram muito pouco tempo

  3. #3
    Maria do Carmo Coelho 
    Friday, 14. June 2013

    Me apaixonei por esta Planta tão Linda!!! Hoje comprei uma mudinha dela e irei plantá-la no meu Jardim em Maricá-RJ, Comprei a muda em Itaboraí-RJ (aliás ganhei de brinde)….No Dia que ela florecer, irei comemorar…Valeu.**

Comente sobre o post