Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




suzana-dos-olhos-negros

Nome científico: Thumbergia alata
Luminosidade: sol pleno ou meia-sombra em local bem iluminado
Clima: tropical e subtropical de baixa altitude
Substrato: não é exigente
Regas: a cada três dias
Reprodução: por sementes
Dica: a trepadeira adora o clima de regiões litorâneas onde cresce e floresce mais.

A trepadeira Suzana-dos-olhos-negros fica muito bonita quando cultivada em vasos suspensos. Alguns dos seus ramos – de até 3 m de comprimento – pendem e outros crescem se enrolando no suporte do vaso. Tal característica destaca a delicadeza de suas folhas verde-claras e de sua florada intensa, que ocorre durante a Primavera e o Verão.

As flores da espécie são amarelo-ouro com o miolo amarronzado justificando seu nome popular, muito ornamentais, porém há variedades de flores de coloração branca, rósea, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela.

É originária da África e se adapta mesmo em solo pobre e clima seco. Apesar de ser perene, pode ser utilizada como anual. É rústica e apresenta caule volúvel de crescimento rápido.
Suas folhas são pecioladas sagitadas, com alguns recortes pouco profundos. No paisagismo, é bastante utilizada para cobrir rapidamente cercas, treliças e pergolados, assim como esconder estruturas e objetos indesejados. Devido ao potencial invasivo é considerada planta daninha em determinadas situações.

Deve ser cultivada a pleno sol e não é muito exigente quanto ao solo, devendo ser fertilizada com fontes de fósforo e potássio para uma intensa floração. Tolera a salinidade e não tolera geadas. Não necessita tutoramento. Multiplica-se por sementes.

joaninhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post