Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Thunbergia_mysorensis

Nome Científico: Thunbergia mysorensis
Nome Popular: Sapatinho-de-judia
Família: Acanthaceae
Ciclo de Vida: Perene

Toda beleza do oriente nesta trepadeira originária da Índia, produz grande quantidade de inflorescências coloridas, longas e pendentes que se valorizam pelo contraste da abundante folhagem verde.

Suas flores, em grande quantidade, são amarelas e brácteas de coloração marrom avermelhado. É uma das trepadeiras que se adaptam melhor ao clima litorâneo podendo também ser cultivada em vasos grandes pois floresce com grande facilidade.

Sua folhagem é bastante ornamental também, destacando as flores, pelo verde escuro das folhas. Ela é muito apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões, de forma que as inflorescências pendentes ficam muito evidenciadas. Ocorre ainda uma variedade de flores totalmente amarelas. Atrai beija-flores.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tipicamente tropical, não tolera o frio. Multiplica-se por estaquia.

Não existe segredo para cultivar a Sapatinho-de-judia, o negócio é ter paciência, pois o seu crescimento é lento. Somente depois de desenvolver bem o seu sistema radicular “raízes”, ela começa a crescer com mais rapidez.
O preparo da terra na hora do plantio também é um fator importante para o bom desenvolvimento da plantas, muita matéria orgânica e um pouco de areia.
O solo ficando bem soltinho e úmido, mas não encharcado, ela irá crescer bem saudável.
Outro detalhe, sol, quanto mais sol, mais flores.

borboletas azuis

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. #1
    maria julia 
    Monday, 11. April 2011

    Amei tudo que vi e li, obrigada pela dicas, tenho uma treapadeira sapatinho de judia ja bem formada, estou aguardando as flores, quais os messes em que ela mais florece? é possivel plantar brinco de princesa em grandes vasos ?

    um grande abroço e parabens por este maravilho espaço de informação.
    julia

  2. Quando vi pela primeira vez essa flor fiquei encantada, moro em curitiba cidade fria.Comprei mudas e fiz de cipo que ganhei, em curitina fiz uma pergula perto do muro de 5 metros de comprimento por um metro e pouco de largura. ano passado deu poucas flores mais este ano esta todo florido. Eu ñ sabia que ela ñ gosta de frio. pela dica de como cuidar.. como vou fazer com esse frio..Obrigada

  3. #3
    Cadinho 
    Monday, 25. June 2012

    Parabéns, Sônia pela excelência de seu trabalho.

    Preciso de uma dica. Plantei um Manacá da Serra, no tamanho de 1 metro. Segui as recomendações: fiz um buraco de 40 cm porque o torrão era de 30×30cm. Forrei com humus, terra boa, adubo e plantei. No primeiro dia ele permaneceu vistoso com suas folhas e flores, no segundo suas folhas começaram a amarelar e cair. Isto é sinal que ele não pegou? Procurei esta informação em muitos lugares por telefone (floriculturas) e não me souberam responder.

    Ficarei muito grato com uma resposta e se possível de uma orientação sobre o que fazer, se preciso for.

    Tenho uma parreira de uva. Se souber de alguém que queira receber doações de mudas estarei podando ela agora, em Julho. Da mesma forma mantenho meu projeto de doação de mudas de pitanga, de uma pitangueria que tenho. Com dó de jogar pás e mais pás de frutas caídas no chão, passei a plantá-las em saquinhos desde o ano passado. Este ano doei para o Museu de História Natural da UFMG umas 300 mudinhas.

    Um abraço!
    Cadinho – BHMG
    (31) 99120053

  4. #4
    Aparecida Diniz 
    Saturday, 10. November 2012

    Oi eu tenho uma planta sapatinho de judia,eu ganhei de aniversário de
    minha filha,mais eu não sei cuidar,coloco esterco,e as cascas que eu bato
    no liquidificador e jogo no meu sapatinho de judia mais ele não está indo
    para a frente,tenho medo de perder esse presente tão valioso para mim.
    Muito obrigada pela orientação.
    Fica com Deus.
    Que Deus os abençõe com muita. LUZ DIVINA.

  5. #5
    henrique roçafa 
    Sunday, 9. June 2013

    Gostaria de saber se minha sapatinho de judia ainda pode viver, pois em poucos dias ela está secando completamente e não é velha tem aproximadamente 5 anos e estava linda.

    Atte
    Henrique

  6. #6
    elza mantovani 
    Saturday, 20. July 2013

    Tenho uma sapatinho de judia e está na primeira floração, porém conforme os botões aparecem, eles caem, porque?

  7. #7
    sheila Pinha 
    Saturday, 22. March 2014

    Gostaria de saber como fazer podas na trepadeira sapatinho de judiá..tenho medo de danifica-la. Pois esta espalhando … muito.

Comente sobre o post