Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Campsis_grandiflora_0905
A trombeta-chinesa é uma planta de origem asiática, mas que pode ser lindamente cultivada em outros lugares também. Por ser uma planta bonita e suas flores chamarem muito a atenção, é muito solicitada por decoradores e paisagistas, principalmente para crescimento vertical.

Vale a pena ter algumas trombetas-chinesas na mureta ou no portão da sua casa, para deixá-lo ainda mais charmoso.

Ela é uma planta trepadeira que está entre as espécies da família Bignoniaceae. Como as características de sua região de origem conta muito para o seu crescimento, a trombeta-chinesa prefere locais onde a temperatura possui características de clima continental, mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical.

Com esse tipo de clima ela pode ser cultivada a meia sombra ou o sol pleno. A partir dessas condições climáticas, o seu crescimento atingirá a sua totalidade de altura que é de 9 m no máximo e 6 metros no mínimo. Essa planta é muito vigorosa e por ser perene, ou seja, com florescimento durante todo o ano, é muito procurada para decoração.

Devido à estrutura do seu caule e de suas raízes, essa planta é favorecida para o seu crescimento vertical, o que dificilmente acontece com flores. As folhas são grandes e apresentam-se com nove folíolos glabros com as pontas serrilhadas.

CampsisGrandiflora
Suas flores também são grandes e apresentam-se apenas com uma coloração, sendo um laranja-avermelhado. A trombeta-chinesa também apresentam frutos classificados como cápsulas, mas sem grande importância para a planta.

A trombeta-chinesa é muito utilizada na cobertura de árvores secas, colunas de casas, grades, cercas, portões, arcos, ou qualquer outro detalhe do tipo. Por ser uma planta bem rústica, não exige cuidados muito especiais e caracteriza-se também por ser uma planta de fácil cultivo. O fato de ser uma planta rústica faz também com que ela seja muito resistente às doenças, mas ainda assim é bom termos cuidados sobre isso.

Como cultivar a trombeta-chinesa
A floração da trombeta-chinesa acontece geralmente no verão e no outono e seu cultivo deve ser sempre baseado nisso. Por exemplo, as podas devem ser feitas preferencialmente no final do inverno para ajudar os ramos na florescência.

O solo deve estar muito drenado, fertilizado e enriquecido de material orgânico e as regas devem ser constantes para a sua planta. Por ser uma planta rústica, a trombeta-chinesa consegue tolerar muito bem as geadas e o frio desde que este último seja moderado, mas as baixas temperaturas podem causar a perda de parte de suas folhas e essa perda consequentemente vai reduzir a sua floração. Sua multiplicação pode ser feita por através de estaquias e sementes.

Campsis_grandiflora_04
Como plantar
É necessário ter a noção direta sobre como plantar a trombeta-chinesa para que ela se desenvolva perfeitamente.

Essas plantas desenvolvem-se melhor em solos mais arenosos ou um pouco argilosos e levemente alcalinos. Confira o passo a passo mais abaixo.

Passo 1: Faça uma cova para o plantio da trombeta-chinesa no tamanho suficiente para caber completamente o torrão ou as sementes.
Passo 2: Coloque aproximadamente 500 gramas de adubo de ave do tipo bem composto para cada 100 gramas de farinha-de-ossos para partes de composto orgânico ou húmus de minhoca suficiente para adubar bem a cova. Misture esses três ingredientes muito bem antes de colocar na terra.
Passo 3: Coloque o torrão ou as sementes e preencha a cova bem com a mistura que foi mencionado acima.
Passo 4: Para direcionar bem a trombeta-chinesa para a cerca ou para o muro, o ideal é que seja usado tutores simples.

Agora que sua trombeta chinesa está devidamente plantada, basta apenas manter as regas regulares para que ela cresça bem. O ideal é que nos primeiros dias seja regada todos os dias e só suspenda se acaso chover. Não deixe a areia seca, mas também não encharque muito o local plantado.

Campsis-Grandiflora-4
Nota:
Na reprodução através das sementes, será necessário realizar um processo chamado estratificação, que é como se se a semente fosse enganada, para que ela germine mais rápido. No caso da trombeta-chinesa, o tempo ideal de estratificação é de apenas 2 meses. Para fazer a estratificação corretamente, é preciso colocar uma camada de sementes lado a lado cuidadosamente, entre duas camadas de areia de construção muito bem lavadas e secas ao sol. Essa mistura deve ser guardada em um pote totalmente fechado e livre de luminosidade e deixada na geladeira pelo tempo indicado acima.

Como o tempo de plantio ideal para as trombetas chinesas é no inverno, é indicado que seja bem programado esse processo para retirar exatamente no período certo. Depois dos dois meses, retire a mistura e replante em um substrato e casca de arroz carbonizada ou se não tiver, em areia mesmo, deixando as suas sementes totalmente cobertas. Cubra com plástico transparente para que a umidade da planta seja mantida.

Quando atingirem aproximadamente 10 cm de altura, elas devem ser transplantadas para potes ou sacos plásticos adubado com um substrato misto de húmus de minhoca ou então com composto orgânico e adubo de aves do tipo bem decomposto. Deixe longe do sol até atingir 30 cm de altura. A partir desse tamanho até atingir o sol, pode receber um pouco de luz.

ouvindo-a-chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post