Os cuidados com um Jasmim-estrela (Trachelospermum jasminoides) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Trachelospermum jasminoides-1

Durante a primavera e o verão, o jasmim-estrela produz inúmeros ramos de flores brancas cuja fragrância é simplesmente maravilhosa. Devido ao seu extraordinário perfume esta planta é conhecida com o nome de jasmim, no entanto, nem sequer pertence à família botânica do jasmim utilizado habitualmente na jardinagem.

Os cuidados que esta linda planta de caules lenhosos e torcidos precisa não diferem muito dos cuidados do jasmim, no entanto, convém saber que cada espécie é única pois é necessário adaptar qualquer processo às características individuais de cada planta.

Se quer decorar o seu jardim de forma elegante ao mesmo tempo em que desfruta de uma fragrância excepcional, veja, então, como cuidar de um jasmim-estrela.

jasmim-estrela

Solo e clima para o jasmim-estrela
O jasmim de verdade pertence à família das Oleáceas, por outro lado, o jasmim-estrela pertence à família das Apocináceas. É verdade que esta planta é originária da China e do Japão, mas atualmente encontra-se bem distribuída pela América e pela Europa, sendo uma planta trepadeira muito utilizada nos jardins com fins decorativos. Além disso, a fragrância de suas flores é um bem muito precioso na jardinagem.

O jasmim-estrela não é muito exigente com o tipo de terra, mas é importante que o solo conte com um bom sistema de drenagem, melhor ainda, se antes de plantar for feito uma mistura com matéria orgânica, deste modo, reduzirá o risco da água ficar encharcada.

Outra vantagem que este tipo de planta oferece é que pode ser situada em qualquer lugar, pois desenvolve-se bem estando em pleno sol mas também em lugares com semi sombra; a experiência de muitos usuários também afirma que em lugares de plena sombra também é possível que esta planta prospere, no entanto, talvez possa reduzir a qualidade e abundância da floração.

No inverno tolera temperaturas de até 10º C abaixo de zero, no entanto estas temperaturas não são as melhores para esta planta.

Irrigação do jasmim-estrela
Para poder cuidar de um jasmim-estrela temos que prestar atenção à irrigação. O crescimento do jasmim-estrela é intenso e rápido quando estabelecido, por isso, em épocas de crescimento deve ser regado uma vez por semana durante a primavera e de duas a três vezes por semana durante o verão.

No entanto, durante o inverno deve-se regar pouco e, quando já tiver crescido, a irrigação deve ser moderada.

Se por um lado não se recomenda que a terra fique seca, por outro deve ter muito cuidado para que a terra não fique encharcada, pois o jasmim-estrela não o tolera. Esta planta também pode ser plantada em um vaso, mas neste caso deve colocar mais atenção ainda na irrigação para não exagerar na dose.

Implantação de um tutor ou guia
O jasmim é uma planta trepadeira, por isso é utilizada habitualmente para cobrir muros, grades ou colunas, mas obviamente que ela não sobe sozinha. É necessário que se coloque um tutor no início da plantação (para não danificar a planta depois) ou prender de forma suave e progressiva na superfície que deve ficar coberta pelo jasmim.

Se não precisar que cubra nenhuma superfície, então não tem que colocar um tutor ou guia, pois o jasmim-estrela crescerá como um arbusto, formando um grande arbusto florido. No momento de realizar a plantação do jasmim, ele deve ser situado a uns 30-45 cm da superfície que ficará coberta pela planta.

jasmim estrela-p

O jasmim-estrela necessita de podas?
Esta planta não precisa ser podada, no entanto, caso queira controlar o seu crescimento ou se for plantado em um vaso e quer dar forma ao arbusto, então esta técnica é necessária.

Neste caso o jasmim deverá ser podado no fim do verão ou no começo do outono. Por outro lado, quando não é necessário podar, devem ser retirados os galhos secos no início da primavera, antes da floração que começará a se produzir no final da mesma estação.

Uso de fertilizantes
Outro aspecto a ter em conta para cuidar de um jasmim-estrela é o uso de fertilizantes. Esta planta precisa de um fertilizante líquido que deverá ser dissolvido na água da irrigação, atendendo sempre às indicações do fabricante do produto.

A administração de fertilizante deve ser realizada a partir da primavera e durante todo o verão, com uma frequência quinzenal.

O fertilizante do jasmim-estrela deveria conter os seguintes elementos:
-
Potássio; Fósforo; Nitrogênio; Ferro; Molibdênio; Magnésio; Manganês; Zinco; Cobre e Boro.

Os cuidados que o jasmim-estrela requer são relativamente simples, portanto, se tiver espaço exterior e gosta de plantas, esta é uma das suas melhores opções.

pingos-9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post