Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jade-vermelha

Na verdade o nome não é muito apropriado para esta trepadeira, tanto pela cor que não tem nada a ver com jade, como também pelo gênero botânico. Ela pertence ao gênero Mucuna diferentemente da trepadeira Jade que pertence ao gênero Strongylodon, apesar de terem várias características em comum como, por exemplo, o formato das folhas e das flores. Vale a pena lembrar que existe uma espécie Strongylodon siderospermum, Cordem., que produz pequenas flores vermelhas com formato parecido com as da trepadeira Jade tradicional e é nativa das Ilhas Reunião no oceano índico.

A seguir falaremos sobre a Mucuna de flores vermelhas que é conhecida mundialmente como Jade Vermelha ou Flama-da-Floresta.

Pertencente à imensa família das leguminosas o gênero Mucuna reúne aproximadamente uma centena de espécies entre arbustos e trepadeiras com ramos geralmente de consistência mole e de crescimento rápido. Ocorrem principalmente em regiões tropicais e subtropicais nos dois hemisférios.

As mucunas produzem flores vistosas geralmente em cachos pendentes.

Uma delas é a Mucuna bennettii F. Muell. denominada por muitos como trepadeira Jade Vermelha.

Esta trepadeira originária de Papua-Nova Guiné é de crescimento bastante vigoroso com folhas compostas de três folíolos ovais-alongados bem parecidas com a Trepadeira Jade. Suas flores são grandes e de coloração vermelho-escarlate brilhante e reunidas em enormes cachos pendentes de beleza sem igual.

Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em caramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente.

O cultivo desta espécie teve início em 1940 pelo Jardim Botânico de Cingapura através de sementes coletadas nas florestas de Papua-Nova Guiné e desde então, devido à impressionante beleza de suas flores, passou a ser uma das trepadeiras mais cobiçadas por colecionadores. Ainda neste gênero existe a Mucuna novo-guineensis Scheff. também de grande valor ornamental e com bastante semelhança à Mucuna bennettii causando até certa confusão entre os cultivadores, as principais diferenças são notadas nas flores que na espécie novo-guineensis são mais estreitas e bem mais longas que a bennettii, com coloração mais vermelha.

Para deixarmos bem definidas as diferenças entre estas 2 fantásticas espécies, nós usamos para a Mucuna novo-guineensis Scheff. o nome de Jade Vermelha de Cachos Compridos, cuja propagação é ainda mais difícil que a Mucuna bennettii e é ainda mais sensível às baixas temperaturas. Devido a estas dificuldades o seu cultivo tornou-se ainda mais raro no Brasil.

Devido ao fato de ser nativa de Papua-Nova Guiné, país de clima equatorial com temperaturas médias entre 21 a 32 graus centígrados e chuvas anuais superiores a 2.000 mm., o seu cultivo em regiões com temperaturas e umidade do ar mais baixas fica dificultoso, principalmente durante o inverno quando chega derrubar as folhas de forma acelerada. É bem menos resistente ao frio que a trepadeira Jade. Uma dica importante para os interessados em cultivar esta trepadeira é plantar a mesma nos meses mais quentes e estimular o seu crescimento com adubações a curtos intervalos para que a planta já esteja bem desenvolvida quando o inverno chegar.

Esta dica serve também para a Trepadeira Jade Strongylodon macrobothrys A .

Informações Gerais
Nome científico:
Mucuna bennettii, F. Muell. Mucuna novo-guineensis, Scheff.
Nome Popular: Jade Vermelha ou Trepadeira da Nova GuinéFamilia: Leguminosae-Papilionoideae
Origem:
Papua-Nova Guiné
Características:
Trepadeira bastante vigorosa de ramos moles e crescimento rápido. 
nflorescência:
Inflorescências pendulas, longas, com numerosas flores grandes de coloração vermelho-escarlate.
Plantio: Plantar em covas bem espaçosas enriquecidas com substrato e superfosfato simples.
Solo:
Evitar solos compactados preferindo os ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Luz:
Pleno sol ou meia-sombra.
Clima: Tropical e subtropical.
Regas: Manter o solo levemente umedecido com uma boa cobertura morta .
Podas: Somente podas das extremidades para controlar o crescimento.
Adubação: No início da primavera adubar levemente com NPK 10-10-10.

Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.

Importante: Logo após a muda ter sido plantada nós aconselhamos fazer um sombreamento parcial da planta. Uma boa maneira de se fazer este sombreamento é fincar algumas folhas de palmeiras verticalmente ao lado da muda, após as raízes se estabelecerem ao solo o sombreamento deve ser retirado pois a planta necessita de sol.

001eddez

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



15 Responses

  1. #1
    Veruska Passos 
    Monday, 7. March 2011

    Plantei uma Jade azul num vaso….ela chegou ainda pequena, mas tinha bastante folhas…e logo começou a ter cada vez mais ramos novos, depois de um tempo percebi que estava com muitas cochonilhas… as folhas estavam cheia de bichinhos brancos e nos ramos uns bichinhos marrons, fiz um preparado de fumo e pulverizei, e também um preparado de sabão de coco, plantei horlelã e manjericão na base porque li que era bom, os bichos sumiram…mas ela começou a murchar…as folhas secaram e cairam todas, agora quero saber se ela morreu….porque é muito preciosa para mim!!!!
    O que posso fazer para salva-la???? Agora so tem o galho dela….
    Me ajude por favor!!!!!!!

  2. #2
    Cristina Almeida 
    Saturday, 12. March 2011

    Tenho uma trepadeira Jade vermelha (laranja), linda, em um caramanchão. No entanto, ela só floriu no primeiro ano. Desde 2008, ela não floresce mais. Durante quase um ano, ela não teve cuidados adequados, pois minha casa estava alugada, mas há quase dois anos estou de volta e ela se recuperou, mas não deu flores. O que posso fazer? Qual adubo mais adequado? quantidade? época em que devo adubar?
    Desde já, obrigada.

  3. eu tenho a jade vemelha ela esta bombando.mais do que ano pasado.adoro a jade vermelha

  4. Sou de São Leopoldo-RS. Consegui uma mudinha da Jade Vermelha em São Paulo e plantei num vaso que tem capacidade para uns 80 Kgs de terra bem adubada com esterco de galinha, humus de minhoca e farinha de osso. Moro em um apartamento e tenho uma grande sacada. Fiz um pergóla na sacada e inicialmente achei que a mudinha não fosse vingar – me enganei. O crescimento da Jade Vermelha é realmente vigoroso e em apenas dois meses já subiu na pérgola e todos os dias tenho que ajeitar na pérgola os vários brotos que estão crescendo. Agora é só esperar as flores!
    Alguém já plantou a Jade Vermelha em vaso como estou fazendo? Se sim, qual foi o resultado?

    Grato,

  5. #5
    fred oliveira 
    Wednesday, 8. June 2011

    oi plantei duas mudas de jade azul,uma delas esta muito bonita esta com uns dois metros ,e a outra esta bem menorzinha,a menor esta secando as folhas estou com medo de perdela,a terra aqui é bem precaria é saibro e areia,coloquei um pouco de calcario,voce acha que isso pode ajudar no desenvovimento?tem algo mais a fazer ja que estão plantadas a uns quinze dias..obrigado

  6. #6
    cristiane dias 
    Friday, 16. December 2011

    moro na paraíba, e não sei onde encontrar a trepadeira jade azul, gostaria que me indicassem onde posso encontrar essa planta.

  7. Por favor, estou em São Paulo. Onde posso conseguir uma muda da Jade? Estou apaixonada por esta planta.
    Obrigada
    Nanci

  8. Boa Tarde

    Sou do Paraná gostaria de comprar uma muda amei esta trepadeira e se alguem tiver uma muda da trepadeira jade azul para vender eu pago o envio e mais o sedx meu email e elianerubin@hotmail.com desde ja fico grata pela vossa atenção

    Atenciosamente

    Eliane Rubin

    Corbélia Pr

  9. eu me chamo jade,tenho 10 anos,tenho uma jade vermelha,e uma azul,a azul esta bem mas a vermelha nao,esta murcha

  10. Sou da ilha da madeira (portugal), Acho a jade vermelha muito linda, e gostaria de ter uma, como posso fazer.

  11. #11
    Osvaldo Benvenuto 
    Thursday, 26. April 2012

    Prezada Sonya

    Na procura, para retirar dúvidas sobre a Jade, achei seu blog e gostei. Retirou minhas dúvidas sobre a planta.
    Mas, desculpe-me, voce pecou numa coisa somente. Não fala como se obter novas mudas. Acho que, por ser uma leguminosa, provavelmente, poderá ser feita muda de um de seus galhos.
    Se tiver alguma coisa a passar sobre, lhe agradeço.
    Tenho também a Jade Azul (Strongylodon macrobotrys).
    Um grande abraço.

  12. Olá !!! Tenho uma muda de Jade vermelha,ela chegou ainda pequena mais tinha bastante folhas,plantei em um vaso bem grande em um pergolado,ela cresceu rápido,mais depois de alguns dias começou aparecer bichinhos brancos e marrom que comeram a fazer buraquinhos nas folhas. Combati burrifando água de sabão,os bichinhos sumiram mas ela está perdendo as folhas e amarelando…
    Oque devo fazer? Pois estou desesperada não quero perde-la !!!

  13. boa noite sonya a tempo nao tenho lhe procurado, con tudo hoje estive num horto e o vendedor me falor que jade cresce mair rapido que o sapatinho de judia e o jasmim do poeta, ja que o mesmo esta dificil de crescer o que achas, disse ainda se tiver proximo ao sapatinho vai m ata-la o que achas?agradeço deesde ja deyse

  14. #14
    maria madalena bom 
    Wednesday, 12. September 2012

    tenho uma jadi ela esta na floracao esta caindo os botoes quau otipo de veneno eu bati coutrini com agua eu acho q pdi ser por favor me ajudi obrigada

  15. #15
    Roseiná Beltrão 
    Monday, 8. October 2012

    Bom dia,
    Gostaria de informações de como posso conseguir uma semente ou uma muda da Jade vermelha?
    Grata!

Comente sobre o post