Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ipomea

Nome Científico: Ipomoea horsfalliae
Nome Popular: Ipoméia-rubra, Trepadeira-cardeal
Família: Convolvulaceae
Origem: Índias Orientais
Ciclo de Vida: Perene

A ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado. Ela apresenta folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes. Os botões florais se assemelham a pequenos frutos. As flores são grandes, em forma de funil e de textura cerosa. Na forma típica são de cor vermelho-bordô, mas ocorrem variedades de flores brancas-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas, mais raras em cultivo. Elas têm estames longos com anteras de cor creme. As flores da ipoméia-rubra são muito atrativas para os beija-flores, abelhas e borboletas.

É uma trepadeira tropical vigorosa, própria para revestir grades, treliças, cercas ou pérgolas. Apesar de delicada no seu primeiro ano, após seu pleno estabelecimento, ela se torna bastante resistente. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que lhe seja oferecido suporte adequado. Apesar de apreciar o calor, esta trepadeira pode ser plantada em ambientes protegidos, como interiores e estufas, nos países de clima temperado a frio. A floração se estende da primavera ao outono.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolerante a podas drásticas. A ipoméia-rubra é uma planta bastante rústica e de baixa manutenção. As podas devem ser realizadas após o florescimento, para controlar o crescimento e estimular a próxima floração. Multiplica-se por estaquia ou alporquia dos ramos e por sementes.

florzinha branca

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Ma das Graças T. Vilarim 
    Sunday, 3. April 2011

    Gosto muito de visitá-los, pois só aqui encontro várias espécies de plantas que cultivo, nome popular e científico, como cultivar, etc…Gostaria de saber mais sobre uma planta chamada Canarinho. Obrigada.

  2. #2
    Wanda Nogueira de Rezende 
    Wednesday, 7. September 2011

    Boa tarde. Por gentileza poderia me dizer p/ plantar ipoméia – rubra, preciso das sementes ou são mudas?

    Muito obrigada
    Wanda

  3. #3
    joao ribeiro rabiço 
    Tuesday, 31. July 2012

    gosto muito de natureza e gostaria de saber como consigo sementes de vitória régia , mudas de orquideas sobralia , stanhopeas , entre outras plantas da natureza !

  4. #4
    silvana firmo 
    Sunday, 25. May 2014

    Porque a minha ipomeia rubra esta com sua maioria das folhas mesmo a que estão nascendo, amarelas.

Comente sobre o post