
Nome  científico: Bauhinia scandens, L.
 Nome Popular: Bauhinia Trepadeira
 Família: Leguminosae –  Caesalpinoideae
 Origem: Sudeste da Ásia
 Características: Trepadeira  vigorosa de ramos lenhosos e  crescimento rápido
 Inflorescência: Flores brancas  com aproximadamente 2,5 cm. de diâmetro com estames  vermelhos. As flores  são perfumadas e agrupa das em numerosos cachos  lembrando pequenas  orquídeas.
Plantio: Plantar em covas  bem espaçosas   (50cm de diâmetro por 50cm de
profundidade)  enriquecidas com 10  litros de terra vegetal mais 500 gramas de  superfosfato simples.
 Solo: Evitar solos compactados   preferindo os ricos em matéria  orgânica e bem drenados.
 Luz: Pleno sol
 Clima: Tropical e subtropical
 Regas: Até  a planta estabelecer as raízes na cova, manter o solo umedecido com  uma  boa cobertura morta.
 Podas: Podar periodicamente  para  controlar o crescimento, em locais espaçosos onde ela possa crescer  à  vontade, as podas não serão necessárias.
 Adubação: Após 3  meses do plantio adubar com NPK 10-10-10 em pequenas quantidades   trimestralmente. Depois que a planta estiver desenvolvido e cultivada   em solos ricos pode ser suspensa a adubação.
Bauhinia é um  gênero da família  das leguminosas-cesalpináceas  que reúne mais de 350  espécies distribuídas principalmente pelos continentes asiático,  africano e americano  em regiões de clima tropical e subtropical.
O  nome Bauhinia é uma homenagem aos irmãos franco-suiços  e botânicos  Caspar e Jean Johannes Bauhin que viveram no século XVI e não eram  gêmeos como se presumia.
Este gênero é constituído por árvores,  arbustos e trepadeiras com folhas simples com 3 a 8 nervuras, inteiras  ou bilobadas com dois folíolos. Suas espécies produzem flores das mais  variadas cores, brancas, amarelas, púrpuras e vermelhas, sempre  em  racemos simples e  terminais, raras vezes axilares, ou em panículas e  corimbos
As plantas deste  gênero são conhecidas popularmente como Unha-de-Vaca ou  Pata-de-Vaca   devido ao formato de suas folhas, isto no Brasil , pois na África são  chamadas de Pata-de-Camelo.  Produzem  flores muito vistosas e  ornamentais, sendo bastante usadas  em  paisagismo e arborização urbana o  que torna as espécies arbóreas mais populares.
Dentre as  espécies de Bauhinia existem  algumas trepadeiras de grande valor  ornamental e ainda são pouco conhecidas aqui  no Brasil, sendo  encontradas principalmente em jardins de colecionadores . Uma delas é a  Bauhina scandens L. ainda pouco  conhecida  no  paisagismo brasileiro  sendo que a sua divulgação comercial teve início na Fiaflora de 2006 em  São Paulo no stand de nossa empresa.
Esta espécie é originária do  sudeste da Ásia e se  adaptou muito bem às condições climáticas  brasileiras e  os  poucos  exemplares que são vistos floridos encantam  pela beleza e perfume das flores.
É planta bastante vigorosa com  pequenas folhas bilobadas e perenes em formato de pequenas borboletas.  Sua brotação é de coloração avermelhada.
Suas flores são brancas com  estames vermelhos com aproximadamente 2,5 cm. de diâmetro lembrando  pequenas orquídeas com um leve aroma de chocolate.
É uma planta  bastante versátil podendo ser mantida como arbusto através de podas  periódicas ou então como trepadeira  servindo para cobrir alambrados,  taludes, caramanchões, treliças e pergolados.
Sua floração é  abundante e  o auge  ocorre durante  a primavera, produzindo também  floradas esporádicas em outras épocas do ano, porém em menor quantidade.  Como a maioria das espécies deste gênero também é atrativa a  beija-flores.
Onde encontrar:
Limeira – Dierberger Plantas Ltda. – Tel (19)  3451-1221  /  (19)  3451-1221
Campinas – CEASA Campinas -  Mercado de  Flores – Box  R-14




 	  